Turmalina Paraíba
Pedras e Cristais

Turmalina Paraíba é linda e rara: conheça aqui

As pedras da família das turmalinas são muito populares no país. De diferentes cores, elas possuem um poder energético muito grande. Hoje você vai conhecer a pedra turmalina Paraíba e todos os benefícios mágicos que ela possui, tanto para o corpo, quanto para a alma. Acompanhe e adquira essa maravilhosa pedra de poder.

A turmalina Paraíba é considerada uma das pedras mais bonitas que existem. A sua cor é azul com um brilho intenso e inconfundível, totalmente exótica. Aliás, atualmente é considerada uma pedra rara e poderosa energeticamente.

História da turmalina Paraíba

A turmalina Paraíba foi descoberta pela primeira vez em 1980, em terras brasileiras. Como o nome da pedra indica, sua descoberta se deu mais precisamente na Paraíba, região do nordeste brasileiro, no distrito de São José da Batalha, no distrito de São José da Batalha, no município de Salgadinho.

Ela é uma pedra genuinamente brasileira, que infelizmente devido as inúmeras explorações, é considerada rara.

Pedra de rara beleza

Assim que a pedra foi descoberta houve uma desconfiança geral, pois a sua cor era de um azul raro e intenso que nunca tinha sido observado na natureza antes, principalmente na família das turmalinas.

Inclusive muitas pessoas e especialistas, pensavam que se tratava de uma falsificação.

Foi então que em meados de 1989, um exemplar dessa pedra foi levado para o melhor laboratório de análise de pedras do mundo. Localizado nos Estados Unidos, o Instituto de Gemologia da América, analisou e concluiu que essa pedra era verdadeira e não uma falsificação.

A turmalina Paraíba era uma pedra nova no catálogo das pedras brasileiras e que a sua cor nunca tinha sido vista antes.

Até hoje, mesmo que em menores quantidades, as pedras mais bonitas desse tipo saem de São José da Batalha.

Com o passar dos anos, novas minas foram encontradas ao redor do mundo. No Brasil, é possível encontrar essa pedra no Rio Grande do Norte.

Em Moçambique e na Nigéria, na África também existem algumas minas, onde é possível encontrar as pedras de turmalina Paraíba.

Por conta dessa escassez, praticamente extinta, esse tipo de pedra possui um valor de compra muito alto, o que a torna cada vez mais cara no mercado. Mas, mesmo com esse alto valor, ela é muito procurada e cobiçada pelos amantes de pedras.

Turmalina Paraíba

Turmalina Paraíba, uma das pedras mais caras e cobiçadas do mercado

O Brasil é um país rico em diversidades naturais, por conta disso, acaba produzindo alguns exemplares de pedras consideradas raras também, como a pedra esmeralda verde, topázio imperial, entre outras.

Um exemplar de pedra turmalina Paraíba não é para qualquer pessoa. Para se ter noção de sua raridade, as joalherias guardam essas pedras a sete chaves. Um exemplar com pequenos fragmentos dessa pedra, pode chegar a uns R$ 3 milhões de reais aproximadamente.

Grandes grifes mundiais como a Dior, H.Stern e Tiffany vendem peças com essas pedras a R$ 3,07 milhões de reais.

Os brasileiros nem sabem, mas o país produz uma das pedras mais caras do mundo. Cada quilate de turmalina Paraíba custa em média, 30 mil dólares. Mas, não para por aí, dependendo de suas características e particularidades, esse preço pode chegar a 100 mil dólares.

Propriedades e características das pedras de turmalina Paraíba

O cobre presente na pedra de turmalina Paraíba, componente inclusive bem raro encontrado em outros tipos de pedras, que a confere aquela cor azul bem característica. A beleza dessa pedra é única, por isso parece até que dentro dela, uma luz intensa é emitida.

Essa composição química encontrada nas pedras brasileiras, pode ser encontrada também nas pedras achadas na África.

Existem outros componentes químicos como o ferro e o manganês, presentes em sua composição também além do cobre.

Geralmente é na cor azul que essa pedra é encontrada na natureza, mas existem disponíveis também em todas as cores do arco-íris. Em outras cores ela se torna ainda mais rara.

Turmalina Paraíba

Conheça 3 pedras preciosas brasileiras

Topázio imperial

Se a pedra turmalina Paraíba é considerada rara, mesmo podendo ser encontrada em outros lugares do mundo, imagine a pedra topázio imperial, que pode ser encontrada apenas em um único lugar, mais precisamente em Ouro Preto, Minas Gerais.

A história dessa pedra é bem interessante, pois ela foi considerada a única que teve o poder de fascinar Dom Pedro I. Inclusive, esse nome não é por acaso, o imperial faz referência ao Império português.

Mas, existem outros relatos de historiadores que afirmam que essa pedra foi batizada e descoberta na Rússia, no período dos Czares por volta de 1547 a 1917.

Para uma pedra ser considerada um topázio imperial, ela deve possuir uma gema nas cores rosa, amarela, laranja, vermelho e lilás.

A cor lilás é a mais rara e cobiçada de todas as pedras.

Água marinha

Essa variação de pedra também é considerada rara, igual a turmalina Paraíba e está disponível em diferentes lugares no mundo todo. Porém, a maior concentração de minas desse tipo de pedra está no Brasil, mais precisamente em Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rondônia.

O ano de 1950, foi muito especial, pois foi encontrada uma das maiores pedra de água marinha do mundo. Ela pesava cerca de 110 quilos, 42 cm de diâmetro e 48,5 cm de comprimento. Por ser tão grande e linda assim, foi apelidada de Marta Rocha, Miss Brasil daquela época.

No Rio Grande do Norte em 1983, foi descoberto um exemplar maior que esse último. Ela pesava 149 quilos, 52,3 cm de diâmetro e 52,1 cm de comprimento.

As cores mais fáceis de serem achadas variam entre o azul esverdeado e o azul claro, passando por tons de azul escuro e azul mais intenso.

Esmeraldas

As melhores peças de esmeraldas são exportadas pelo Brasil, mesmo ela tendo sido descoberta há centenas de anos no Egito.

As cores das esmeraldas podem variar de um verde mais claro e pálido, até um verde com intensidade maior e cheio de brilho. Para o mercado, as mais valiosas são as pedras com cor mais pura.

Possuir uma turmalina Paraíba é sem dúvidas, sinônimo de muita sorte, pois graças a raridade em encontrar a torna uma peça muito especial.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário