Escala Mohs
Pedras e Cristais

Escala Mohs de dureza dos minerais: veja como funciona

Só é possível saber o grau de dureza e a capacidade ou não de riscar um mineral através da escala Mohs. Essa ordem da escala é feita de maneira ascendente que vai do zero, considerado mais macio, até o 10, considerado mais duro. A classificação em relação a dureza feita por essa escala é de maneira relativa e nunca proporcional.

O consumo de pedras e cristais, além de outros amuletos é muito grande em todo o mundo. Manter-se longe das energias negativas e nocivas é o principal objetivo da utilização desses acessórios.

Quando falamos em dureza da pedra ou de um cristal, logo pensamos no diamante, pois ele é considerado por essa escala, como sendo o mineral mais duro existente. Porém, não significa que ele seja dez vezes mais duro que uma pedra que esteja nessa escala no número zero. A medição e classificação dessa dureza é feita proporcionalmente e não de maneira relativa.

Você vai entender melhor sobre esse conceito de escala de dureza e o que é afinal a escala Mohs a seguir. Boa leitura!

Mas, afinal, o que é a escala Mohs?

Criada em 1812 pelo alemão mineralogista Friedrich Mohs, a escala chamada de Mohs é considerada a maneira mais antiga de medir e classificar a dureza das pedras e dos cristais. Basicamente, o teste criado por Friedrich envolvia a observação da superfície do mineral, que seria analisado quando exposto a alguma força contrária de outro material. Por exemplo, algum material pontiagudo.

Sendo assim, essa escala se tornou a mais usada e a mais importante para se determinar o nível de dureza de pedras, minerais e cristais. O teste dentro dessa escala consiste basicamente em uma pedra, cristal ou mineral sendo riscado por outros dez minerais diferentes.

O kit para essa aplicação de teste e a verificação do nível dentro da escala Mohs é composto pelos seguintes materiais:

  • talco;
  • gesso;
  • calcita;
  • fluorita;
  • apatita;
  • feldspato;
  • quartzo;
  • topázio;
  • coríndom;
  • diamante.

Em alguns kits o diamante não está incluso, pois o seu valor de custo é um pouco alto, comparado aos outros materiais.

Escala Mohs

Entenda o que significa esse conceito de dureza

A definição de dureza é basicamente como sendo a resistência que uma pedra se opõe à medida que existe o arranhão por outra pedra. Seria uma capacidade que essa pedra tem de resistir aos arranhões, cortes, abrasão e penetração de outra pedra sobre ela.

Podemos concluir então que esse termo referente a dureza de uma pedra é a propriedade que ela tem de resistir as deformações permanentes a que é submetida por uma força maior e oposta à sua.

Portanto, quanto maior dureza tiver uma pedra ou cristal, maiores serão as suas chances de manter preservada a estrutura em um período maior de tempo.

As medidas da dureza consideradas mais importantes dentro de uma escala Mohs são:

  • Dureza em relação à penetração: essa classificação é feita com uma amostra de pedra, sendo submetida a uma aplicação constante de qualquer objeto em formato pontiagudo. Essas escalas que mostram a dureza de penetração são classificadas como Vickers, Rockwell, Shore e Brinell;
  • Dureza de rebote: essa dureza mede o rebote que a ponta do martelo faz quando é lançado de uma certa altura.
  • Dureza ao risco: essa dureza faz a medição de uma amostra de pedra e cristal, quando submetida a uma deformação permanente de algum objeto pontiagudo também.

Apenas uma observação importante. Existem outras tantas escalas do tipo de mensuração de dureza individuais dentro de todas as classes de medição. Porém, a escala Mohs é considerada a melhor para fazer essa avaliação e é sem dúvidas a mais usada pelos especialistas.

Como é feita a medição de dureza dos minerais?

Entendemos como dureza, a capacidade que um mineral tem de suportar outro de menor na escala Mohs o riscando. Ou seja, um mineral com menor poder de dureza, em uma das extremidades vai ser submetido a ficar sobre a superfície mais dura de outro mineral.

A seguir você confere algumas situações em que as durezas desses minerais serão testadas.

  • O mineral que recebe o nome de B deve ser arranhado pelo mineral com o nome A. Se esse mineral A não arranhar absolutamente nada o mineral B, então conclui-se que esse mineral B é mais duro do que o mineral A;
  • No outro teste, determinamos que A é o mineral mais duro, se esse mineral não conseguir arranhar a superfície do mineral B, então B é mais duro do que A.

Escala Mohs

Como é feito o teste?

O teste é feito dessa maneira, até que esse mineral A consiga arranhar a superfície do mineral B. A escala da dureza estará sempre entre o mineral mais duro que conseguiu arranhar o mineral B e o mineral que não conseguiu o arranhar.

Para você entender melhor, vamos exemplificar de acordo com aquela lista localizada acima. Temos um mineral que não conseguiu arranhar a apatita, porém arranhou o feldspato, então sua escala de dureza está entre 5 e 6.

Agora se uma pedra não conseguiu arranhar a outra e vice-versa, então a dureza de ambas será igual.

Para fazer esse teste você precisará apenas das suas mãos e nenhum outro aparelho ou instrumento. Você simplesmente vai pressionar uma pequena amostra de algum mineral conhecido contra o que você quer investigar a dureza.

Grau de dureza do mineral

Quando essa dureza do mineral for menor do que 5 na escala, o arranhão produzido não precisará de grande força. O contrário acontece quando essa dureza for maior do que 6. Nesse caso, a força para se produzir um pequeno arranhão deverá ser bem forte, além da habilidade exigida.

Algumas pessoas também utilizam outros tipos de minerais para fazer esse teste de dureza. Porém os resultados obtidos não possuem muita precisão. As unhas por exemplo, possuem uma dureza equivalente entre 2 e 2,5. Já uma moeda de material de cobre possui uma dureza que chega a 3 e a faca comum de cozinha a 5,5 na escala Mohs. Ambos materiais podem ser usados para testar essa dureza uns dos outros.

Apesar da classificação do diamante ser considerada o mais duro na escala Mohs. Atualmente isso já não é mais verdade, pois alguns pesquisadores encontraram materiais mais duros. Substâncias como o nitreto de boro, a famosa lonsdaleíta e o grafeno são considerados bem mais duros em relação ao diamante.

Existem alguns minerais bem macios como o rubídio, césio, potássio e lítio, porém nenhum deles é mais macio que o talco na escala Mohs.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário