Deuses indígenas brasileiros
Espiritualidade

Conheça os principais deuses indígenas brasileiros

Pouco se fala dos deuses indígenas brasileiros, mas eles existem e são muito poderosos. Os índios sempre idolatraram esses seres através de rituais sagrados. Apesar de não estarem na Bíblia ou em outros livros sagrados, esses deuses sempre existiram, mas só agora estão ganhando devotos diversos.

O Brasil é um país com muitas religiões diferentes, cada uma delas possui a sua história e seus rituais. Algumas religiões de matriz africana inclusive, possuem rituais herdados dos povos indígenas.

Infelizmente, na época da colonização do Brasil pelos europeus, muitos índios acabaram mudando de religião obrigatoriamente. O catolicismo era totalmente predominante, inclusive é muito comum lermos alguns episódios de índios sendo catequizados.

Na época da chegada desses europeus colonizadores, os povos indígenas viviam na natureza, cercados de divindades. Todas elas inclusive possuem uma ligação muito grande com ela.

O legado mitológico deixado pelos povos indígenas como os guaranis, tupis, araras e ianomâmis existem até hoje. Isso acontece por causa da quantidade de índios que ainda estão vivos no território nacional.

Estima-se que aproximadamente 450 mil índios habitam o Brasil. É muito importante que as autoridades tenham políticas de preservação para esses povos. Afinal, são eles que contam a história da nação.

Como foi a catequização dos índios?

Os padres jesuítas chegaram ao Brasil em meados de 1549 e a principal missão de todos eles era a de disseminar a fé no Catolicismo.

Graças a maneira como foram educados e subordinados a um regime severo de privações, todos conseguiam viver em locais distantes como o Brasil com todas as suas adversidades.

Durante essas missões de evangelização, os jesuítas organizavam todos os índios em uma espécie de regime de trabalho com religião.

Deuses indígenas brasileiros

Eles simplesmente submeteram a população indígena aos valores praticados na Europa, minando de uma maneira severa toda a sua diversidade cultural.

Como em todo o descobrimento, o povo nativo brasileiro sofreu muito nas mãos dos europeus. Diversos indígenas inclusive foram vendidos como escravos pelos bandeirantes.

Tudo era controlado pela igreja, inclusive o conhecimento passado pelas primeiras instituições de ensino fundadas no Brasil colônia.

Foi uma exploração terrível que o povo indígena sofreu com a chegada dos jesuítas. Além de todo o apoio financeiro que eles recebiam da instituição Católica, a mão de obra indígena era usada sem nenhum problema.

Com essa mão de obra gratuita, a famosa Companhia de Jesus acumulou grandes riquezas no país. Engenhos, olarias, fazendas entre outros bens foram acumulados.

O fim da presença dos jesuítas no Brasil aconteceu graças aos inúmeros conflitos que eles tiveram com os bandeirantes para a definição das diretrizes coloniais.

É por conta desses conflitos todos, que os deuses indígenas brasileiros são tão desconhecidos.

Conheça a seguir 9 deuses indígenas brasileiros

Conhecer os deuses indígenas brasileiros é muito importante para a cultura dos brasileiros. Trata-se muito mais sobre o que a história do país nos diz do que simplesmente crenças religiosas.

A população indígena do país é muito grande. De acordo com pesquisas estima-se que cerca de quatrocentos e cinquenta mil índios vivem nos territórios brasileiros.

Assim, conclui-se que as tribos mais conhecidas e famosas são os guaranis, tupis, araras, ianomâmis entre outros. Todos esses povos deixaram um legado enorme.

Conheça a seguir, de maneira resumida, algumas histórias desses deuses tão poderosos.

Deuses indígenas brasileiros

1 – Deus Tupã

Esse é um dos deuses mais conhecidos no meio dos homens brancos, como os indígenas chamam. Assim era conhecido também como “Espírito do Trovão”, esse deus para os índios é o criador de absolutamente tudo o que existe no planeta. Desde o mundo animal, até o mundo vegetal.

Foram os conhecimentos desse Deus que os homens aprenderam a lidar com a agricultura, com a caça e com o artesanato. Aliás, os pajés adquiriram conhecimentos das plantas e rituais mágicos de cura graças a essa divindade.

Muitos filmes já utilizaram essa divindade para representar o Deus indígena.

2 – Deusa Ceuci

Essa deusa apesar de não ser muito conhecida por quem não é indígena, foi comparada a Virgem Maria na época da colonização. Essa comparação se deu, graças ao fato de seu filho ter nascido de uma árvore chamada cucura-purumã.

O poder dessa santa é proteger as moradias e lavouras indígenas.

3 – Deusa Jaci

Guardiã do período noturno, essa deusa tem ligação com a Lua. Diz a lenda que a sua função era de despertar o sentimento da saudade nos corações dos índios guerreiros.

Assim, os faziam voltar logo para a casa.

É a deusa que protege as índias grávidas. Filha do Deus Tupã, é esposa de Guaraci.

4 – Deus Guaraci

Esse é um dos filhos de Tupã e teve um importante papel na criação de todos os seres, pois ajudou o seu pai nesse processo. É irmão de Jaci e guardião do dia. Muito invocado pelas esposas que pedem proteção aos seus maridos.

5 – Deus Anhangá

Como em todas as mitologias religiosas, entre os deuses indígenas brasileiros também existem os negativos.

O Deus Anhangá era inimigo de Tupã e o seu domínio era as regiões mais infernais da Terra.

Contudo, era muito poderoso e conseguia se transformar em diferentes formas de animais selvagens. Mesmo sendo um protetor dos índios caçadores, sua imagem é associada ao mal.

6 – Deus Akuanduba

Esse é um Deus popular da tribo dos índios araras, localizada no Pará. Aliás, seu poder era de trazer mais ordem ao mundo através do toque da sua flauta.

7 – Deusa Yebá Beló

Essa deusa faz parte dos contos mitológicos da tribo dos índios dessanas. Do alto de sua morada toda cravejada de Quartzo, essa deusa foi a responsável pela criação do Universo.

8 – Deus Yorixiriamori

Esse é um dos deuses mais charmosos da criação. De acordo com a tribo ianomâmi, essa divindade deixava as mulheres enfeitiçadas com o seu canto.

Então, foi por causa da inveja dos homens que tinhas suas mulheres roubadas, Yorixiriamori foi morto.

Por conta disso, essa divindade fugiu do nosso planeta e todas as árvores cantantes desapareceram.

9 – Deus Sumé

Esse era a divindade responsável pela aplicação das regras e leis em todo o Universo. De acordo com a história, essa divindade deu o conhecimento necessário para o cozimento correto de alimentos como a mandioca. Por causa da indisciplina do povo indígena, esse Deus partiu e nunca mais voltou.

Enfim, agora que você conheceu algumas histórias sobre os deuses indígenas brasileiros, compartilhe com seus amigos e familiares. Propague a história dos primeiros habitantes do país.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário