Mandala
Espiritualidade

Mandala não é apenas ornamental, mas traz uma série de simbolismos especiais

A mandala pode ser usada como um instrumento para trazer diferentes benefícios ao corpo e a mente. Os desenhos que a compõem são exclusivos e raramente um é igual ao outro. Inclusive, com algumas instruções você mesmo cria os seus. Desenhar em forma de círculo é uma prática milenar e que você vai saber um pouco mais ao longo do texto.

No Oriente, a utilização das mandalas é muito mais comum e os primeiros registros de sua existência é bem antigo. Por volta do século VIII, mais precisamente no Tibete que foram achadas as primeiras evidências da utilização desses desenhos.

Outros países como a China, Índia e Japão também possuem evidências milenares da utilização das mandalas.

O que é uma mandala?

Mandala é uma expressão do sânscrito, cujo significado é círculo. Sua utilização é feita geralmente em rituais com temática religiosa, mas também pode ser usada nos processos meditativos, ativando a concentração do indivíduo.

Mesmo que o sânscrito seja considerado uma língua morta, ela ocupa um lugar na relação dos 23 idiomas falados na Índia. Sua importância é muito grande para religiões como o budismo e o hinduísmo.

Os desenhos das mandalas sempre se desenvolvem a partir do centro, isso significa que os desenhos geométricos são concêntricos. Os desenhos que aparecem em cada mandala são considerados yantras, ou seja, através deles que você alcança algum objetivo e não que ele seja o objetivo em si.

Logicamente, para cada cultura esse objetivo pode ser mudado. Na maioria dessas culturas, as mandalas servem como um ponto de concentração, para que seja mais fácil meditar.

Não existem regras de cores para a sua mandala e ela inclusive, pode ser feita de diferentes tipos de materiais. É possível confeccioná-la diretamente no papel ou em tela de pintura.

Monges budistas criam mandalas de maneira muito especial em alguns templos budistas ao redor do mundo. Os desenhos são feitos com areia colorida e a confecção leva dias para ficarem prontos.

Assim que o desenho é completo, ele é simplesmente destruído. Todo o material é descartado em água corrente, geralmente nos rios. Esses monges estudam anos para poder fazer as mandalas.

O significado de destruir essas mandalas é dizer que tudo na vida é passageiro.

Mandala

Aprenda a fazer a sua mandala agora mesmo!

Confeccionar a sua própria mandala é uma excelente forma de expressar as emoções que estão contidas no seu consciente. Além disso, também te ajuda a entender e organizar algumas questões descontroladas no campo emocional.

Reunimos algumas informações importantes para você confeccionar a sua mandala com sucesso.

2 etapas para começar a confeccionar

1ª etapa

Para começar a confecção, comece traçando dentro do círculo, algumas linhas que serão responsáveis pelas figuras. Essas linhas vão servir como o alicerce do seu desenho, simbolicamente é como se fosse a organização das suas emoções.

Essas emoções inclusive serão retratadas através das cores que você escolher. Assim que você ler os significados vai ficar mais fácil entender o porque de escolher determinadas formas geométricas. Elas inclusive te ajudam a pontuar seus desejos espirituais e materiais.

2ª etapa

Nessa etapa você deverá colorir a mandala, a intensidade das cores representará os seus sentimentos, aqueles que estão dentro de você.

Procure colorir cada forma geométrica com uma cor diferente. Essas formas geométricas te ajudar a organizar suas intenções e ideias. Depois que você faz a sua primeira, as outras mandalas se tornarão mais fáceis e as cores serão escolhidas sem dificuldades.

Significados das formas geométricas

Como dissemos, existem diferentes formas geométricas que podem ser usadas na confecção da sua mandala.

A seguir listamos algumas dessas formas com seus significados. Acompanhe e comece a pensar na sua arte.

Mandala

Significado do triângulo

O triângulo está ligado ao número 3, que significa simbolicamente a união que existe entre o céu e a Terra. De acordo com filosofias e escolas antigas, ele faz a conexão energética do homem com o plano espiritual. Principalmente com o que queremos ser nesse plano espiritual.

Esse tipo de forma deve ser usado, quando temos a intenção de expressar tudo aquilo que está no nosso interior.

Significado do círculo

O significado desse formato geométrico sagrado é o início de tudo o que existe no planeta em relação a vida. Ele expressa a nossa verdade e principalmente, nossos sentimentos mais íntegros.

Não existem irregularidades nesse elemento.

Quando você usa um símbolo com esse poder, você está exaltando o que há de mais completo e único dentro do seu ser.

Significado do hexágono

O número 6 faz a representação exata da forma do hexágono e a sua principal tradução é o equilíbrio espiritual e físico. Quando usamos esse símbolo, estamos expressando tanto a fé material, como a espiritual.

Significado do pentagrama

Por conter 5 pontas, esse número que o representa. A palavra-chave desta forma geométrica é a liberdade, o livre-arbítrio e inconscientemente quando a desenhamos estamos manifestando esses tipos de sentimentos.

Significado do quadrado

Diferente do triângulo, o quadrado está ligado ao número 4 e o principal sentimento que ele transmite é o desejo de tomar a posse de algo que é material. Ele expressa a nossa vontade de realizar projetos e planos de âmbito material.

Significado das principais cores

A escolha das cores da sua mandala é o ponto fundamental para que as emoções sejam expressas.

Veja abaixo alguns significados importantes das principais cores que existem.

Amarelo

O amarelo é a cor da inteligência, estimula a capacidade de criação e raciocínio. É uma cor que transmite calor e felicidade para quem olha.

Vermelho

Essa é a cor da ativação de energias. Está querendo afastar algum sentimento negativo e desanimador? Então, use o vermelho. Ela aguça as paixões e a sexualidade humana.

Mas cuidado, se utilizada em excesso, você poderá ficar sem sono e até irritado ao invés de sentir vitalidade.

Verde

Essa é a cor da calma e do equilíbrio. Portanto, a pessoa se sente bem, tanto no corpo físico como no espiritual. Outro ponto importante que essa cor nos traz é a conexão com a natureza.

Lilás

Essa é a cor da espiritualidade. Se essa for a sua intenção quando estiver confeccionando a sua mandala, então utilize-a! Ela purifica seu campo mental e ajuda a criar uma atmosfera mais restauradora, fortalecendo o seu equilíbrio interior.

Laranja

Sabe aqueles sentimentos que nos fazem mal, ou aquelas situações que não conseguimos corrigir de maneira nenhuma? Então, essa cor tem o poder de fazer exatamente isso, ela melhora as situações, ações e pensamentos que estão muito desgastados.

Experimente colocar uma mandala com essa cor no ambiente e veja os resultados que ela traz.

Azul

O azul também é uma cor que traz paz, além de ajudar a equilibrar as emoções. Ela pode inclusive ser utilizada com outras cores na sua mandala.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário