Meditação para dormir
Espiritualidade

Meditação para dormir: conheça algumas variações e seu poder

Ter um sono mais saudável e, principalmente, qualidade na hora do descanso, é o que muitas pessoas desejam. Descansar de maneira adequada é muito mais importante do que saber quantas horas você conseguiu dormir. Fazer meditação para dormir vai te ajudar a ter uma note de sono completamente tranquila, independente se você sofreu muitos estímulos estressantes. Conheça a maneira certa de fazer a sua meditação e aprenda a relaxar o corpo e a alma antes de dormir.

É comprovado que algumas técnicas de relaxamento e meditação são capazes de te ajudar a aquietar a mente e com isso melhorar o sono. Elas criam mudanças significativas em todo o sistema fisiológico durante as primeiras fases do sono. A pressão arterial abaixa e os hormônios do estresse param de ser produzidos.

Ninguém está falando que é fácil meditar, mas não custa nada tentar. Comece praticando 15 minutos, depois aumente para 20 e assim sucessivamente.

Existem diferentes estilos de meditação para dormir. Todas elas são altamente eficazes e nos ajudam no desligamento de diferentes estímulos. Não deixe de conhecer algumas que vamos te apresentar a seguir e experimente para ver qual delas você gosta mais.

Que benefícios você adquire ao fazer meditação para dormir?

O simples ato de meditar traz diversos benefícios para o nosso campo emocional. Conheça alguns deles:

  • Aumento e melhora da criatividade;
  • Sensação de tranquilidade;
  • Melhora significativa da qualidade do sono;
  • Reduz as crises de ansiedade e depressão;
  • Aumento da concentração, mesmo em ambientes barulhentos;
  • Facilidade em definir metas.

Além de todos esses benefícios importantes, a meditação para dormir quando feita diariamente, melhora algumas características importantes da nossa personalidade.

Confira algumas a seguir.

Meditação para dormir

Promove o autoconhecimento

A meditação te ajuda a manter a mente mais focada no tempo presente. Com isso, é possível ter muito mais clareza sobre seus próprios desejos e objetivos. Por isso, depois que a pessoa começa a praticar a meditação é mais fácil se autoconhecer.

Fica fácil tomar decisões que vão de encontro com os nossos desejos, aumentando assim a probabilidade de acerto.

Redução das neuroses

Na maioria das vezes, as neuroses surgem por causa dos diálogos internos que nós temos incessantemente, sem nos levar a lugar nenhum. A meditação nos ajuda a manter a mente focada no presente. Então, esses diálogos que geralmente sempre acontecem no futuro, deixam de existir.

Libertação de limitações impostas pela mente

Sabe aquelas crenças limitantes que servem apenas para atrapalhar as nossas vidas? Então, praticando meditação para dormir por pelo menos 15 minutos por dia, elas desaparecem.

E sabe porque elas desaparecem? Porque aumentamos a nossa capacidade de autoconhecimento.

Vamos deixando aos poucos de nos definirmos de acordo com os nossos erros.

Conheça 3 tipos de meditação para dormir

1. Aprenda a fazer a meditação com concentração total

Essa meditação para dormir trabalha a nossa concentração em algum objeto específico ou alguma ação involuntária do seu corpo. Prestar atenção na respiração, por exemplo.

Outra maneira de melhorar a concentração é repetir algum mantra específico que você mais gosta ou até cantar esse mantra em voz alta.

Para quem está iniciando agora, você pode utilizar um objeto para que ele seja o seu ponto de foco. Mandalas artesanais são excelentes para realizar essa prática e promover o relaxamento e a calma da mente.

Aprenda como fazer

  • Essa meditação para dormir pode ser feita tranquilamente na sua cama mesmo;
  • Encontre uma posição confortável para você fazer;
  • Você não pode sentir dor, lembre-se disso;
  • Respire profundamente diversas vezes;
  • Se você se distrair, basta voltar a sua atenção na respiração;
  • Se utilizar algum objeto, basta fixar seu olhar nele por alguns minutos.

Meditação para dormir

2. Meditação Mindfulness para dormir

Essa meditação para quem tem insônia é excelente. O significado dessa meditação é o desenvolvimento da atenção plena. Você vai precisar apenas escolher algum lugar mais simples e confortável para conseguir prestar atenção na sua respiração.

Faça esse teste, respire profundamente por 5 minutos, sem dúvidas você vai se sentir mais relaxado.

Essa meditação para dormir é excelente! Você vai precisar apenas de um lugar confortável, nesse caso a sua cama. Siga essas dicas a seguir!

Aprenda como fazer

  • Agora é hora de você relaxar, então deite-se na sua cama e relaxe;
  • Durante o tempo aproximado de 1 minuto, solte mentalmente todos os músculos do seu corpo;
  • Feche os olhos e foque a sua atenção na respiração;
  • Posicione uma das suas mãos no peito e a outra no seu abdômen;
  • Inspire contando até 5;
  • Expire contando até 5;
  • Com a sua mão que está apoiada no peito, sinta a sua respiração, no momento da inspiração e expiração do ar;
  • Faça isso de 5 a 10 minutos até que você consiga pegar no sono.
  • Depois que você aprendeu o mecanismo, basta tirar as mãos e sentir apenas a respiração entrando e saindo;
  • É preciso deixar bem claro que você vai dormir com certeza, depois dessa meditação.

3. Meditação feita com instruções

Nesse tipo de meditação, você é guiado por uma voz ou uma pessoa mesmo se quiser fazer de maneira presencial. Geralmente você escuta as coordenadas do instrutor ou de uma gravação.

Essa meditação começa com a orientação para que você comece relaxando partes distantes do corpo, como os dedos dos pés por exemplo. Depois o relaxamento vai subindo para as pernas e assim por diante.

A utilização desse tipo de meditação para dormir geralmente é feita para aliviar sintomas de estresse e ansiedade que impedem que um indivíduo tenha uma noite de sono tranquila.

Como preparar o ambiente para a sua meditação para dormir

Preparar o ambiente onde você vai realizar a sua meditação para dormir é excelente, pois facilita a obtenção dos resultados.

Comece preparando o ambiente se desfazendo das distrações. Portanto, celular, computador, tv e rádio devem estar distante desse ambiente.

Escolha roupas mais confortáveis para não correr o risco de não conseguir ficar muito tempo sentado ou deitado para realizar a meditação.

Use e abuse das almofadas, pois esses itens são interessantíssimos para a prática da meditação. As almofadas próprias para a meditação são chamadas de “Zafu”. Elas possuem um formato redondo, excelente para a prática antes de dormir.

Você ainda pode colocar uma playlist com músicas bem calmas para te ajudar nesse processo de pegar no sono. O mesmo acontece se você escolher um bom aromatizador.

Existem aromas que possuem componentes calmantes, experimente borrifar no ambiente que você vai fazer a sua meditação para dormir. Se surpreenda com os resultados.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário