Meditação matinal
Espiritualidade

Meditação matinal: comece o dia em alta frequência!

Você já pensou se existisse alguma prática diária que permitisse que a sua mente se mantivesse sempre serena? Pois essa prática existe e se chama meditação matinal. Com esse tipo de exercício diário é possível controlar o estresse causado na sua mente com a correria do dia a dia.

Você sabe como planejar um dia memorável? Será que é difícil ter apenas bons pensamentos e sentimentos? E como passar pelas situações mais difíceis ao longo do dia? É possível desenvolver mecanismos e hábitos totalmente saudáveis para fazer a sua mente se manter estável.

As práticas meditativas são ótimas e nos ajudam a manter a calma e a serenidade em situações completamente desagradáveis.

Por exemplo, imagine que você dormiu a noite toda e acordou bem para ir trabalhar. Porém, no momento em que você está ali escovando os dentes, se lembra daquele chefe mal-humorado que polui o ambiente.

Certamente seu ânimo e humor foram embora com a água no ralo da pia.

A meditação matinal pode te ajudar a não manter o foco nessas sensações desagradáveis que outras pessoas podem provocar. As práticas de concentração ajudam você a manter o foco naquilo que é positivo na sua vida.

Começar o dia mais centrado, agradecendo por tudo o que você tem, fazendo orações e vibrações positivas, desperta a produção de hormônios do bem-estar. Em consequência disso, a imunidade aumenta e o surgimento de doenças é quase inexistente.

Meditação matinal

Faz bem praticar a meditação matinal?

A meditação matinal é uma das melhores formas de começarmos o dia. Assim, você consegue com mais facilidade fazer o seu planejamento diário.

Quando começamos o dia com uma energia muito densa e negativa como, por exemplo, acordar atrasado ou brigando com alguém, parece que tudo fica travado.

Portanto, uma das dicas legais para você começar o seu dia um pouco mais calmo é observar onde você está errando.

É muito comum algumas pessoas manifestarem seu humor de acordo com as mudanças climáticas.

Por exemplo, observe você mesmo quando o dia está ensolarado. Seu humor provavelmente será mais animado. O mesmo acontece quando o clima está nublado: seu humor provavelmente estará um pouco mais triste e introspectivo.

A prática da meditação matinal vai te ajudar a começar o dia com muito mais ânimo e energia. Consequentemente, você sentirá muito mais harmonia no decorrer do dia.

Tente observar como você se comporta quando o seu dia começa com uma meditação ou oração. Provavelmente, essas práticas constantes vão fazer total diferença na sua vida.

Esqueça as regras. Essa prática meditativa é recomendada por qualquer tipo de pessoa. E com um detalhe: só traz benefícios para o corpo, alma e mente.

3 principais benefícios da meditação matinal

1. Melhoria nos relacionamentos

Ninguém aguenta ficar perto de uma pessoa mal-humorada. Assim, quem começa a praticar a meditação matinal normalmente consegue se relacionar melhor com as pessoas.

Então, é muito comum que você note que aquela pessoa mal-humorada que você conheceu, de repente, está mais agradável. Ou, então, que essa pessoa mal-humorada seja você mesmo e agora o seu relacionamento interpessoal vem melhorando consideravelmente.

E você precisa concordar: ninguém consegue viver dessa maneira. É horrível você chegar nos lugares e a primeira coisa que salta na sua mente é o sentimento de mau humor. Lembre-se: o que nos incomoda nos outros é aquilo que precisamos resolver dentro da gente.

Uma dica bem legal para você aprender se quer mesmo melhorar a sua relação com o outro é tentar se centralizar com a sua alma.

Visualize uma bolha envolvendo as pessoas que você tem menos afinidade e um certo conflito. Tente visualizar essa bolha ao seu redor também, colocando alguma cor nela. A cor azul traz sentimentos de paz interior e harmonia.

2. Alívio imediato do estresse

Muitas vezes, por conta da ansiedade, imaginamos algumas situações e diálogos que nem existiram ainda. Essa expectativa é muito ruim para a sua mente, pois ela fica esperando por algo que nem aconteceu e nem sabe se vai acontecer.

Acordar e sair da cama desse jeito logo pela manhã não é nem um pouco benéfico para a sua saúde. Obviamente, as situações de conflito com alguém que você não gosta muito têm maiores chances de acontecer nessa situação.

Reservar uns minutos antes de se levantar para praticar a sua meditação matinal é excelente para a sua mente. Tente se concentrar no seu interior, preste atenção na sua respiração, veja como ela vai se acalmando e sinta os benefícios.

Depois de 10 minutos em estados de relaxamento, a probabilidade de você sair mais calmo para a rua é muito grande.

3. Encontro com o seu Eu Superior

Muito se fala sobre esse Eu Superior, mas o que ele faz de fato e, o principal, quem ele é?

Ter uma conexão com o seu Eu Superior independe de religiões, filosofias ou crenças. Ele é basicamente a essência da sua alma. É aquela pequena voz que você escuta quando está confuso e precisa de uma orientação para tomar decisão.

A meditação proporciona um encontro com as suas verdadeiras vontades. É possível se redescobrir e, a partir disso, se reinventar.

Meditação matinal

Aprenda como fazer a meditação matinal

Como o próprio nome sugere, ela é uma prática cujo melhor horário para ser feita é assim que você acorda.

Para que essa prática fique mais suave e não te dê tanta tensão por causa do horário de ir trabalhar, por exemplo, experimente acordar uma hora antes do que você costuma programar no seu despertador.

Listamos algumas dicas para você começar a fazer a sua meditação assim que acordar. Confira a seguir:

  • Antes de você colocar os pés para fora da sua cama, dê aquela espreguiçada. Alongue-se bastante, fazendo movimentos suaves com a cabeça e os braços;
  • Massageie as suas pernas e seus braços com movimentos bem suaves. Dedique mais tempo às partes que são mais doloridas. Não tenha pressa! Esses movimentos vão ajudar na circulação de energia;
  • Agora chegou a hora de você fazer uma ativação no seu cérebro. Sente-se confortavelmente na sua cama e dê batidinhas bem suaves na sua cabeça. Procure percorrer todas as áreas. Você pode repetir esses movimentos ao longo do dia se quiser;
  • Com os olhos fechados, preste atenção na sua respiração. Tente fazer inspirações contando até 4 segundos e expirações também até 4 segundos;
  • Para finalizar e liberar você para levantar, abra as janelas e deixe o frescor da manhã entrar no seu quarto e na sua vida.

Não deixe de experimentar! Faça a meditação matinal e veja como a sua vida vai ficar cada vez melhor.


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