Como meditar
Espiritualidade

Como meditar: dicas para ter mais energia e equilíbrio

A meditação se tornou hoje em dia uma das práticas mais importantes para manter a mente e o corpo mais saudáveis. Existem diferentes tipos e você pode aprender como meditar na sua casa mesmo, sem a necessidade de um templo específico. Aliás, esse é o maior questionamento que as pessoas fazem em relação a esse tipo de prática.

A vida agitada e o excesso de trabalho, somados ao estresse do dia a dia, são extremamente prejudiciais para a nossa saúde. Esse esgotamento mental e físico pode ser combatido ou pelo menos aliviado quando praticamos esses exercícios meditativos.

O que é meditação?

Hoje em dia ouve-se muito sobre a necessidade de se aquietar a mente em meio ao caos que muitas metrópoles estão inseridas. Mas, você sabe o que é a prática da meditação?

Então, antes de você aprender como meditar, saiba o que ela significa!

A palavra meditação tem origem do latim meditare e seu significado basicamente é a ação de voltar-se para dentro de si. Ou seja, não é uma ação tão complicada assim.

Essa técnica é muito importante para que aprendamos como conduzir a mente para um estado inabalável de calma e tranquilidade.

No começo pode parecer difícil começar a meditar, mas quando você encontra algum método ou passo a passo, o sucesso da prática é garantido.

Esses métodos te ajudam na concentração da mente, na postura que você deve adotar e para onde o seu foco deve estar voltado no momento da prática.

Apesar de existirem grupos e a prática se tornar mais facilitada com pessoas compartilhando as mesmas experiências, você pode também praticar sozinho. Você poderá praticar na sua casa, trabalho ou em qualquer lugar que achar legal.

A quantidade de minutos também é um dos fatores importantes para a sua prática. Não comece querendo abraçar o mundo. Uma quantidade de apenas 10 minutos diários é o suficiente para que você sinta os benefícios.

Para que serve a prática da meditação?

Não é de hoje que a prática da meditação vem sendo estudada por diversos segmentos científicos no mundo todo. Os benefícios observados na vida de uma pessoa que medita são inúmeros.

Os principais deles estão relacionados com as saúdes mental e psicológica. Hoje em dia é muito comum alguns consultórios de psicologia adotarem esse tipo de prática com os pacientes.

Os tipos de meditação são os mais variados e você pode escolher o que mais combina com as suas necessidades. Não existe uma regra específica para essa escolha.

Como meditar

Quais são os benefícios que você vai começar a sentir?

Quando você aprende como meditar e começa a praticar, os benefícios sentidos no corpo são os mais diversos. Listamos apenas alguns exemplos abaixo para você conhecer e se animar a praticar.

Confira:

  • Grande auxílio no tratamento dos distúrbios mentais como a depressão, por exemplo;
  • Controle mais efetivo da ansiedade e da depressão;
  • Diminuição dos episódios de insônia;
  • Melhora na concentração e facilidade de encontrar um foco na vida;
  • Diminuição dos níveis de pressão arterial e cortisol;
  • Controle de distúrbios alimentares.

Posso meditar sozinho?

Sim! E, o melhor, você pode praticar aonde e quando quiser e se sentir bem.

Meditar sozinho vai exigir de você uma disciplina maior. Como dissemos, quando adotamos um método e seguimos alguns passos de quem entende, a prática tende a ter maior sucesso.

Para te ajudar como meditar, reunimos algumas informações bem legais a seguir. Separe um tempo para a leitura e comece hoje mesmo!

Como meditar

Aprenda com esses 4 passos como meditar

1. Encontre um bom lugar para a prática

Vai meditar na sua casa? Então chegou a hora de achar um local que será dedicado exclusivamente para essa prática.

E não precisa ser um local enorme, com uma sala só para você. Basta ter um espaço onde você possa sentar relaxadamente. Um sofá, umas almofadas no chão, qualquer espaço pode ser utilizado para essa prática.

Lembre-se que quanto mais calmo for o ambiente, melhor será para você, pois, assim, a concentração aumenta.

2. Reserve um tempo para a sua prática diária

Quanto mais nos dedicamos à determinada prática, mais experientes ficamos, não é mesmo? Com a meditação é a mesma coisa.

Seja constante e medite diariamente. Entre 15 a 20 minutos, por exemplo, é um tempo excelente para praticarmos a concentração.

3. Comece observando a sua postura

O começo de toda prática é acertarmos a nossa postura antes do exercício diário. Então, procure achar uma posição mais confortável. Evite fazer contorcionismos, pois você poderá se machucar.

Tente manter pelo menos a coluna o mais ereta possível, sempre dentro do limite das suas capacidades físicas. Se não conseguir ficar sentado, pode deitar-se.

Suas mãos podem ficar em cima do seu dorso ou no joelho, como achar melhor. O importante é você sentir os músculos mais relaxados.

Feche os olhos se quiser e vá entrando em um clima de paz e conforto. Mas tente não dormir, para que você preste atenção nos pensamentos que surgem na sua mente.

Vá soltando todos os músculos aos poucos.

4. Observe a sua respiração

Certamente, a respiração é a chave para a entrada do estado meditativo. Dê uma atenção especial à sua respiração. Inspire profundamente e vá soltando o ar lentamente.

Uma dica bem legal para você que está aprendendo como meditar é colocar as mãos sobre o tórax e barriga. Quando você inspira é a sua barriga que deve encher; quando você expira, ela deve esvaziar.

Essa expiração deve ser lenta, sem muita pressa. Experimente contar até 4 segundos para inspirar e mais 4 segundos para expirar. Esse processo mais lento é excelente para manter a mente mais calma e tranquila.

Você não deve forçar a sua respiração para que se torne um robozinho. Esqueça essas respirações automáticas. O ideal é sentir seu corpo e fazer tudo com a maior calma possível.

Considerações finais

Agora que você aprendeu como meditar de maneira mais assertiva, não deixe de praticar. Siga todas as informações que listamos para você e sinta todas as vibrações e benefícios positivos que essa prática vai trazer para a sua vida. O melhor momento para começar é sempre agora!


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário