Como desenvolver a espiritualidade?
Espiritualidade

Como desenvolver a espiritualidade?

Muitas pessoas hoje em dia utilizam o termo espiritualidade, mas poucas sabem de fato qual o significado dessa palavra e, principalmente, como ela se relaciona com a vida. Inclusive, quando uma pessoa diz que é espiritualizada, é como se fosse uma bandeira para dizer que não é materialista. Hoje, você vai aprender como desenvolver a espiritualidade e, principalmente, utilizá-la ao seu favor.

Essa falta de intimidade com os assuntos do próprio espírito, faz com que dezenas de pessoas busquem a verdade ideal sobre o tema. A maioria dos indivíduos pensa que o espírito está sempre relacionado com algo sobrenatural, fora do ser humano e que sempre quer manter algum contato.

Veja também – O que é espiritualidade?

Todos os seres vivos possuem um corpo físico dotado de uma mente, mais voltada para o racional, mas, além disso, também possuímos um espírito. É como se fosse uma versão bem melhor de nós mesmos e com uma consciência superior invejável, um pedaço de Deus dentro de nós.

Essa energia divina sempre esteve presente na vida dos humanos, mas apenas alguns se questionam sobre o que está dentro. Desde o mais ateu dos seres, até o mais espiritualizado, possui essa centelha divina.

Alguns despertam para essa energia e buscam os melhores caminhos de como desenvolver a espiritualidade. Essa busca muitas vezes pode levar a vida toda, mas descobertas valem muito a pena para quem quer encontrar.

Como podemos definir a espiritualidade?

É impossível exprimir em apenas poucas linhas um conceito tão amplo como a espiritualidade. Isso acontece, porque ele possui diferentes interpretações e expectativas. De maneira geral podemos entender a espiritualidade como algo muito maior do que a compreensão humana pode interpretar.

Algumas pessoas que buscam como desenvolver a espiritualidade relatam uma vivência mais sagrada e totalmente transcendental. Outros apenas possuem um sentimento de ligação com algo divino, com nomes diversos como Deus, forças da natureza, Eu interno, etc.

Seja qual forma for, a definição desse conceito, pode atuar ativamente na vida do indivíduo, adaptando-se a todas as suas experiências.

Podemos de uma maneira geral, definir espiritualidade de acordo com alguns conceitos interessantes contidos no dicionário.

  • Todas as qualidades referentes ao mundo espiritual;
  • Principal característica de quem possui alguma atividade mais intensa no âmbito religioso ou místico;
  • Tudo que seja relacionado a vida espiritual do ser;
  • Transcendência, elevação e sublimidade.

Religião e espiritualidade possuem alguma ligação?

Quando queremos aprender como desenvolver a espiritualidade, logo pensamos em qual religião devemos frequentar. Esse é um erro muito comum entre as pessoas, pois apesar desses conceitos estarem ligados, um não tem nada a ver com o outro.

Uma pessoa que tem espiritualidade não precisa ser necessariamente uma pessoa praticante de alguma religião. Decerto, existem as pessoas que se sentem bem ligando a sua espiritualidade a alguma prática religiosa, a algum templo, sinagoga, mesquita, ou seja, lá que local for. Enquanto outras, ligam a sua espiritualidade apenas ao seu relacionamento saudável com Deus, sem precisar utilizar os dogmas religiosos.

Apesar de encontrarmos diferentes elementos religiosos incorporados dentro do conceito de espiritualidade, este último sem dúvidas é muito mais amplo. É preciso entender que não são conceitos iguais de maneira nenhuma, mas também não são totalmente distintos.

Para entendermos que um conceito é diferente do outro, basta prestar atenção nas perguntas feitas em relação a um e ao outro.

É comum na espiritualidade questionarmos o significado da vida, como fazer para descobrir os verdadeiros valores intrínsecos, como encontrar a verdadeira conexão espiritual, entre outros.

Já para a religiosidade, os questionamentos são mais direcionados a existência de Deus, se ele realmente existe, como fazer para entrar em contato com ele e como ele pode nos guiar pelo melhor caminho.

Mesmo com perguntas diferentes, em algum ponto esses dois conceitos acabam se unindo de uma certa maneira. Esse ponto de interseção está relacionado a busca pelo conforto espiritual, a reflexão, a ética em relação à conduta de vida e o respeito ao sagrado.

Como desenvolver a espiritualidade?

Dicas de como desenvolver a espiritualidade

É comum, porém não muito saudável em algum momento da vida, nos sentirmos sozinhos. E essa sensação pode surgir em qualquer lugar e até mesmo no meio de muitas pessoas. O que fazer com esse sentimento de solidão? Por que será que isso acontece nas nossas vidas?

É importante deixar claro que o processo de aprendizagem de como desenvolver a espiritualidade não tem ligação alguma com qualquer tipo de religião. Isso porque as pessoas podem se desenvolver totalmente sozinhas.

É preciso entender que aprender e desenvolver um caminho espiritual confortável é feito de maneira totalmente prática, ou seja, ele não é aprendido apenas em livros, mas sim em caminhos práticos da vida.

Conheça a seguir algumas dicas práticas para que você desenvolva um caminho espiritual harmônico e que te traga primeiro muito paz.

1 – Reserve um tempo para as práticas espirituais

Não tem como você desenvolver a espiritualidade e não dedicar sequer algum tempo para isso, correto? Portanto, para você ouvir aquela vozinha silenciosa, se prepare! Será preciso ter um tempo na sua rotina agitada e cheia de compromissos para silenciar e escutar os eu mundo interno.

E não estamos falando de horas ininterruptas, estamos falando de apenas 5 minutinhos, por exemplo. Pode ser apenas um momento de oração antes de você dormir.

A dica é para que você busque livros com essa temática, frequente e faça amizade com grupos que estejam engajados com práticas de desenvolvimentos espirituais. Mas atenção, é preciso se identificar, nada pode ser forçado.

2 – Passe algumas horas do seu dia em silêncio

Ouvir aquela vozinha interior nem sempre é uma tarefa fácil, pois ela exige da gente um silêncio e a maioria das pessoas não possui esse hábito de silenciar a mente.

Lembre-se, o espírito não trabalha nesse campo de matéria densa, ele é mais sutil, que fala através das nossas intuições, não é uma fala racional, pelo contrário, precisamos ter sensibilidade para sentir a sua energia.

3 – Que tal montar um altar com elementos de energias diversas?

Você pode ter achado um pouco estranho, mas é isso mesmo. Que tal montar um altar? Ou algum centro de energia dentro da sua casa?

E não estamos falando de religiões, estamos falando de energia apenas. Nesse altar você pode colocar elementos importantes como imagens de divindades, objetos sagrados, pedras de poder, entre outras opções. Esses elementos de poder devem fazer sentido para você em termos energéticos, ou seja, você precisa se sentir bem perto deles.

4 – Tenha gratidão no coração e na alma

A gratidão é uma palavra que carrega uma energia muito forte e que principalmente, pode mudar a nossa vida para melhor.

Segundo uma autora famosa, quando agradecemos por alguma coisa, o Universo nos envia automaticamente, uma carta recheada de amor.

Por outro lado, quando começamos a nos sentir separados do Todo e com ingratidão pela vida é natural nos sentirmos sozinhos. Comece agradecendo as coisas mais simples e muito importantes da sua vida.

A gratidão sem dúvidas é uma das formas mais eficaz de aprendermos como desenvolver a espiritualidade de maneira saudável e alegre.

Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário