Significado dos Sonhos

Sonhar com sequestro: o que significa?

Sonhar com sequestro é, por óbvio, uma experiência traumática para praticamente todas as pessoas. A simples ideia de ter alguém tomando o controle de sua liberdade é apavorante na vida desperta, e os significados metafóricos que isso pode apresentar durante um sonho são igualmente aterrorizantes.

Partindo do pressuposto que ninguém deseja ser sequestrado, entende-se este ato como uma agressão, uma violência, contra algo que é considerado nosso: o controle sobre nossa própria liberdade, o fato de outra pessoa ter, para si, a tomada de decisões a respeito de nós mesmos.

Por isso, não é complexo imaginar os diferentes significados do que sonhar com sequestro pode significar para nosso subconsciente. É necessário, por óbvio, considerar algumas características especiais neste processo: a interpretação só é coerente se realizada em conjunto com nosso contexto de vida atual. Sem essa relação com nossa própria realidade, ela se torna imediatamente incoerente, sendo apenas uma abstração.

Entenda quais são as principais interpretações do significado de sonhar com sequestro, e o que nosso imaginário pode estar querendo dizer para nós mesmos nestas situações:

Sentimento de estar sendo manipulado

Sonhar com sequestro pode ser uma referência direta à ideia de estar sofrendo algum tipo de manipulação. Neste caso, a ideia é que alguém ou algo em sua vida faz com que suas decisões, sentimentos e ações sejam manipulados em benefício próprio, assim como a liberdade de alguém é dominada em troca de dinheiro, em um sequestro.

Este tipo de sonho é comum para pessoas que percebem estar sendo prejudicadas em função do interesse alheio, ou para aquelas que sentem que outras pessoas manipulam seus sentimentos o tempo todo.

Perda de controle sobre a própria vida

Sequestro é algo diretamente relacionado com controle. Não à toa, pode-se falar que alguém “sequestrou o comando de uma empresa”, por exemplo, fazendo uma alusão à tomada das decisões através de uma estratégia forçada.

Este tipo de situação é muito presente em nosso imaginário, e é possível que pessoas controladoras sonhem com o crime em uma metáfora a essa ideia aplicada à sensação de perda de controle sobre a própria vida.

Permitir que os impulsos tomem conta de você

Outra metáfora que pode ser estabelecida em sonhar com sequestro vem da ideia dualista entre razões e emoções. Neste sentido, pode-se dizer que agir irracionalmente em função de uma paixão é uma espécie de sequestro de sua razão por seu coração.

Este tipo de sonho é facilmente identificável quando você nota que o sequestro age de forma atrapalhada ou estúpida, e está diretamente relacionado às pessoas que causam este tipo de sentimento que você julga prejudicial.

Abandono forçado de certos valores

Especialmente na adolescência e no início da vida adulta, é comum que sonhar com sequestro ocorra quando inconscientemente percebemos que alguns de nossos valores precisam ser deixados para trás em função de pressões do mundo externo.

Este tipo de interpretação não se resume a valores. Brincadeiras, hábitos, amigos, paixões e, até mesmo, emoções que você costuma nutrir podem ser as vítimas deste “sequestro” indesejável. A relação, neste caso, só ocorre se essas transformações não partirem de seus próprios interesses, mas de pressões que tomam essas liberdades e pensamentos de você, como ocorre em um sequestro real.

Preocupações em relação à própria segurança

Outro motivo que leva uma pessoa a sonhar com sequestro é a preocupação cada vez mais comum que as pessoas tem com a própria segurança. Especialmente no que diz respeito à violência urbana, o sequestro é uma prática criminosa que chama bastante atenção na mídia, o que faz com que habite nosso imaginário de forma recorrente.

Por isso, é comum sonhar com sequestro próximo a episódios relatados deste crime, ou em momentos de insegurança física.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário