Sonho lúcido
Significado dos Sonhos

O que é sonho lúcido? Quais os benefícios? Como ter sonhos lúcidos?

A ideia de ter um sonho lúcido pode assustar no início, principalmente por conta dos seus mistérios. Basicamente, um sonho desse tipo é aquele que você tem plena consciência de que está sonhando.

É totalmente comum acordarmos no meio do sonho ou interrompermos o mesmo quando nos damos conta de que estamos sonhando. Talvez você nem saiba, mas existem pessoas que praticam essa lucidez no sonho, permanecendo nele o tempo que quiser. Isso significa ter a capacidade de poder fazer tudo o que quiser no sonho.

A ciência já pesquisa os sonhos há muito tempo e cada vez mais ela afirma a sua importância para a saúde do cérebro.

A vivência de um sonho lúcido é muito mais comum do que podemos imaginar. Sem dúvidas, você já deve ter vivenciado a tomada de consciência durante um sonho. Se isso aconteceu, você teve lucidez no seu sonho.

Entenda o que é um sonho lúcido

Podemos entender como sonho lúcido um sonho no qual o indivíduo tem plena consciência de que está sonhando.

Sabe aqueles sonhos que, de repente, você toma a consciência de que está sonhando? Então, essa experiência é ter a lucidez dentro de um sonho.  

Cientificamente, no ano de 1975, os sonhos considerados lúcidos foram comprovados por Keith Hearne, psicólogo renomado. No ano de 1978, Stephen LaBerge, famoso psicofisiologista, realizou diversos experimentos, também comprovando a existência dos sonhos lúcidos. Suas comprovações científicas ganhassem bastante popularidade no mundo todo.

O sonho lúcido, quando praticado de maneira saudável e com responsabilidade, pode proporcionar uma série de benefícios.

Como os sonhos acontecem e qual a sua importância para o cérebro?

Cientistas renomados através de pesquisas importantes afirmam que os sonhos são fundamentais para a perfeita saúde do cérebro.

O sono e o sonho contribuem para o total bem-estar do ser humano. Para se ter uma ideia do tamanho da importância, os sonhos podem ajudar o indivíduo a superar alguns episódios mais difíceis e traumáticos das suas vidas.

Mesmo que os sonhos estejam sendo estudados pela ciência, vale lembrar que um indivíduo não é igual ao outro.

Algumas pessoas, em específico, conseguem melhorar aspectos importantes das suas personalidades com a prática dos sonhos, principalmente com o sonho lúcido. A criatividade, por exemplo, pode ser aumentada e alguns problemas podem ser dissolvidos completamente.

As pesquisas ainda afirmam que, durante o período em que um indivíduo passa dormindo e sonhando, a cura está sendo feita.

Na fase REM do sono, diferentes aspectos emocionais que foram traumáticos durante o dia podem ser curados e aliviados à noite durante o sono e sonho.

É nessa fase do sono que o cérebro se encontra totalmente desprovido das moléculas de noradrenalina, principal desencadeadora dos sintomas da ansiedade.

Nesse momento e fase, as estruturas cerebrais direcionadas à emoção e memória são ativadas novamente, no período do sonho.

Resumindo, essa ativação da memória e suas emoções ocorrem em um cérebro que esteja livre de substâncias químicas que contribuem para a criação do estresse. Por isso, é totalmente possível revisitar algumas memórias mais perturbadoras.

Para exemplificar, é como se você tivesse medo de mariposas, mas pudesse enfrenta-lo sem correr o risco de ser atacado em um sonho lúcido. Com a prática, você pode ressignificar esse medo na vida desperta.

8 dicas para dormir melhor e ter sonhos lúcidos

1 – Tenha um horário certo para ir dormir

É muito importante que você crie um horário de sono, ou seja, que vá dormir sempre no mesmo horário, independente se é dia de semana ou não.

No final de semana costumamos flexibilizar um pouco o horário de ir dormir. Isso é péssimo para o seu sono.

Portanto, o ideal é que você tenha um horário certo para ir dormir, mesmo nos finais de semana, pois isso facilita o surgimento de episódios de sonho lúcido.

2 – Crie um ritual para o momento de dormir

Especialistas em sonho lúcido geralmente possuem um ritual antes de dormir. Isso faz com que a ocorrência de maior lucidez no sonho aconteça naturalmente.

Esse ritual não precisa ser muito elaborado. Tomar banho antes de ir dormir, escovar os dentes e pentear os cabelos, por exemplo, pode ser considerado um ritual. Simples, mas totalmente eficaz.

Sonho lúcido

3 – Ore ou medite antes de dormir

Já foi provado cientificamente que a meditação altera, de maneira positiva, diferentes áreas do cérebro. Principalmente aquela responsável pela atenção.

Hoje em dia, é possível encontrar na internet diferentes tipos de técnicas meditativas.

A dica é você reservar um tempo para acalmar a sua mente e, consequentemente, conseguir dormir com mais facilidade. O seu cérebro ficará mais calmo e a mente mais produtiva. As chances de ter um sonho lúcido são enormes.

4 – Coloque uma música suave

A música tem um poder muito grande na energia do ser humano. Ela pode, inclusive, ser usada na hora de ir dormir.

Escolha uma playlist com músicas mais suaves e relaxantes, assim a sua mente vai ficando mais calma e o sono, sem dúvidas, será mais tranquilo.

Sonhadores lúcidos afirmam que as músicas com batidas binaurais são as melhores para ter maior lucidez durante o sonho.

5 – Tome um banho bem quente

A água quente do banho é relaxante e pode fazer parte desse ritual do sono e sonho. Sem dúvidas, tomar banho antes de dormir pode ser um diferencial na vida de quem quer ter sonho lúcido.

6 – Use um incenso suave

Existem incensos dos mais variados aromas. Essas varetinhas aromáticas podem promover um ambiente ideal para facilitar os sonhos na vida de um indivíduo, principalmente se ele for muito ansioso.

É importante deixar claro que essa dica nada tem a ver com os aspectos religiosos e, sim, simplesmente para deixar o ambiente mais perfumado e cheiroso. Afinal de contas, é muito mais agradável dormir em um local com um aroma agradável.

7 – Evite o consumo de substâncias prejudiciais

Existem algumas substâncias que podem prejudicar, e muito, a fase do sono REM, considerada a mais importante para se ter o sonho lúcido.

Evite o consumo de cafeína, drogas, cigarro e álcool, especialmente antes de dormir.

8 – Utilize um método para ter sonhos lúcidos

Você sabia que é possível aprender a ter sonhos lúcidos? Trata-se de um treino para o cérebro que requer prática. Todas as pessoas sonham e todas as pessoas podem ter sonhos lúcidos.

O método O Nexxus (que você pode conhecer clicando aqui ou na imagem abaixo) é perfeito para quem quer aprender a ter sonhos lúcidos. O método foi testado por 85 voluntários, e 82 deles tiveram seu primeiro sonho lúcido em até 20 dias. Experimente hoje mesmo essa nova realidade!

sonho lúcido


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário