Significado dos Sonhos

Sonhar com morcego: o que significa?

Sonhar com morcego não é um sonho exatamente comum no imaginário popular, mas seu significado pode passar por uma série de figuras que são razoavelmente bem estabelecidas para o animal.

Morcegos são associados por nós como seres noturnos, geralmente vivendo em locais sujos, cruzando as noites atrás de comida. Obviamente, algo ajuda bastante em sua imagem mais assustadora: a construção de um imaginário em torno da figura de um vampiro e sua relação direta com os morcegos.

Não à toa, muitas pessoas sentem medo destes pequenos mamíferos voadores. Além de sua associação com a mitologia, há a sensação urbana de que morcegos são equivalentes, em diversos aspectos, a ratos: trazem doenças e problemas, e são indicativo de infestação.

Por isso, na maior parte das vezes, sonhar com morcego indica algum tipo de preocupação para você. Entenda melhor o que esses sonhos tendem a dizer, e quais as possíveis interpretações para sonhar com morcego:

Representação de um ambiente sujo

Morcegos podem ser categorizados em um grupo de animais que são facilmente associados a ambiente pouco asseados – seja por desleixo ou por dificuldade de limpeza. Neste grupo, também pode-se colocar ratos, baratas e pombas, por exemplo.

Sonhar com morcego como símbolo de descuido de um local é especialmente comum para pessoas que vivam em locais onde morcegos são considerados um problema de infestação – geralmente, nos centros de cidades e locais com construções mais antigas que não foram desenvolvidas pensando em evitar pontos que acomodem estes animais.

Símbolo da transformação e do renascimento

Para pessoas que associam morcegos e vampiros, a partir do imaginário da cultura pop, o morcego pode indicar um potencial de transformação. Obviamente, sonhar com morcego, neste sentido, não significa que você necessariamente acredite que o animal seja capaz de se transformar. Trata-se apenas de uma referência do seu imaginário em relação a essa característica. Em geral, isso tende a representar uma transformação em sua própria vida, sendo o morcego apenas uma ilustração do fato.

Identificação de alguém com hábitos noturnos

Uma das características que associamos amplamente com a ideia de morcego é o fato de tratar-se de um animal de hábitos noturnos. Não é surpreendente, portanto, que muitas pessoas sonhem com morcego como uma representação destes hábitos.

Na prática, o sonho pode nem mesmo dizer respeito a alguém, de maneira específica, mas fazer referência à noite, seus habitantes e, até mesmo, aos riscos que você associa ao que acontece durante a noite. Se você possui medo do escuro, por exemplo, é bastante provável que um morcego seja a representação física deste medo, uma manifestação do que pode atacar da escuridão – mesmo que morcegos não ataquem, de fato.

Simbologia para aversão

Mesmo para pessoas que não possuem um medo específico do escuro, sonhar com morcego pode ser uma referência a medos e apreensões em relação a coisas consideradas nocivas, em espectro amplo. Morcegos, assim como ratos, não são fisicamente ameaçadores, mas são comumente associados a doenças e riscos de saúde. Por isso, aprendemos a ter aversão destes animais desde cedo.

Por isso, é possível que os morcegos representem algo que você evita, tem medo, ou simplesmente tem aversão, durante seu sonho. Esses elementos podem estar associados ou serem representados através dos próprios morcegos, em um sentido metafórico.

Indicativo de que você sente algo seu sendo roubado

Em função da típica associação cultural entre morcegos e vampiros, é possível que sonhar com morcego seja uma representação daquilo que os vampiros fazem: sugar algo seu, como energia, vitalidade ou confiança.

Embora pareça algo muito ficcional, a ideia de vampirismo é bastante associada a vários aspectos práticos de nossa vida. Um trabalho, por exemplo, pode estar “sugando” todas as suas energias e vontades, da mesma forma que um vampiro faria com seu sangue, por exemplo. Por isso, esse sonho pode ser uma associação direta com algo que esteja roubando aspectos importantes de sua vida.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário