Significado dos Sonhos

Sonhar com pedras: o que significa?

Sonhar com pedras é algo bastante comum, mas raramente adquire um caráter central no sonho de alguém. Da mesma forma como acontece em nossas vidas, é comum que pedras façam parte do cenário, mas é muito menos frequente que se tornem parte relevante dos acontecimentos de nossa vida.

Por isso, sonhar com pedras com um papel central em nossos sonhos – a ponto de serem lembradas quando acordamos – é algo significativo, e merece atenção. Existem várias explicações para os possíveis significados de um conjunto de pedras em nosso imaginário, que podem transitar desde características essencialmente positivas, até percepções significativamente ruins.

Por isso, é importante não apenas conhecer as possíveis interpretações de sonhar com pedras, apresentadas a seguir, mas saber associar essas possíveis explicações aos fatos e emoções recentes em sua vida. Só assim é possível interpretar corretamente o significado deste sonho para você. Confira o que sonhar com pedras pode representar para o seu caso:

Sensação de que algo “pesa” seu desenvolvimento

Algo bastante comum em sonhos é a ideia de que você precisa carregar uma grande quantidade de pedras para realizar algum tipo de tarefa, ou cumprir um objetivo. Entre as variações mais comuns deste tipo de sonho, está a ideia de que você precisa chegar a um determinado local, mas precisa carregar um grande e pesado saco de pedras para isso.

Neste caso, as pedras representam algo que dificulta a obtenção daquilo que você deseja, algo que torna muito mais difícil chegar ao local esperado. É especialmente importante, nestes casos, dar atenção aos elementos centrais do sonho em questão.

Quem deu as pedras a você pode ser uma pessoa que parece atrapalhar sua vida, por exemplo. Pessoas que ajudam sua caminhada, ou – até mesmo – o fato de você conseguir ou não atingir os seus objetivos também demonstram quais são seus sentimentos atuais em relação a todo esse cenário de aparentes dificuldades.

Obstáculos no caminho

Não é à toa que um dos mais icônicos poemas do Brasil falam sobre a existência de uma pedra no meio do caminho. Pedras são tradicionalmente interpretadas como um obstáculo existente no caminho que se desenrola à nossa frente. Em outras palavras, elas são a própria definição de algo problemático, algo que torna o caminho menos facilmente alcançado de vencido.

A quantidade de pedras, a dificuldade que elas geram e a sua capacidade ou incapacidade de superá-las é uma demonstração importante sobre como você se sente em relação aos obstáculos que são postos à sua frente.

Dificuldade de afastar-se de problemas do passado

Muitas vezes, as pedras são uma representação de grandes pesos sobre sua consciência. São, neste sentido, objetivos que tornam sua consciência pesada, e dificultam a capacidade de afastar-se dessa sensação negativa que parece “ancorar” sua capacidade de seguir em frente.

Sonhar com pedras como uma representação de memórias difíceis, culpa ou problemas do passado é algo especialmente comum para quem guarda lembranças difíceis de serem digeridas, como grande mágoas e traumas que nunca foram devidamente tratados.

Símbolo de teimosia

Sonhar com pedras é, muitas vezes, sonhar com algo muito rígido, o oposto de um material maleável, que seja fácil de adequar às necessidades. Essa incapacidade de mudar uma pedra de forma fácil pode ser a representação da teimosia de alguém – incluindo a sua própria.

Normalmente, esse caráter a respeito de uma pedra é observado em sonhos nos quais se tenta modificar a pedra por algum motivo – esteja ela em seu estado natural ou em um muro ou objeto – por exemplo, mas parece ser impossível. Nestes casos, é comum que a pessoa que é dona daquele objeto, ou a pessoa que parece estar certa da incapacidade de modificar a pedra seja a “teimosa” sendo representada pelo sonho.