sonhar com água
Significado dos Sonhos

Sonhar com água: o que quer dizer?

Sonhar com água é uma das formas mais tradicionais de se incluir símbolos comuns durante os sonhos. Na verdade, o elemento é tão comum enquanto as pessoas dormem, que sonhar com água pode exigir alguma experiência  com interpretações.

sonhar com água

A água, por ser fluida e poder ter uma gigantesca quantidade de características distintas, pode representar muitas coisas distintas, de acordo com a forma como aparece no sonho: na maior parte das vezes, representa nossas próprias emoções. Pode ser, por outro lado, um indicativo de coisas externas, de forças alheias a nós mesmos ou – ainda – questões espirituais, especialmente relacionadas à limpeza.

Por isso, ao sonhar com água, é importante considerar os outros elementos que faziam parte do sonho como uma forma de contextualizar seu significado. Confira algumas das matrizes de interpretação sobre as possíveis leituras de sonhar com água:

Da calmaria à turbulência

Água calma geralmente significa tranquilidade emocional, paz de espírito e segurança. Quando a água não apresenta turbulências, isso geralmente representa um estado emocional contido e tranquilo, sem grandes preocupações ou medos.

Quando, ao contrário, a turbulência e as grandes ondas predominam o mar, a tendência é que isso signifique raiva, medo e conflitos emocionais. Água muito revoltas refletem, em regra, nossa condição emocional, e são uma boa forma de analisar os recados de nosso subconsciente.

As diferentes condições da água

A água pode apresentar-se de diversas formas: quente ou fria, limpa ou suja, parada ou corrente e etc. Cada uma dessas condições pode ser interpretada de maneira diferente ao sonhar com água.

A água fria, por exemplo, pode representar distância emocional, enquanto a muito quente pode demonstrar raiva e violência. Quando a água está suja ou turva, pode demonstrar tristeza e melancolia, bem como a necessidade de introspecção. Quando se demonstra de forma cristalina, por outro lado, geralmente indica que está tudo aparentemente tranquilo.

Água corrente, por sua vez, costuma indicar o fluxo de algo – como suas emoções. Neste sentido, é importante observar qual o caminho que ela percorre, especialmente se ele é natural, ou parece invertido em relação ao que deveria ser.

Banhos e duchas

A simbologia do banho também é bastante presente em nosso imaginário regular. O banho é utilizado para a limpeza, para livrar as pessoas da sujeira que acumula-se ao longo do dia. Ao sonhar com água durante o banho, a ideia pode ser semelhante, em um aspecto emocional.

É importante dar atenção às condições da água, neste caso, utilizando-se das características anteriores que foram apontadas.

Sonhar com água e afogamentos

Outra maneira comum de sonhar com o tema, é a situação na qual você está se afogando no meio do mar, da piscina ou de um lago. Neste caso, a água adquire uma outra simbologia. Para além de suas emoções, ela se torna tudo o que está ao seu redor: ela engole e se impõe sobre as pessoas, de maneira poderosa.

Em outras palavras, representa a pressão externa que sobrecarrega uma pessoa. Ao sonhar com um afogamento, a ideia geralmente está relacionada ao desespero e à impotência, pois não há muito o que possar ser feito neste tipo de situação.

Nadando sobre as águas

Para quem está nadando sobre as águas, a ideia pode ser bastante distinta. Nadar pode significar controle ou batalha, ao mesmo tempo em que pode indicar direção ou falta dela. Alguns dos principais aspectos que precisam ser observados, neste caso, estão relacionados com o contexto geral.

Se você está nadando com facilidade e parece estar se encaminhando para o local onde deseja, é possível que esse seja um sinal de confiança. Se a situação é inversa, por outro lado, pode ser uma metáfora para a falta de rumo que sua vida parece estar atravessando.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário