Significado dos Sonhos

Sonhar com feijão: o que significa?

Sonhar com feijão pode parecer algo banal para a maioria das pessoas, mas a verdade é que se pode extrair uma série de significados bastante importantes deste tipo de temática. Na prática, todo grão capaz de brotar e dar novos frutos possui uma simbologia bastante interessante: são unidades básicas e simples, capazes de gerar muito mais resultados quando tratados de maneira adequada.

Para além disso, o feijão possui uma simbologia bastante interessante no imaginário popular do Brasil: é metade daquilo que se considera o “cardápio básico” da mesa brasileira. Por isso, pode estar referenciando base, origens.

Entender o que significa sonhar com feijão, portanto, possui uma representatividade curiosa: exige unir as interpretações básicas deste elemento tão simples com qual o desenvolvimento do sonho em relação a ele: ele é brotado ou consumido? Ele é bom ou rejeitado? O que é feito com o feijão? Quem o carrega? Junto às respostas para essas perguntas, pode-se compreender as análises típicas de sonhar com feijão:

Crescimento em diversos aspectos da vida

O feijão, assim como qualquer outro grão, representa um potencial de desenvolvimento gigantesco. Os grãos são potenciais fontes de vida para dar início a um novo pé, capaz de produzir vários outros grãos.

Em outras palavras, trata-se de algo com potencial, com capacidade de desenvolvimento. Se você está estudando para algo e se depara com a imagem de consumir feijão, por exemplo, é bastante provável que esse sonho diga respeito ao quanto você sente estar desenvolvendo-se neste estudos. A mesma imagética pode ser associada a várias outras questões, como a religiosidade, o desenvolvimento de relacionamentos, etc.

Referência a projetos que estão sendo desenvolvidos

A mesma expectativa de crescimento é associada a sonhar com feijão como uma referência a projetos em desenvolvimento. Neste caso, os feijões representam o próprio projeto: possuem potencial de desenvolvimento, mas precisam ser adequadamente nutridos e cuidados para que essas expectativas sejam concretizadas.

Necessidade de simplificar certos aspectos da vida

Outro significado bastante característico dos feijões é o fato de serem um elemento bastante primordial no cardápio básico do brasileiro. Por isso, é natural que o feijão seja associado à simplicidade, o básico, o essencial.

Quando algo refinado é substituído por um simples prato com feijão em um sonho e tudo parece funcionar, trata-se de um claro indicativo de que, às, vezes, é necessário simplificar para se obter os melhores resultados.

Reflexo de algo que é capaz de desenvolver-se sem o esforço alheio

Provavelmente todas as pessoas já fizeram – ao menos uma vez na vida – o famoso experimento do feijão brotando diretamente em um algodão úmido. Embora pareça uma experiência infantil com pouquíssimo significado, há um motivo e um resultado dela em nosso imaginário.

Utiliza-se o feijão, nessa experiência, pois ele é capaz de desenvolver-se com estímulos tão simples quanto um pouco de umidade. O feijão contém, no próprio grão, tudo que é necessário para suas fases iniciais de desenvolvimento. Como resultado, interpreta-se o alimento como algo capaz de se desenvolver sem grande esforço externo.

Alguém ou algo associado aos feijões, portanto, representa aquilo que já tem tudo o que precisa para crescer e se desenvolver, sem a necessidade de envolvimento de elementos externos.