Significado dos Sonhos

Sonhar com avós falecidos: o que significa?

Sonhar com avós falecidos pode parecer uma temática essencialmente triste, à primeira vista. A verdade, no entanto, é que tudo depende da maneira como você contextualiza este sonho, quais foram os eventos que ocorreram durante ele, e como você se sentiu ao final do episódio.

A maioria dos sonhos que envolvem estes personagens, aliás, remonta bons momentos, memórias doces e o desejo de retornar ao período em que essas pessoas importantes ainda eram vivas. Confira os principais significados atribuídos à ideia de sonhar com avós falecidos:

Saudades dos avós que já faleceram

Embora essa nem sempre seja a respeito, é bastante plausível que sonhar com avós falecidos seja simplesmente um reflexo da saudade que você sente por essas pessoas. Trata-se de um sonho muito comum quando ocorre próximo a datas especiais e aniversários – sobretudo naqueles que você costumava passar junto aos seus avós.

Experiência recente que lembrou traços de seus avós

A maior parte das interpretações de sonhos que envolvem uma pessoa que já faleceu considera a possibilidade de algum aspecto de seu cotidiano ter lembrado a pessoa em questão por uma série de motivos.

Ter convivido com um cheiro, uma voz, um comportamento ou traços gerais que remetam a seus avós durante o dia é um motivo para retomar a imagem deles em seus sonhos.

Sentimentos tipicamente atribuídos a eles

É normal que passemos por situações e sentimentos que retomem exatamente a mesma maneira como nos sentíamos com nossos avós, quando ainda eram vivos. Geralmente, esses sentimentos envolvem afeto, respeito e admiração.

Quando encontramos uma figura em nossa vida desperta que motive este mesmo tipo de sentimento, é possível que sonhar com avós falecidos aconteça como um reflexo da “ativação” dessas sensações novamente.

Sensação nostálgica em relação aos tempos em que seus avós eram vivos

Para aqueles que perderam os avós quando ainda eram crianças, sonhar com avós falecidos costuma ser um exercício de recordar e reviver o período da infância. É na infância que temos menos preocupações, decepções e tristezas e nossa vida, e isso faz com que alimentemos várias ideias nostálgicas daquele período.

Neste sentido, a sensação nostálgica que remonta a presença de seus avós é um reflexo de seus estresses e preocupações atuais. Trata-se, em outras palavras, de um alerta inconsciente de que você precisa levar a vida com menos pressões e preocupações.

Sonhar que seus avós possuem um recado para você

Para muitas pessoas, sonhar com avós falecidos é uma oportunidade de conversar com eles, ouvir conselhos e receber mensagens. A maioria das pessoas enxerga seus avós como pessoas mais sábias, em função das experiências que passaram na vida – neste sentido, sonhar com avós falecidos querendo passar uma mensagem é uma maneira de seu subconsciente refletir sobre a sua vida dando um certo tom de autoridade para essa reflexão.

Sonhar que seus avós estão chorando

Especialmente quando atravessamos uma fase complicada da vida, sonhar com avós falecidos chorando ou extremamente tristes é uma circunstância potencialmente desesperadora. Nesta situação, é especialmente importante identificar os motivos para seus avós estarem assim.

Na maior parte das vezes, a pessoa que está sonhando é a própria causadora do problema. Isso acontece porque normalmente associamos nossos próprios avós a pessoas com quem evitamos conflitos, buscando respeitar e dar motivos para orgulho.

Quando sabemos ter feito algo muito ruim em nossa vida atual, uma das formas mais eficientes de nosso subconsciente fazer com que sintamos culpa é demonstrar o quanto as pessoas que gostamos poderiam estar machucadas com essa situação. Trata-se de um sonho que demonstra, portanto, a grande carga de culpa que você sente em relação a algo que fez.