Significado dos Sonhos

Sonhar com avião caindo: qual o significado?

A ideia de sonhar com avião caindo obviamente está associada a perspectivas negativas de nossas próprias vidas. Para sua correta interpretação, é importante compreender qual o significado de uma avião no imaginário popular, associar com os contextos nos quais a pessoas que sonhou está inserida e, então, fazer uma associação com os arquétipos mais tradicionais sobre este assunto.

O avião é o meio de transporte que leva as pessoas por grandes distâncias. É, também, os instrumento que leva as pessoas para o alto, que é capaz de cruzar oceanos e as distâncias mais improváveis.

Quando funciona corretamente, indica a capacidade de cruzar distâncias absurdas. Quando tem algum problema, no entanto, tende a indicar que temos alguma dificuldade em aceitar a superação dessas distâncias, bem como nossa própria capacidade de ascensão.

Entenda quais são as principais interpretações que podem ser utilizadas para analisar o que significa sonhar com avião caindo:

Medo de voar

A interpretação mais literal e – possivelmente – a mais tradicional para sonhar com avião caindo é, simplesmente, o medo de estar em um avião. Este é um medo verdadeiramente comum para muitas pessoas, e simplesmente pode indicar a apreensão de alguém em relação ao hábito.

Trata-se de um sonho mais frequente para pessoas que sofrem do medo de voar em aviões e já estão com uma viagem marcada, ou costumam viajar em frequência. Nestes casos, não há muito o que possa ser feito, senão buscar auxílio para racionalizar o medo e tentar conviver melhor com a possibilidade de voar de avião.

Sensação de insegurança

Poucas situações são tão desesperadoras e potencialmente mortais quanto sofrer a queda de um avião. Sonhar com avião caindo com você dentro dele, não há muito o que possa ser feito: se o acidente acontecer, você está passando por uma situação que não depende de você, e coloca toda a sua fragilidade humana em evidência.

Um avião voa a alturas e velocidades com as quais o corpo humano simplesmente não sabe lidar em caso de problemas, pois não foi projetado para isso. Uma acidente dentro dele, portanto, é um demonstrativo máximo da insegurança e da fragilidade de nossos corpos.

Medo de estar sob o controle de outras pessoas

A menos que você conduza aviões como sua profissão (e, neste caso, sonhar com avião caindo pode ter um significado absolutamente distinto), o hábito de fazer viagens pelos ares invariavelmente depende da ideia de confiar em outra pessoa para conduzir o seu trajeto e levar você ao destino desejado.

Embora para a maior parte das pessoas isso não seja um problema, as muito controladoras pode literalmente ter pesadelos com a ideia. Sonhar com avião caindo, para elas, é uma das ilustrações máximas do que acontece ao deixar outra pessoa tomar o controle de seu próprio rumo. É a concretização de um medo metafórico.

Sensação de que não consegue “subir” na vida

Um avião é feito para decolar. Se você sente insegurança em relação à capacidade de “subir” em sua própria vida – seja profissional ou pessoalmente – é possível que sonhe com aviões que caem assim que começam a voar. Trata-se da concretização do medo de não conseguir manter uma trajetória aparentemente sólida.