Significado dos Sonhos

Sonhar com afogamento: o que significa?

A ideia de sonhar com afogamento está diretamente associada a várias simbologias significativas e bem estabelecidas em um contexto de interpretações tradicionais de sonhos. Em primeiro lugar, o afogamento é algo que só pode acontecer em um meio aquático, e a água é um dos símbolos mais representativos neste aspecto.

Tradicionalmente, a água é interpretada como um símbolo do subconsciente, uma reflexão das emoções que sentimos. Se o afogamento ocorre sob a água, ele pode representar um reflexo das emoções de sua vida desperta sobrecarregando sua capacidade de sobreviver e, até mesmo, respirar na superfície.

Logicamente, a sensação de afogamento está ligada a um contexto ruim, um risco em relação à sua sobrevivência. Por isso, é importante considerar quais são as causas deste sonho, que podem representar um verdadeiro incômodo para sua saúde psicológica em sua vida desperta.

Entre as principais interpretações do que significa sonhar com afogamento, destacam-se:

Reflexo de estresse e pressão emocional

Sonhar com afogamento é uma das temáticas de sonho mais comuns quando atravessamos por um período de muito estresse na vida desperta. Essas causas podem surgir de relacionamentos, pressões profissionais ou, mesmo, de problemas psicológicos, como a depressão.

O afogamento, neste sentido, é uma representação do mundo externo pressionando você por todos os lados, sendo impossível fugir desta sobrecarga.

Medo de ser “engolido” por problemas

Se as águas representam nossas emoções e preocupações, o afogamento pode ser interpretado como uma forma de sermos engolidos por esses sentimentos e problemas diversos.

Sejam elas emoções ruins, frutos de brigas ou estresse profissional, ou dívidas financeiras, por exemplo, a água pode representar uma força muito superior ao que podemos fazer frente às pressões em nosso redor. Mesmo que você não tenha medo de água, propriamente dita, todos sabemos que ela é um risco a ser combatido.

O afogamento em seu sentido oposto

Muitas vezes, consideramos apenas o aspecto trágico do afogamento. Metaforicamente falando, no entanto, é possível que ele não cause a perda de ar ou o afogamento físico propriamente dito. Neste caso, o afogamento mais próximo a uma simples submersão pode indicar a ida para o lado oposto da superfície.

Em outras palavras, se a água representa nossas emoções e nossos sentimentos, e a superfície representa o mundo terreno, é possível que um afogamento seja uma maneira de representar uma certa introspecção, uma necessidade de fugir do mundo terreno e de seus desafios.

Metáfora para “afogar as mágoas”

Na maior parte dos casos, a metáfora de afogar-se pode estar relacionada à ideia de beber para esquecer-se de todos os problemas. Trata-se de uma forma sobrepor as dificuldades da vida terrena através de algo líquido (que pode representar a vontade de sobrepor as emoções aos problemas comuns).

Sensação de insegurança

Uma pessoa que se sente em constante sensação de insegurança pode considerar que até mesmo os seus sentimentos são um risco para sua integridade. Neste caso, a água é a metáfora tradicional para as emoções e sentimentos como uma representação de risco para sua segurança – um meio onde se pode sofrer danos simplesmente pela pressão externa.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário