Significado dos Sonhos

Sonhar com assalto: o que significa?

Sonhar com assalto e, nesta mesma área de violências, a ideia de sonhar com um furto imperceptível, pode indicar uma série de coisas a respeito de seu estado emocional. De maneira geral, quando é você a vítima do assalto, isso indica algumas inseguranças, e raramente apresenta uma interpretação positiva sobre seu estado atual.

De qualquer maneira, é importante considerar o contexto do sonho, para evitar interpretações equivocadas e respeito de você mesmo. Confira algumas das possíveis interpretações sobre sonhar com assalto e, também, sonhar com furtos, na tradicional interpretação arquetípica dos sonhos:

Possíveis interpretações de sonhar com assalto

Entre as possíveis interpretações de um assalto, a maior delas é relacionada com um certo nível de violência. Pode-se destacar as seguintes:

Violação e invasão de propriedades e espaços próprios

Sonhar com assalto não necessariamente significa o medo de ter um objeto roubado. Pode indicar que você sente que seu espaço, seus pensamentos e, até mesmo, sua segurança emocional estejam sendo violadas em algum sentido. É muito comum que pessoas sonhem com assaltos quando algum trabalho seu é copiado, por exemplo.

Ter roubado algo que é merecido

Sonhar com assalto também pode indicar a sensação de que você acha que algo dado a outra pessoa era devido a você. Um prêmio, um elogio, uma promoção, ou qualquer outra coisa que você sente que deveria ter sido seu, mas foi “roubado” de você.

Reflexão de ansiedade ou sentimento de insegurança

Assaltos são a forma mais evidente e recorrente de insegurança, em nosso dia a dia. Quando vivemos algum tipo de insegurança – especialmente no sentido tradicional da palavra, de estar protegido em relação à violência – é comum que isso seja refletido nos sonhos.

A ansiedade de que algo ruim aconteça também pode ser traduzida neste tipo de sonho, pois os assaltos são a concretização de algo ruim contra nossa segurança.

Possíveis interpretações de sonhar com furto

Embora sejam situações semelhantes, assalto e furto são distintos. Quando falamos em assaltos, há o confronto com a pessoa que pratica a violência. No furto, simplesmente temos algo roubado de nós. Por isso, há interpretações distintas que precisam ser consideradas:

Sentimento de terem tirado vantagem de você

O furto ocorre quando algo seu é levado embora, e só depois você percebe – e este sentimento de percepção posterior é bastante semelhante ao sentimento que temos quando percebemos que alguém está tirando vantagem de nós.

Concretização das necessidades a qualquer custo

Quando você sonha que é você quem furta alguém, a situação é diferente. Isso pode indicar que você sente que estão faltando oportunidades para concretizar aquilo que você busca, e você faz qualquer coisa para tentar chegar ao resultado esperado. Pode indicar ansiedade ou desespero em relação a um certo objetivo.

Reflexão de uma perda recente

Sonhar com assalto e furto também é bastante comum para pessoas que recentemente perderam algo ou alguém próximo, e consideram isso injusto. Trata-se do sentimento de ter algo que era seu tomado repentinamente e sem explicação aparente.

Aspectos importantes para refletir

Há uma série de características que merecem atenção especial quando tratamos de sonhar com assalto. Em primeiro lugar, é importante dar atenção para o que foi roubado: o item pode ser muito significativo para entender o sonho.

Além disso, é relevante considerar quem roubou o que de quem. Na maior parte das vezes, quem sonha com o assalto é a vítima dele. Em alguns outros casos, a pessoa que sonha é quem pratica o crime. Neste caso, isso pode indicar desespero, culpa ou obtenção de alguma vantagem que essa pessoa sente que não merecia ter obtido, e agora é refletida inconscientemente em seus sonhos.