Significado dos Sonhos

Sonhar com árvore: o que significa?

Sonhar com árvore não é exatamente uma temática considerada popular entre as pessoas, mas certamente é muito significativa para aqueles que sonham com isso. As árvores são metáforas muito ricas, pois são formadas por partes bem definidas, com funções claras e tipicamente associadas à humanidade.

Desde os tempos mais remotos, as relações e figuras de linguagens envolvendo árvores são presentes no imaginário popular. A ideia de raízes, por exemplo, indica o lugar de onde viemos, onde está nossa base. Os frutos, as ramificações, as sementes e praticamente qualquer elemento presente em uma árvore pode ser associado à nossa própria vida.

Neste sentido, sonhar com árvore pode trazer uma riqueza analítica muito interessante para quem busca compreender seus sonhos. É necessário, no entanto, ter cuidado para não tirar conclusões precipitadas. Árvores podem dizer respeito à nossa famílias, às nossas emoções, pensamentos, influências e cultura. Em alguns casos, pode dizer respeito até mesmo ao caminho que tomamos em nossa vida, através de suas ramificações.

A forma mais adequada de evitar erros na hora da interpretação é considerar o momento pelo qual sua vida passa no momento, e como ela se relaciona com os elementos apresentados durante o sonho. Desta maneira, será possível compreender o verdadeiro significado destas imagens, e concluir o que sonhar com árvore representa para você, especificamente.

As diferentes partes de uma árvore

Uma árvore pode ser interpretada de diferentes maneiras. Uma das mais tradicionais é segmentar suas partes, atribuindo um significado a cada uma delas.

Neste caso, sonhar com as raízes da árvore indica sua conexão mais básica com sua família, sua casa, sua cultura e seus valores primordiais. O tronco, por sua vez, costuma ser uma representação de seu crescimento e da sua expressão mais central na atualidade. Em alguns casos, é interpretado até mesmo como o corpo físico de alguém.

Os galhos e ramificações costumam ser associados à ideia de diferentes escolhas e caminhos que foram ou ainda serão desenvolvidos e explorados por você durante a vida. Nesta perspectiva, podem assumir vários significados: ideias, escolhas, relacionamentos, amigos, projetos, trabalhos e etc.

As flores ou sementes, se houver, costumam ser as expressões de criatividade e transformação que existem em você. São, em geral, aquilo que é criado e que dá início a novas coisas. Em alguns casos, podem representar a ideia de fertilidade e filhos, por exemplo. O mesmo pode ser dito a respeito de frutas, se forem presentes no sonho.

Indicativo de suas raízes e bases

A ideia de uma árvore é diretamente relacionada ao local onde está plantada. Quanto mais profundas são suas raízes, mais ligada ela está a este local pelo resto de sua vida. Neste sentido, uma das interpretações mais recorrentes sobre sonhar com árvore parte do pressuposto de que você está questionando ou refletindo sobre suas raízes. É um tipo de sonho especialmente comum para quem está passando por mudanças ou crises em suas crenças mais básicas.

Por vezes, essa ideia de base, local de origem, está relacionada à segurança. É a estrutura na qual você escala para fugir de uma ameaça, por exemplo, assim como aquela que protege você do sol em um dia quente. É, também, a partir das raízes e da base dessa árvore que se pode escalar e explorar novos galhos, alcançando novos frutos

Árvore queimada ou morta

Uma árvore queimada costuma representar o rompimento em relação a seus valores fundamentais. Em alguns casos, pode indicar a redução de suas escolhas, na medida que alguns galhos podem cair.

A árvore morta, por sua vez, é aquela que representa as partes que já são definitivamente passado em sua vida. Ela representa algo que foi plantado, cresceu e se desenvolveu, mas já não oferece novos caminhos a serem explorados, atualmente.