Terapia holística
Curiosidades

Terapia holística visa o cuidado integrativo do ser humano

A palavra terapia pode provocar uma sensação de medo em quem ouve. Isso acontece porque fazem uma associação errônea dessa palavra com algo negativo, principalmente envolvendo a saúde mental do indivíduo. Por soar negativo, as pessoas deixam de vivenciar os benefícios que ela oferece, por pura ignorância. Hoje você vai conhecer mais sobre a terapia holística e o que ela traz de benefícios para o corpo e a alma de um indivíduo.

Fulano, você está precisando de terapia!

Só de ouvir essa frase, tem pessoas que ficam com os cabelos em pé de tanto medo. Mas calma, terapias não são coisas negativas, pelo contrário, através delas você pode ter uma vida muito mais completa e tranquila.

Apesar de estar na moda, a terapia holística ainda desperta muita curiosidade e dúvida na cabeça das pessoas. Muitos nem sequer sabem para que ela serve e quais tipos que existem.

Antes de mais nada e de você saber de fato o que é uma terapia holística, é importante ressaltar que através dela, sua vida poderá ser completamente harmoniosa. É possível inclusive, ter mais autoestima, confiança, coragem para enfrentar as adversidades da vida, entre outras melhorias.

Além de todas essas maravilhas, você poderá se ajudar e ajudar o outro nessa caminhada da vida.

Entenda a seguir que terapias são essas, e aprenda ter uma vida plena, sem nenhum tipo de preocupação. Tenha sucessos e conquiste o seu bem-estar.

Entenda o que é uma terapia holística

Entende-se como terapia holística qualquer terapia que aplique os conhecimentos gregos do holismo. Ou seja, um problema deve ser tratado no seu todo e não apenas como fragmentos de um mundo real.

O holismo enxerga o corpo como um organismo totalmente inteligente e interligado, não devendo ser subdividido, como a medicina faz, por exemplo.

Numa abordagem de tratamento holístico, os elementos espirituais, mentais, emocionais e físicos são interligados, formando um sistema. Sendo assim, toda e qualquer doença deve ser tratada na sua causa e não apenas nos seus sintomas.

Na terapia holística, o profissional terapeuta consegue perceber os problemas que afligem os pacientes que o procuram. O objetivo principal dessa terapia é devolver o equilíbrio de um indivíduo.

Origem e história da terapia holística

Hipócrates foi o pai da medicina e segundo ele, o homem faz e sempre fez parte integral de todo o cosmo e que apenas a natureza poderá tratar dos seus males.

No fundo, ele sempre quis mostrar que o surgimento de qualquer doença se dá pela ordem natural na vida e não apenas por ordem ou punição de Deus ou de qualquer outro ser divino contra a humanidade.

Para esse filósofo, a saúde do corpo vai depender também, do meio em que ele vive. Foi a partir do século XVII que a ciência começou a se influenciada pelos pensamentos de René Descartes. O corpo humano começou a ser desfragmentado, ou seja, passou a ser enxergado como uma máquina, onde cada parte possuía funções independentes e específicas

A medicina moderna até hoje está pautada nessas ideias de Descartes, onde entendendo-se cada parte, entende-se o todo. Fugindo completamente o que realmente vinha a ser a terapia holística. Atualmente essa linha de raciocínio de Descartes não faz muito sentido, pois pesquisas já apontaram sobre a forte influência da mente para o corpo.

Certamente, isolar uma parte do corpo e ignorar ou desconsiderar o resto dele é seguramente uma forma de provocar efeitos colaterais diversos.

Para os conceitos de terapia holística, o corpo quando adoece, nada mais é do que o reflexo de todas as suas somatizações, ou seja, essas somatizações já existiam nos corpos energéticos e emocionais.

Na terapia holística, o paciente recebe tratamento não só apenas das dores e sintomas, mas sim nos desajustes que as provocaram. Sendo assim, não se trata apenas do efeito, mas a origem de todos os males. Quando o tratamento atinge o sucesso esperado, o indivíduo não apresenta mais esses males e muito menos as causas que os provocaram.

Terapia holística

Conheça alguns tipos de terapia holística

A palavra terapia ainda sofre muito preconceito, principalmente das pessoas mais ignorantes sobre o tema. Por muito tempo, esse era apenas o nome de tratamentos aplicados nas pessoas consideradas literalmente, loucas.

Atualmente, os adeptos das terapias holísticas, crescem a cada dia, algumas inclusive já fazem parte da medicina tradicional oriental.

Como vimos no artigo acima, o que motiva esses tratamentos holísticos é considerar que o ser humano é um ser completamente integral, ou seja, composto de corpo físico, mente, espírito e emoção. Ou seja, qualquer desarmonia apresentada no corpo, já existia há muito tempo nesses outros corpos.

Conheça a seguir alguns exemplos de terapias holísticas mais comuns aplicadas aqui no Ocidente.

1 – Massagem relaxante

Massagem relaxante, nada mais é do que um conjunto bem elaborado e que se alterna entre os movimentos mais suaves e mais firmes no corpo. Essa massagem tem como principal objetivo o de promover o relaxamento dos músculos e o combate ao estresse.

Hormônios de relaxamento são produzidos durante a massagem, como a ocitocina, por exemplo. Esse hormônio reduz os níveis de medo e estresse e a serotonina dá a sensação de bem-estar e prazer, reduzindo significativamente as dores do corpo.

Pessoas com quadros de ansiedade e depressão, podem se beneficiar com essa massagem.

2 – Reflexologia

A reflexologia é uma terapia holística muito comum aqui no Ocidente. Podemos entender essa terapia como o estudo do reflexo, se desmembrarmos a palavra reflexologia.

Segundo estudiosos, a origem dessa terapia muito provavelmente se deu no Oriente há centenas de anos. Basicamente, é uma terapia que busca entender todas as funções do corpo através de suas terminações nervosas. Sabe-se que algumas extremidades do corpo, concentram diversas dessas terminações e que se estimuladas adequadamente, algumas funções específicas do corpo humano podem ser melhoradas.

As áreas do corpo que são estimuladas na reflexologia são coluna vertebral, orelha, mãos e pés.

3 – Acupuntura

A acupuntura é mais uma das terapias milenares chinesas que é utilizada no Ocidente, mela medicina alopática. Seu tratamento consiste basicamente na aplicação de agulhas em determinados pontos específicos do corpo humano. Os estímulos desses pontos contribuem para a melhora da imunidade, tratamento de diferentes doenças como sinusite, enxaqueca, asma e artrite.

A ideia da acupuntura é de que o corpo acumula energia em determinadas regiões, chamadas de meridianos e que se por um acaso, estiverem em desequilíbrio, inflamações podem ocorrer. Os sintomas são os mais diversos, desde fraqueza, cansaço e até dor.

A terapia holística está disponível em praticamente todas as regiões do país. É muito importante que você sempre procure um profissional devidamente habilitado pelos órgãos competentes. Afinal de contas, o seu objetivo é se tornar mais saudável.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário