Significado dos Sonhos

Sonhar com rato preto: qual o significado?

Sonhar com rato preto costuma ser algo bastante sintomático a respeito da situação de vida e, sobretudo, do ambiente e das pessoas que convivem com você. Isso acontece porque o fato do rato ser preto costuma ser bastante significativo: ele perde sua perspectiva de “cobaia”, adquirindo uma simbologia de peste muito mais relevante.

O próprio significado tradicional de rato é negativo por padrão: trata-se de um animal considerado sujo, portador de doenças e riscos, verdadeiramente considerado como uma praga.

De forma ainda mais agravada, sonhar com rato preto costuma indicá-lo como uma ameaça um pouco maior. Ratos pretos não são rotineiros em nossas vidas, e sua aparição é amedrontadora. Muitas pessoas, ainda, associam essa variação, a pestes muito conhecidas de nosso passado, como a própria peste negra, atribuída a ratos.

De forma mais sistemática, no entanto, pode-se considerar que sonhar com rato preto deve ser interpretado como uma soma dos dois principais elementos: o animal e a cor. A cor preta em um animal que é ameaçador geralmente indica que ele é perigoso, difícil de ser compreendido. Ele traz, em regra, algo que não é desejado.

Entenda melhor quais são as outras interpretações que podem ser atribuídas à ideia de sonhar com rato preto:

Indicativo de problemas

Uma das principais interpretações de um rato é o seu caráter de peste, de praga invasora. Neste sentido, sonhar com rato preto tende a ser um indicativo de que algo possivelmente está errado naquele contexto onde aparece.

Um local com ratos, por exemplo, não é um local onde desejamos estar. Se eles estão em nossa casa ou em nosso trabalho, isso indica que estes locais são desagradáveis para nós mesmos – seja em função daqueles que os frequentam, ou em função das atividades que ocorrem, chamando tudo aquilo que consideramos ruins.

Um local completamente dominado por ratos, por sua vez, é um local onde o caos foi instaurado de maneira definitiva. Pouco pode ser feito neste contexto – trata-se de um problema de difícil resolução, um desafio a ser combatido em sua vida.

Presságio ou indicativo de doença

Outro atributo que pode ser diretamente relacionado a sonhar com rato preto é a doença, a peste contra a saúde. Isso é especialmente verdade nos ratos que são pretos ou marrons, e um pouco menos comuns nos ratos brancos, geralmente associados a testes e laboratórios.

Ratos pretos são associados à praga, à infecção. Isso não foi estabelecido sem motivos no imaginário popular: a chamada Peste Negra, responsável por uma enorme devastação na população européia com a aglomeração das populações urbanas, foi transmitida especialmente por ratos.

No período, culpou-se os gatos como responsáveis, matando-os. Isso permitiu a proliferação de ratos, e a transmissão da doença. Desde o fim do surto, foi necessário estabelecer o medo de ratos como parte de um controle social de doenças, o que certamente contribui com a associação de sonhar com rato preto com a falta de saúde.

Indicação de algo considerado inferior, sem valor

Há uma expressão bastante conhecida na língua portuguesa – e em vários outros idiomas – que questiona se alguém é “um homem ou um rato”. Isso indica o quão superiores nos julgamos em relação aos ratos, pois eles vivem nos esgotos, no lixo, sendo considerados sujos e doentis.

Mais do que isso, aquele que é comparado com um rato, é alguém com o mesmo valor que estes animais: nenhum. Sonhar com rato preto em associação a alguém (inclusive com você mesmo), indica desprezo, mas não indica insignificância.

O fato de a cor do animal ser preta indica que ele é um risco, em certa medida. É diferente de sonhar com um rato branco, tipicamente associado a uma cobaia, um sujeito de testes que pouco sabe a respeito de sua própria realidade.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário