sonhar com bode
Significado dos Sonhos

Sonhar com bode: o que significa?

Embora possa parecer algo incomum para a maior parte das pessoas, a ideia de sonhar com bode é bastante significativa, pois reúne uma série de elementos simbólicos que são bastante afixados na cultura – sobretudo na porção ocidental do planeta.

sonhar com bode

Em uma perspectiva religiosa predominante no mundo ocidental, o bode pode representar um ser diretamente relacionado à culpa, à purificação ou – até mesmo – a rituais ocultistas. Por si só, essa variabilidade seria suficiente para uma análise bastante complexa do significado dos sonhos, mas ainda há diversas variações que precisam ser levadas em consideração.

Para muitas pessoas, o bode ainda é fonte de alimento ou de improvável resistência. Normalmente, ele é associado com o ideário de um ser engraçado – provavelmente como uma herança dos sátiros gregos.

É justamente neste misto verdadeiramente vasto de significados que a temática de sonhar com bode se faz tão rica. É sempre importante alinhar seu atual contexto de vida à situação que ocorre no sonho. Só assim é possível compreender qual das interpretações a seguir é a mais adequada para definir o significado do seu sonho:

Ideário religioso

Tradicionalmente, bodes, cabras, cordeiros, ovelhas e outros mamíferos de médio porte são utilizados para fins religiosos. No tronco judaico-cristão, por exemplo, estes animais representam a purificação e são oferecidos como um sinal de devoção – seja de maneira simbólica ou literal.

No caso do cristianismo, a própria figura central da religião é definida como o “cordeiro de Deus”, pois representa quem morreu em nome da humanidade para livrá-la de pecados. É possível que o bode apresente diversas características neste sentido – especialmente se você é devoto ou devota de alguma religião do tronco judaico-cristão.

Representação de um bode expiatório

Outra característica bastante tradicional atribuída aos bodes é justamente a versão mais “mundana” da perspectiva anterior: a ideia do bode expiatório. Trata-se de um animal simplesmente entregue para o sacrifício que perdoa alguma ação realizada pela pessoa que o entregou em sacrifício.

Em geral, este animal serve como uma metáfora para representar alguém que vive “pagando pelos pecados dos outros”, ou alguém que sofre em função das atitudes alheias. Se você sente que o bode representa você, a ideia geral é de sofrimento em função das ações de outras pessoas.

Necessidade de purificação

Considerando os exemplos anteriores, é natural entender que sonhar com bode é – em grande medida – o reflexo de alguma culpa que você sente em sua vida. Obviamente, isso é mais provável na medida do quanto você se insere neste contexto de concepção religiosa da imagética de um bode.

Se este for o seu caso, a interpretação tradicional é que a pessoa que entrega o bode para alguém é uma pessoa que sente a necessidade de se livrar de algum tipo de culpa pessoal. Se essa pessoa não for você, é possível que isso represente suas desconfianças em relação à forma como aquele indivíduo age.

Representação de algum projeto que precisa ser cuidado

Se você sonhar com bode ainda filhote, precisando de cuidado, a interpretação é bastante diferente dos casos anteriores, tendo um aspecto muito mais ligado à concepção geral dos mamíferos filhotes. Nestes casos, os pequenos animais possuem um significado parecido com o de bebês: projetos que precisam ser devidamente protegidos, nutridos e cuidados para que possam render frutos futuros.

Demonstração de resistência a despeito das aparências

Se você já viu um bode ao vivo, ou observou estes animais em algum programa de televisão que documentasse sua vida, deve saber que a despeito de parecerem pequenos animais magros e sem força, eles são extremamente resistentes, capazes de atacar e gerar alguns estragos.

Exatamente por isso, podem ser uma representação quase literal de um ser que parece frágil, mas é muito resistente. Se você passa por um momento de vida em que sua resistência e força é colocada à prova, este animal pode ser sua própria representação interior.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário