Significado dos Sonhos

Sonhar que está tomando banho: qual o significado?

Para muitas pessoas, a ideia de sonhar que está tomando banho pode ser algo completamente banal, sem um significado próprio. Este é um engano bastante comum entre pessoas que estão no início de seus estudos a respeito da interpretação de sonhos: o fato de uma certa atividade ser banal em nossa rotina desperta, não significa que essa atividade seja igualmente mecânica e sem um sentido específico em nossos sonhos.

No caso de sonhar que está tomando banho, especificamente, o caso é ainda mais significativo. Este tipo de imagem, em nossos sonhos, reúne uma série de símbolos e atos que são altamente significativos em um caráter analítico.

O banho é resumido, sobretudo, na presença da água. A água é tradicionalmente ligada ao aspecto emocional, na interpretação de sonhos, e sua presença raramente é sem significado. Além disso, o banho consiste em um processo de limpeza, de purificação, o que é igualmente importante para a análise.

Frente a estes dois elementos e os incontáveis componentes adicionais que podem participar de seu sonho, fica óbvio o quão significativo ele pode ser. Confira quais são as principais interpretações utilizadas para este tipo de sonho, e quais as análises que podem ser feitas para quando você sonhar que está tomando banho:

Necessidade de livrar-se de pensamentos ou hábitos negativos

Tomar um banho é, como já mencionado, um ato de purificação bastante característico. Embora seja algo estritamente físico no mundo desperto, pode ter um significado metafórico poderoso em nossos sonhos. Neste sentido, sonhar que está tomando banho tende a ser uma representação direta da ideia de que há algo sobre nós que precisa ser limpo ou purificado.

Sentimentos ruins, pensamentos nocivos ou hábitos que prejudicam a nós mesmos estão entre as principais coisas que precisam ser “limpas” de nosso corpo. A ideia central é que, após o banho, estejamos finalmente renovados em relação a esta coisa que precisava ser limpa de nós.

Em alguns casos, torna-se impossível limpar de fato aquela sujeira que está sobre o seu corpo. Neste caso, sonhar que está tomando banho pode ser uma referência a algo negativo do que você simplesmente não consegue se livrar.

Indicativo de certas emoções sendo despejadas sobre você

Ao abrir o chuveiro, você imediatamente deixa que a água seja despejada sobre você. Sendo a água um símbolo característico de nossos aspectos emocionais, a interpretação mais comum sobre isso é a ideia de que suas emoções estão banhando seu próprio corpo.

Neste caso, é útil observar alguns aspectos da água: ela é limpa ou suja? Quente ou fria? Você sente alívio ou dor ao entrar em contato com ela? Essas características podem representar uma série de aspectos importantes sobre como você observa suas próprias emoções no momento atual de sua vida.

Referência a algum sentimento de culpa

A necessidade de tomar um banho o quanto antes é, naturalmente, fruto de algum tipo de sujeira sobre nosso corpo. Em um sentido metafórico, essa sujeira pode ser algum sentimento ruim ou, sobretudo, a ideia de culpa.

A necessidade de lavar a culpa é um dos ícones mais comuns para o banho durante os sonhos, e certamente ocupa uma posição central na interpretação de seus possíveis significados.

Liberação de emoções reprimidas

Outra situação bem comum sobre sonhar que está tomando banho é o imaginário de que você quer muito realizar essa ação, mas simplesmente não consegue uma oportunidade para isso. Seja pela falta de água, de um banheiro disponível, ou de força para abrir o registro, a dificuldade de tomar banho indica sua incapacidade de liberar a água – que representa suas emoções.

Quando isso finalmente acontece, a imagética é de liberação de emoções que ficaram tanto tempo reprimidas, representadas através do desejo de tomar o banho, mas não conseguir.