Significado dos Sonhos

Sonhar com lua: o que quer dizer?

Sonhar com lua geralmente reflete algum caráter de misticismo ou mistério que passa por sua cabeça atualmente. Há, na lua, uma série de características desconhecidas, que sugerem algo que vemos todo dia, mas não conhecemos de fato, como uma verdade que só pode ser observada de um certo ângulo.

Além disso, as diferentes fases da lua podem ser muito sugestivas para a interpretação do significado de seu sonho. A periodicidade dessas mudanças costuma ser muito ligada à ideia de momentos passageiros da vida e, não raras vezes, à feminilidade e aos ciclos fisiológicos das mulheres.

Por essa variedade de significados, sonhar com lua é uma temática bastante rica, e sua interpretação exige um pouco de contextualização aplicada à sua vida atual. Assim, é possível identificar quais das interpretações a seguir são mais adequadas para explicar seu sonho, com base nos acontecimentos atuais de sua vida:

Algo escondido dentro de você

Sonhar com lua é uma típica representação de algo misterioso, difícil de ser compreendido. Um dos aspectos mais curiosos sobre a lua, em nosso imaginário, é a existência de um lado que a humanidade nunca conseguiu observar da terra – o lado escuro da lua.

Por isso, é possível que a representação deste corpo indique a existência de algum tipo de mistério em você, sugerindo muitas coisas que ainda precisam ser exploradas e conhecidas a respeito de si mesmo. Muitas vezes, trata-se de um sonho para pessoas que estão em um período de descoberta a respeito dos próprios traços e emoções.

Sensação de que você passa por uma fase de mudança

Outra imagética tipicamente associada à lua é a característica de mudança, de transição sempre curso que a influencia. Se você está passando por um período atual de mudanças significativas, é possível que sonhar com lua represente essa fase de constantes transições em sua vida.

Normalmente, trata-se de um sonho que surge para pessoas que consideram essas fases de sua vida como cíclicas – assim como as próprias fases da lua, que variam ao longo de todo o mês.

Melancolia, tristeza

Por estar associada à noite e à pálida luz que a torna visível, sonhar com lua pode ser uma representação direta de um momento de melancolia e tristeza em sua vida. Neste sentido, a representação da lua é diretamente associada a algo desagradável, uma situação em que suas frustrações não são agressivas – mas puramente melancólicas.

Representação do ciclo menstrual

Diversos povos antigos associavam a relação entre as fases da lua e o ciclo menstrual de uma mulher. A correlação é bastante evidente: os dois ciclos possuem um tempo mais ou menos equivalente, e ao longo do período há mudança perceptíveis no corpo e na lua.

Essa associação simbólica tão importante para as culturas antigas ainda faz parte do imaginário popular, permitindo associar sonhos com lua a temáticas pertinentes à questão hormonal feminina.

Sonhar que está na lua

Ao sonhar com lua como o local onde você está, é provável que o seu sonho represente o quanto você sente um deslocamento entre a realidade e seu contexto de vida atual. Normalmente, é um sonho que surge em momentos de grave incômodo psicológico ou emocional, sugerindo que a pessoa está passando por um período difícil.