Significado dos Sonhos

Sonhar com lobo: o que significa?

Sonhar com lobo é algo razoavelmente incomum para pessoas que não enxergam estes animais como parte de sua vida corriqueira. Seus significados, no entanto, são bastante relevantes, pois o imaginário popular é bastante desenvolvido em torno deste animal.

Lobos são iconicamente conhecidos como animais caçadores e sagazes. São seres solitários, mas capazes de se reunirem em matilhas para caçar e matar. A construção da ideia de um animal cruel e totalmente desenvolvido como um predador pode ser vista, por exemplo, no uso da expressão “lobo solitário” para indicar pessoas que cometem atentados e matam vários inocentes sem motivo aparente.

Mesmo que você não concorde com essa visão sobre os animais, é inevitável que a construção deste imaginário também ocorra para você – a menos, é claro, que você tenha contato direto com lobos (em seu trabalho, por exemplo), e os enxergue de forma completamente distinta.

Em função desta iconoclastia bem formulada em nosso imaginário, é possível interpretar o que significa sonhar com lobo de formas bastante assertivas. Entre as principais interpretações, destacam-se:

Referência a ações ou naturezas instintivas

Um lobo é um animal caçador por instinto. Ele devora suas presas para sobreviver porque isso simplesmente faz parte de sua natureza evolucionária. Por isso, é bastante comum que a figura de um lobo ou qualquer outro predador selvagem seja associada a pessoas que agem de maneira muito instintiva.

Neste caso, há dois aspectos diferentes da “ação instintiva”. O primeiro é mais direto: baseia-se na ideia de alguém que é precipitado, que não pensa muito antes de tomar suas decisões, mas mesmo assim consegue obter sucesso em suas empreitadas. O segundo aspecto é mais relacionado à ideia de alguém que é um predador instintivo, alguém que só consegue enxergar ganhos ao subjugar alguém ou algo.

Representação de alguém muito confiante e orgulhoso

Lobos também são tradicionalmente ligados à ideia de confiança e orgulho. Se você costuma assistir ao seriado Game of Thrones, por exemplo, pode observar um exemplo disso no fato de a família mais honrosa da série ter um lobo em sua bandeira, como representação desta característica de confiança e orgulho.

Em alguns casos, este é um elemento positivo. Em muitos outros, no entanto, a ideia de lobo é de alguém que não aceita baixar a cabeça ou seguir as decisões alheias. A compreensão de qual das duas representação dependerá, em seu sonho, dos elementos tradicionais.

Símbolo de ameaça e hostilidade

A expressão de “andar entre lobos” remete à ideia de estar em um ambiente hostil, no qual você pode ser atacado a qualquer momento por alguém poderoso o suficiente para “devorar” você. Por isso, sonhar com lobo pode ser uma representação de que você sente ameaças ao seu redor em sua vida desperta, e que pode estar correndo risco, tanto de forma física, quanto em relação à sua posição, seu emprego, suas amizades ou relacionamentos, por exemplo.

Indicativo de alguém solitário

Embora lobos não sejam absolutamente solitários, o imaginário popular costuma associar o animal a um comportamento mais individualizado e só. Por isso, sonhar com lobo pode ser uma referência a alguém que demonstre este tipo de comportamento, mas que ainda assim reúne forças para ser uma ameaça em algum sentido.