Significado dos Sonhos

Sonhar com irmãos: o que quer dizer?

Sonhar com irmãos é uma temática bastante recorrente para pessoas que tenham irmãos, pois normalmente fazer parte do convívio íntimo e dividem uma série de referências que podem ser facilmente associadas pelo imaginário, na ora de elaborar um sonho.

Em geral, irmãos são uma representação de fraternidade, apoio e relação familiar. Por outro lado, para pessoas que não possuem um relacionamento tão bom com seus irmãos, este tipo de temática pode ser um pouco mais desagradável, especialmente se trouxer à tona os assuntos tipicamente associados aos incômodos que estes irmãos causam.

Outro gatilho comum para sonhar com irmãos é a sensação de saudades – sobretudo relacionada a aspectos familiares. Trata-se de uma situação que costuma acontecer especialmente com pessoas que vivem longe de sua família.

Frente a tantas possibilidades distintas, é necessário contextualizar o que significa sonhar com irmãos, sempre relacionando a temática do seu sonho aos eventos recentes que podem influenciar o aparecimento de seus irmãos em um sonho:

Indicativo de saudades de seus irmãos

É muito comum que pessoas que já não moram junto aos seus familiares sintam saudades em relação a eles. Isso é especialmente verdade nos casos de irmãos que tinham uma relação muito próxima, mas que acabaram se afastando em função das demandas comuns da vida adulta.

Por vezes, algum assunto ou traço observado durante a sua rotina é suficiente para remeter a memórias tipicamente associadas ao irmão em questão, o que garante que ele seja trazido ao seu sonho como uma forma de compensar esse sentimento de saudade.

Necessidade de proteção ou apoio

Para muitas pessoas, um irmão representa alguém com quem confiar e em quem confiar nos momentos mais complicados da vida. Por isso, se você está passando por uma situação ruim, é possível que sonhar com irmão seja uma maneira de “aliviar” esse problema, garantindo um certo conforto ao menos no mundo dos sonhos.

Em alguns casos, sonhar com irmãos frente a uma situação ruim é um alerta de seu inconsciente para dizer que você precisa de ajuda o quanto antes para sair deste momento difícil.

Representação de alguém que você considera um irmão

Nem sempre sonhar com irmãos representa alguém que é efetivamente seu irmão. Uma temática bastante comum deste tipo de sonho é colocar algum amigo próximo junto aos seus irmãos, sugerindo que aquela pessoa é tão importante para você, que é considerada um irmão assim como aqueles que são ligados a você através do sangue. Em geral, considera-se esse sonho uma percepção de que tudo corre bem entre vocês.

Representação de seus aspectos masculinos

Sonhar com irmãos permite que você reflita sobre traços e características, quando você é homem, sem que seja necessário imaginar diretamente o seu corpo. Em geral, compartilha-se vários aspectos físicos e psicológicos com os próprios irmãos, o que permite refletir alguns de seus traços na imagem deles.

Dessa forma, sonhar com irmãos pode ser, na verdade, um sonho sobre você. Observar, neles, comportamentos detestáveis que você sabe também nutrir pode ser uma maneira de alertar sobre o quão incômodo é, em você, esse hábito que compartilha com eles.