Significado dos Sonhos

Sonhar com estrada: qual o significado?

enquanto dormimos. A imagem de uma estrada possui uma simbologia muito forte tanto nos sonhos quanto na linguagem, nas artes e em praticamente todos os aspectos que circundam nossa vida.

Uma estrada é um caminho feito para percorrer longas distâncias. Para irmos de um lugar a outro, percorremos uma estrada. Seguir a estrada correta nos leva ao local desejado, enquanto errar o caminho nos coloca em um local que não esperávamos chegar. Uma estrada em boas condições nos permite chegar ao destino de forma mais rápida, enquanto aquelas esburacadas e cheias de problemas nos fazem desviar dos obstáculos, dificultando o percurso.

Embora todos estes aspectos sejam representações físicas, da vida desperta, a respeito de estradas, é possível atribuir significados metafóricos para todas as expressões do parágrafo anterior. É exatamente por isso que sonhar com estrada é algo tão fértil para a interpretação dos sonhos. Cabe a você, portanto, entender as interpretações tradicionais a seguir e mesclá-las com as características que você vivencia em sua rotina.

Confira quais são os significados mais prováveis de sonhar com estrada:

A direção que você segue em sua vida

A estrada que você percorre representa a direção para a quão você está seguindo em sua vida. Metaforicamente, relaciona-se isso aos objetivos, os anseios e ambições de alguém. Neste caso, as condições da estrada, do clima e do meio de transporte que você utiliza para percorrer o caminho são bastante relevantes para uma interpretação mais precisa.

Uma estrada em boas condições, pela qual você trafega em alta velocidade, possui um claro significado de que tudo parece correr bem em sua vida, e que você está se aproximando de forma rápida de seus objetivos. Uma estrada cheia de obstáculos, por sua vez, representa as dificuldades pelas quais você parece estar passando em sua vida.

Encontrar ou não o destino correto

A capacidade de encontrar ou não o destino que você busca representa o quanto você se sente confiante a respeito da direção que você está seguindo. Se você costuma sonhar com estrada no sentido de estar perdido ou chegar a lugares indesejados, pode ser que esteja duvidando de seus objetivos de vida atuais.

Por outro lado, se você considera que tudo corre bem em sua vida, e sente que suas escolhas são acertadas, é muito mais provável que sonhe com mais frequência que chega a locais interessantes, em seu sonho.

Sonhar com estrada que você já conhece

Sonhar com estrada que você já conhece e pela qual fisicamente já passou pode ter um sentido diferente das metáforas anteriores. Neste caso, há tanto a interpretação tradicional da estrada como um caminho para alcançar o objetivo, quanto a de representação do local ao qual aquela estrada efetivamente leva.

Se você sonhar com uma estrada que leva a uma outra cidade – como sua cidade natal, por exemplo, caso more longe dela – é possível que esse sonho diga respeito ao seu desejo de visitar essa cidade, ou de retomar valores, características e relacionamentos que costuma atribuir a este local.

Sonhar com estrada bifurcada

Outro aspecto bastante recorrente e muito estudado neste tipo de sonho é a figura da estrada bifurcada. Neste caso, há a interpretação de que o caminho pelo qual você pode seguir com o objetivo de alcançar suas ambições parece ter se dividido. Um deles leva você até onde você deseja – o outro, provavelmente não.

Se você sabe por qual dos caminhos seguir, isso indica que você sente confiança a respeito das direções sendo tomadas em sua vida. Não saber, por outro lado, indica que você não tem tanto controle quanto pensa, e que decisões difíceis podem atrapalhar sua jornada.

A principal mensagem ao sonhar com estrada bifurcada é a de decisões difíceis: o quão certeira ou não, o quão simples ou difícil, ou quanta sinalização existe neste tipo de situação determinam muito sobre como você se sente nessa situação específica.