Significado dos Sonhos

Sonhar com doces: o que quer dizer?

A ideia de sonhar com doces está comumente associada a aspectos positivos da vida. Obviamente, como referência positiva, é possível que seu sonho indique a falta desta sensação de doçura em sua vida, por exemplo. Na maior parte dos casos, no entanto, a ideia de doce é diretamente ligada a bons acontecimentos, recompensas e sensação de satisfação.

Por isso, tradicionalmente, sonhar com doces pode indicar um momento de satisfação em sua vida, ou a necessidade deste tipo de momento, frente a fases difíceis que parecem rejeitar até mesmo as pequenas satisfações para você.

Entenda quais são as principais interpretações que podem ser feitas sobre sonhar com doces, e quais são as principais maneiras de interpretar este tipo de sonho:

Referência a alguém com comportamento doce

Como é comum associarmos doces a aspectos positivos, não é nada surpreendente que façamos este tipo de referência, também, a pessoas. Alguém com um comportamento doce é uma pessoa agradável, de fácil convívio.

Em alguns casos, o doce pode fazer uma referência a este tipo de pessoa. Muitas vezes, isso não acontece a partir de uma substituição, mas da representação da pessoa em contato com comidas doces, por exemplo, ligando-a à característica.

Representação de gratificação em relação a algo

Até mesmo de maneira fisiológica e não intencional, o doce consumido atua em nosso corpo gerando a sensação de prazer – o que inevitavelmente indica tratar-se de algo positivo. É comum que nosso organismo associe o seu consumo como uma recompensa por algo que foi feito anteriormente, mesmo que não percebamos essa característica.

Isso pode se refletir em nossos sonhos, onde receber ou comer um doce após uma certa atitude indica que interpretamos que merecemos uma gratificação pela atitude tomada. É importante observar qual foi a ação em questão, pois essa pode ser uma sugestão do que nosso subconsciente considera a atitude correta a ser tomada.

Indicativo de compensação da falta de prazeres na vida

Se, por um lado, os doces indicam algo de bom em nossa vida, é muito comum que sonhar com doces com muita frequência indique que nossa vida desperta simplesmente não apresenta muitos momentos prazerosos, em suas várias interpretações possíveis.

Neste caso, o sonho pode ser uma compensação metafórica da falta de fontes de prazeres em nossa vida cotidiana, indicando que é necessário haver algum tipo de compensação para as atividades desagradáveis ou insípidas que costumamos realizar no dia-a-dia. Trata-se de um aviso, uma maneira de nosso sub-consciente indicar que talvez estejamos negligenciando o corpo ou momentos de entretenimento.

Símbolo de aprovação, confirmação de algo

Há diversas ocasiões nas quais sonhar com doces pode ser uma representação positiva em relação a uma situação colocada no sonho. Neste caso, não se trata de uma recompensa, mas de um aspecto confirmador: receber o doce frente a certa dúvida pode ser nossa resposta inconsciente dizendo que “sim, este é o caminho, pois seu resultado é algo positivo”.

Expectativa para o acontecimento de algo bom

Outra circunstância bastante comum para sonhar com doces acontece em momentos mais tensos da vida ocorre quando há a possibilidade de uma grande novidade positiva, como uma possível promoção, uma possível gravidez, ou a reveleção de uma boa notícia.

Nestes casos, sonhar com doces é a própria concretização desta expectativa positiva em nossas vidas traduzindo-se como algo verdadeiro. Em outras palavras, é a associação as boas possibilidades e sua realização, em nossos desejos.

Possíveis referências à nutrição

Em alguns casos mais raros, geralmente associados por quem está passando por problemas de saúde, é possível que sonhar com doces tenha o aspecto propriamente nutricional e alimentar desta comida. Alguém que gosta muito de doces, mas teve seu consumo proibido em uma consulta médica, por exemplo, pode sonhar com o tema com certa frequência, em resposta à sua frustração cotidiana.