Significado dos Sonhos

Sonhar com dente caindo: qual o significado?

Sonhar com dente caindo é uma das temáticas mais comuns de sonhos, especialmente aqueles que levam em consideração nossa aparência física. A representatividade dos dentes, de maneira geral, é muito importante em nossas vidas: ele diz respeito à nossa saúde, ao cuidado que temos com nós mesmos, à beleza e, muitas vezes, à nossa condição social.

Não é à toa, portanto, que sonhar com dente caindo é um trauma razoavelmente comum. O dente é, ao mesmo tempo, o elemento necessário para que se possa dar um sorriso, por exemplo,  e um instrumento essencial para a alimentação.

Neste sentido, metaforicamente, o dente alimenta a sobrevivência, mas também faz parte de nossa vida social. Sonhar com problemas neles geralmente é um indicativo de medo, insegurança ou preocupação com a fraqueza.

Por isso, para interpretar este tipo de sonho, é necessário considerar o contexto que você vive em cada momento. Confira as formas mais tradicionais de entender o significado deste sonho:

Insegurança social

Se o sorriso é um de nossos principais cartões de visita frente à sociedade, não é difícil compreender o papel dos dentes em nossa vida social, de maneira indireta. Por isso, sonhar com dente caindo pode ser um poderoso reflexo de algum tipo de insegurança sentida de maneira pública.

Neste sentido, sonhar com dente caindo pode ser comparado, em alguns aspectos, aos sonhos nos quais estamos nus ou inapropriadamente vestidos em contextos sociais conhecidos. Trata-se de uma forma de demonstrar a insegurança e a dificuldade de adaptação. Perder os dentes é uma exposição pública, pois é difícil esconder o problema.

Arrependimento das palavras ditas

Em algumas ocasiões, os dentes podem representar, metaforicamente, as palavras – que também saem de nossa boca. Nestes casos, geralmente trata-se do arrependimento em relação a alguma briga ou fala cruel, na qual as palavras foram violentas e agressivas.

Essa violência seria metaforicamente capaz de quebrar seus próprios dentes, jogando-os para para de sua própria boca. Na maior parte das vezes, os dentes não simplesmente caem, neste tipo de sonho, mas são cuspidos.

Insegurança em relação à própria aparência

A ideia de sonhar com dente caindo também pode estar diretamente relacionada à forma como você sente sua própria aparência. Parte de ser belo frente às demandas sociais padrão é contar com dentes bonitos.

Se seus dentes estão caindo, isso pode ser interpretado como a perda definitiva de sua beleza. Trata-se de uma analogia em relação à sua própria concepção de adaptação frente às demandas do que é bonito ou feio na sociedade.

Medo do envelhecimento

Um dos inevitáveis processos que ocorrem durante o envelhecimento é a fragilidade dos dentes. A figura de pessoas idosas “banguelas” é muito comum em nosso imaginário, e é considerado natural pensar na perda de dentes para pessoas mais velhas.

Por isso, sonhar com dente caindo pode representar seu próprio medo de envelhecer, perdendo a saúde e as características típicas da jovialidade. Sendo a perda de dentes um indicativo do passar do tempo, sua ocorrência pode ser um indicativo direto do medo de envelhecer.