Significado dos Sonhos

Sonhar com cobra vermelha: o que quer dizer?

Sonhar com cobra vermelha é uma temática que, desde o início, demonstra algo de incomum na situação. Embora existam cobras vermelhas na natureza, não são elas que costumam ocupar o imaginário popular como o símbolo dos répteis que rastejam.

Cobras verdes, acinzentadas e até mesmo pretas são muito mais comuns nos sonhos. Por isso – a menos que você tenha passado por alguma experiência recente envolvendo uma cobra vermelha – é provável que exista uma razão bastante significativa para essa coloração.

Por isso, é necessário interpretar o significado de sonhar com cobra vermelha a partir de duas perspectivas que precisam estar relacionadas: em primeiro lugar, o significado tradicional de cobras em sonhos; em seguida, é importante dar atenção aos possíveis significados da cor vermelha associada ao animal. Somadas às suas experiências recentes e emoções, torna-se mais fácil compreender o que este sonho quer dizer para você. Confira:

As interpretações tradicionais de sonhar com cobra

Uma das interpretações mais utilizadas a respeito do significado de cobras em sonhos, atualmente, é a do psicanalista Carl Jung, conhecido pela vasta obra de interpretação dos sonhos. Para o profissional, as cobras eram representantes da transformação em nossas vidas.

O motivo para isso está no fato de as cobras trocarem de pele, passando por um recorrente processo de mudança e atualização. Se este fato ocorrer em seu sonho, é útil observar se a cor vermelha era presente na pele inicial e no couro mantido sobre ela. Caso contrário, a transição de uma cor para outra pode dizer muito a respeito do seu estado emocional.

Para além da análise de Jung, há as visões tradicionais a respeito de cobra: em geral, répteis amedrontadores, traiçoeiros e perigosos. A cobra levou a humanidade ao pecado original no tronco da sociedade judaico-cristã, e é um medo constante de quem vive nos locais onde elas habitam.

As possíveis aplicações da cor vermelha

Consideradas as explicações da cobra por si só, é necessário compreender sua coloração. O fato de você sonhar com cobra vermelha costuma ser bastante significativo em função de ser algo razoavelmente incomum.

O vermelho tende a demonstrar raiva, distinção. Na natureza, a cor vermelha em um animal costuma ser um sinal evolutivo de alerta: um animal que precisa ser visto como ameaçador para que outros seres sintam medo dele. Se você considera essa cor ameaçadora em uma cobra, pode se tratar da representação de um inimigo ou alguma ameaça que seja especialmente arriscada para você.

Sonhar com cobra vermelha picando você

Além de representar uma ameaça maior do que o esperado, uma cobra vermelha tende a ser uma referências a sentimentos mais explosivos, como a fúria, a raiva e a violência. Neste caso, a cobra costuma representar alguém que sente este tipo de emoção em relação a você. A cor pode indicar, portanto, que a cobra é alguém que nutre sentimentos tipicamente atribuídos ao vermelho – especialmente em sua perspectiva negativa, o que é demonstrado através da agressão que é a picada.

Venenosa ou não?

Ao sonhar com cobra vermelha, é interessante observar se você é capaz de identificar se a cobra é venenosa ou não. Se você for capaz de perceber que ela não é venenosa, essa é uma característica muito relevante.

Uma cobra vermelha tende a indicar o perigo, a fúria e os sentimentos exagerados e à flor da pele em relação a você. Se ela não é venenosa – diferente de tantas outras cobras – isso indica que essa pessoa apenas parece ameaçadora, mas na verdade é inofensiva.

Se o fato de não ser venenosa for especialmente destacado no sonho, sonhar com cobra vermelha pode indicar que você pode estar se preocupando demais com certas ameaças que não representam nenhum problema real para você.