Significado dos Sonhos

Sonhar com casamento: o que significa?

Sonhar com casamento exige um esforço significativo de interpretação das pessoas. Isso porque o casamento definitivamente não significa a mesma coisa para todo mundo – pelo contrário: casar-se pode ser um sonho ou um pesadelo. A pessoa com quem você sonha pode indicar algo bom ou ruim, a forma como o evento acontece, o fato de você estar casando ou assistindo o casamento e uma série de outras variáveis influenciam as possíveis interpretações deste evento.

Em outras palavras, sonhar com casamento pode ser tão complexo e bagunçado quanto a festa na realidade, e é necessário interpretar as várias características possíveis deste sonho para se chegar a uma possível conclusão. Além disso, é necessário incluir informações do contexto da pessoa que está sonhando com a situação, pois é do seu imaginário que a figura do casamento parte, e não do interpretador.

Por isso, toda a análise deve ser feita levando em consideração a forma como a pessoa se sente a respeito de casamentos, de maneira geral. Só então é possível utilizar as matrizes tradicionais para a interpretação do sonho:

Sonhar com casamento próprio

Sonhar que você está casando pode ser uma metáfora para vários aspectos da vida. Em geral, entende-se casamento como um compromisso sério e definitivo. Seu casamento pode representar, portanto, a absorção de um importante compromisso em sua vida – seja uma pessoa, um negócio, uma coisa ou uma promessa.

Neste sentido, é relevante considerar com quem você está casamento. Muitas vezes, a pessoa nem aparece, ou trata-se de alguém desconhecido. Nestes casos, a simbologia de assumir um compromisso toma uma maior importância. Se a pessoa for conhecida, pode representar algo sobre o seu relacionamento com essa pessoa – não necessariamente que você quer casar com ela, obviamente.

Possível indicativo de desejo

Se você já deseja casar há algum tempo, ou está em busca de alguém, é possível que sonhar com casamento simplesmente represente esse desejo. O casamento é uma das formas mais icônicas de demonstrar uma união duradoura. Isso significa que a ideia de casar está diretamente relacionada à ideia de sucesso em uma relação.

Por isso, é possível que o sonho não seja exatamente uma metáfora para algo, mas a representação do desejo de, efetivamente, encontrar alguém de forma mais duradoura.

Casando-se com o cônjuge atual

É comum que pessoas já casadas sonhem que estão casando novamente, com a mesma pessoa com quem já dividem seu casamento. Neste caso, o importante é observar seu sentimento em relação ao sonho: parece algo bom ou ruim?

Isso porque este tipo de sonho pode representar uma reafirmação do compromisso e dos sentimentos por essa pessoa, mas também pode ser um questionamento inconsciente em relação às escolhas do passado, se for interpretado de forma negativa.

Casando-se com um/uma ex

Sonhar com casamento em um relacionamento anterior não é motivo para desespero. Em geral, a formação deste sonho exige maturidade, tende a indicar que você compreende o fim da relação. Isso porque o casamento é um indicativo de compromisso em seu sentido tradicional: ele sela o destino de duas pessoas, inclusive seu término.

O casamento de outras pessoas

Ao sonhar com casamento em que outras pessoas são protagonistas, a ideia pode reunir uma infinidade de elementos. Neste caso, suas emoções sobre o evento são essenciais para a correta interpretação, novamente.

É necessário considerar quem são as pessoas que estão casando, como você se sente em relação a elas, e qual a sua proximidade. Muitas vezes, pode se tratar de uma reafirmação de sua independência, ao mesmo tempo em que pode indicar insatisfação com o fato de que outras pessoas conquistam o que você gostaria (caso queira se casar, por exemplo).