Significado dos Sonhos

Sonhar com carro: o que significa?

O ato de sonhar com carro pode apresentar um infinidade diferente de significados. Em geral, carros são associados com liberdade, velocidade e possibilidade de tomar novos rumos para seguir a vida. Representa, ainda, controle da situação e, dependendo do tipo do carro, diferentes propósitos de uso.

Para algumas pessoas – especialmente aquelas que costumam dirigir com frequência – sonhar com carro pode significar a própria extensão do corpo físico em diversos aspectos, e as condições do carro podem ser interpretadas como uma metáfora.

Para outras, que não dirigem, o carro pode ter um simbologia mais associada aos caminhos que toma, ou à pessoa que está dirigindo o carro. Por isso, é importante contextualizar o seu sonho em relação à sua realidade, antes de realizar uma interpretação definitiva sobre seus significados.

Saiba quais são as possíveis formas de entender o que significa sonhar com carro, para as diferentes pessoas:

Pessoas que dirigem

Como já mencionado, pessoas que tem o hábito de dirigir geralmente interpretam o carro como um extensão de seu próprio corpo: ele responde aos seus movimentos e guia de acordo com o que você deseja.

Por isso, o carro pode ser uma metáfora para o corpo físico, assim como sonhar com a própria casa pode representar algo semelhante. Ao mesmo tempo, o carro e o caminho que ele percorre podem ser uma simbologia para sua própria vida e, neste caso, o controle sobre o veículo pode tomar um papel central no sonho.

Pessoas que não dirigem

Para pessoas que não dirigem, sonhar com carro pode dizer ainda menos sobre o fato de se estar num carro, do que os componentes do sonho. Na maior parte destes casos, o que mais importa são as pessoas que estão dentro do carro ou o destino da viagem.

É muito comum sonhar que a pessoa está dirigindo para um local onde você não quer ir, por exemplo, indicando que você sente que sua vida pode estar rumando para lados que você não gostaria, sem que isso depende de você. Em outros casos, o carro pode significar seu relacionamento com a pessoa que está dirigindo, por exemplo.

Tipo e tamanho do veículo

Se você sonhar com carro sem necessariamente estar dentro dele, isso pode representar uma série de coisas que precisam de respostas para ser entendidas: qual o tipo e o tamanho do veículo estão entre as principais. Além disso, é necessário perguntar-se a quem o carro pertence, e qual o papel dele no sonho.

É comum sonhar que você está comprando um carro, por exemplo. Muitas vezes, isso pode ser um indicativo sobre como você interpreta sua vida, seu corpo ou seu futuro. Um carro esportivo, por exemplo, tende a indicar individualidade, enquanto uma SUV ou perua são tipicamente associadas a questões familiares.

Neste sentido, o tamanho também importa: carros grandes e imponentes costumam estar associados à ideia de segurança, e o mesmo pode ser dito quando o sonho faz questão de explicitar que trata-se de um veículo blindado.

Perdendo o controle do carro

Se seu carro pode simbolizar seu corpo ou sua vida, o significado de estar na estrada e perder o controle dele não é tão difícil assim de ser interpretado. Nada mais é do que a ideia de não estar no comando de seu próprio rumo.

Se você sonhar com carro perdendo o controle desta maneira, tente lembrar-se se há algum motivo específico para a perda de controle, ou se você simplesmente perdeu a direção sem saber a causa.

Carro roubado

Aqui existe uma outra simbologia muito significativa: ter roubado o símbolo de sua independência e o responsável por dar a direção desejada em sua vida. Ter o carro roubado em sonho pode significar que você sente que fatores externos estão retirando suas possibilidades de seguir em frente.