Significado dos Sonhos

Sonhar com barata na boca: qual o significado?

Não é necessário dizer o quanto sonhar com barata na boca está longe de ser uma temática ligada a uma boa noite de sono, ou a um estado emocional tranquilo. Possivelmente, essa está entre as temáticas mais incômodos que podemos imaginar – sobretudo considerando aquelas que estão dentro do campo das possibilidades do mundo desperto.

A despeito do quão nojento possa parecer, é inegável que sonhar com barata na boca é uma temática que apresenta uma gigantesca carga simbólica, pois indica algo de podre e desagradável convivendo com nossas palavras e com tudo aquilo que dizemos para as outras pessoas.

Torna-se, neste sentido, bastante clara a metáfora do que significa sonhar com barata na boca. Confira quais são as possíveis representações para este tipo de temática, e saiba o que pode ser entendido a partir dessa incômoda mensagem do subconsciente:

Arrependimento por algo dito

Nas metáforas sonhadas, é muito comum a associação entre algo físico em nosso corpo a algo menos palpável que seja ligado a este mesmo lugar. É por isso, por exemplo, que os cabelos costumam representar nossos pensamentos, e os dentes podem ser ligados a palavras ditas.

Seguindo essa mesma lógica, sonhar com barata na boca pode ser uma relação direta a algo que falamos e suas consequências. Não é difícil imaginar, nesse sentido, que provavelmente se trate de algo que nos arrependemos. Tamanho é este arrependimento que essas palavras se converteram em algo absolutamente incômodo para você, como baratas que habitam sua própria boca.

Indicativo de que suas palavras não têm valor

Além do óbvio arrependimento em relação a alguma coisa que você disse, é possível que as baratas em sua boca indiquem que você considera essas palavras desprezíveis. Baratas são tipicamente associadas ao esgoto, às coisas que não possuem nenhum valor e só geram problemas.

Por isso, se é assim que você se sente em relação às suas palavras, é bastante provável que essa representação passe a fazer parte de sua vida, sugerindo o quão desprezível foi aquilo que você disse.

Podridão interna

Ao sonhar com barata na boca, você considera que a pessoa que sofre com esse problema surreal – seja ela você ou alguma outra pessoa – é feita do mesmo tipo de material que atrai as baratas. Se as baratas são vindas, normalmente, do esgoto, é lógica a metáfora de que sonhar com barata na boca sugere que essa pessoa é podre como um esgoto, ou como os detestáveis lugares onde vivem as baratas.

Em outras palavras, trata-se de uma sugestão de que essa pessoa vive internamente em uma situação imunda, e que tudo aquilo que faz parece ser afetado por essa sujeira de caráter que marca o seu interior.

Consequências por suas mentiras

Assim como no tópico que relacionada as baratas em sua boca ao arrependimento por algo que foi dito, é possível que sonhar com barata na boca seja a consequência de uma mentira contada, para além da ideia de algo do que você se arrependeu.

Quando as baratas são uma consequência, isso indica que sua própria mentira afetou você. Em outras palavras, é a representação de que suas tentativas de prejudicar alguém se converteram em uma situação ainda mais trágica para você – como uma espécie de tiro pela culatra.

Indicativo de saúde fragilizada

Se as baratas representam a podridão e algo insalubre, é natural imaginar que sonhar com barata na boca seja uma referência a um organismo que não tem mais saúde considerável. Em outras palavras, trata-se de uma clara referência à ideia de que seu corpo está “podre” por dentro – o bastante para que baratas vivam nele.