Significado dos Sonhos

Sonhar com avó que já morreu: o que significa?

Sonhar com avó que já morreu está entre as temáticas altamente abstratas que podem ser trazidas para nossos sonhos. De maneira geral, todo sonho protagonizado por outra pessoa tende a ser complexo, mas aqueles que incluem pais, avós e irmãos, por exemplo, estão entre os mais variáveis.

Isso acontece porque avós podem ser uma fonte de nostalgia, para alguns, de segurança para outros, ou – até mesmo – de traumas de infância, para alguns. Há quem nunca tenha conhecido sua avó, por exemplo, o que não impede que sonhos com a figura observada em fotos e filmagens aconteçam. Tantas outras pessoas enxergam nos avós a figura tipicamente associada a mães e pais, em função de sua criação.

É exatamente por isso que é necessário, antes de mais nada, levar em consideração quais são as suas próprias referências em relação ao significado da avó em questão, para a sua vida. Só então, com estes sentimentos já estabelecidos, deve-se utilizar as formas tradicionais de interpretação para considerar quais são os possíveis significados de sonhar com avó que já morreu, para o seu caso específico:

Desmantelamento familiar

Para muitas pessoas, a figura de uma avó está associada ao elemento central da unidade familiar. Geralmente, é em torno dessa pessoa que muitas família encontram-se após décadas para a reunião daquilo que construíram ao longo de sua história.

Por isso, é bastante comum sonhar com avó que já morreu – mesmo que muitos anos tenham se passado desde então – quando parece haver uma divisão dessa família. Casos de divórcio, brigas familiares ou, até mesmo, o afastamento natural que o tempo gera são situações que costumam estimular o aparecimento deste tipo de sonho.

O aumento da dureza do contexto ao seu redor

Na maior parte dos casos (embora existam várias exceções), a avó é a pessoa que oferece várias características maternais, como proteção, carinho e afeto, mas não reúne os elementos mais duros que mães e pais costumam ter. Trata-se da velha ideia de que “na casa da vovó, tudo é permitido”. Não raras vezes, é ela quem deixa a criança comer a sobremesa antes da janta e “pular” o banho antes de dormir.

Sonhar com avó que já morreu pode ser um lembrete de seu inconsciente de que o mundo ao ser redor parece não oferecer mais essas facilidades e mimos. Essa pessoa, quando morta, leva consigo a possibilidade de viver sem as regras duras e as cobranças impostas em todos os outros lugares.

Nostalgia

Muitas vezes, sonhar com avó que já morreu é uma tentativa psicológica que retornar ao tempo e que essa pessoas estava viva – geralmente, partes de nossa infância nas quais havia menos cobranças e pressões.

Muitas pessoas associam seus avós às férias, um período com ainda menos responsabilidades do que a infância já costuma oferecer. Por isso, é natural que este tipo de sonho venha à tona em momento que você vive um grande estresse, e enxerga naquele passado infantil um tempo menos complicado.

Saudades da pessoa que já faleceu

Muitas vezes, é possível que algum som, algum aroma, alguma comida ou qualquer outro elemento de seu dia tenha reativado memórias saudosas em relação a essa avó que já morreu. Na hora de dormir, essa lembrança que talvez você nem mesmo tenha associado com a pessoa durante o dia pode retornar em forma de sonho, relembrando a avó em momentos provavelmente associados ao estímulo externo em questão.