Significado dos Sonhos

Sonhar com árvore seca: o que quer dizer?

Os possíveis significados para sonhar com árvore seca são variados, e só podem ser corretamente interpretados quando associados às situações de vida atuais pelas quais você passa ou passou recentemente.

Por um lado, sonhar com árvores seca pode ser uma simples representação de tristeza, como uma referência a algo que está perdendo a vitalidade e enfraquece aos poucos em função do ambiente no qual vive.

Por outro lado, sonhar com árvore seca pode ser uma referência à falta de fertilidade e a eventuais preocupações com a vida sexual de alguém que – até pouco tempo atrás – parecia perfeitamente saudável.

A verdade é que a riqueza de possibilidades que uma árvore pode representar torna sua interpretação um tanto quanto difícil, sendo necessário associar o elemento às suas experiências de vida mais recente. Dessa forma, será possível identificar quais das interpretações a seguir são mais adequadas para o seu caso:

Representação de melancolia e tristeza

Sonhar com árvore seca é uma típica representação de morte, de outono, de fraqueza. São todas imagens tipicamente associadas à ideia de tristeza e melancolia, sugerindo que este é o seu estado emocional atual que precisa ser vencido.

Algo sólido e forte que começou a enfraquecer

Uma árvore é um símbolo tradicional de força e manutenção. Quando sua fragilidade é perceptível, entende-se que aquilo em que se acreditava tanto no vigor, finalmente passou a ceder. Essa pode ser uma representação de sua saúde, ou até mesmo a representação de que suas raízes já não são tão fortes quanto eram até então.

Preocupações em relação à fertilidade

Todas as plantas podem ser utilizadas como uma demonstração tradicional de fertilidade e assuntos relacionados a essa temática. Plantas produzem sementes e são capazes de garantir o futuro de uma infinidade de outros indivíduos de sua espécie.

Quando uma planta está seca e demonstra estar com problemas em relação à sua saúde, há uma clara ideia de que ela não é capaz de reproduzir mais, sugerindo que você está passando por preocupações quanto à fertilidade. Essa é uma temática especialmente comum para pessoas que pensam em ter filhos, e que se sentem frustradas ao não conseguirem alcançar tal objetivo.

No caso de uma árvore, há uma proposta adicional relacionada à vida sexual: normalmente, uma árvore representa o vigor, a potência e a saúde. Uma árvore seca representa justamente o oposto disso: torna-se menos forte e – com o tempo – sabe-se que irá cair. Por isso, pessoas que estão passando por problemas de impotência sexual também costumam sonhar com essa temática com alguma frequência.

Preocupações com sua vida financeira

Muitas vezes, árvores são associadas à ideia de dinheiro. De forma geral, quando uma planta parece saudável e com boa saúde, entende-se que é um momento de boas colheitas, indicando que há uma expectativa de certa riqueza aproximando-se de você.

Quando, por outro lado, você sonhar com árvore seca, há uma referência a uma situação difícil, um momento de poucas oportunidades disponíveis. Entende-se, neste caso, uma situação semelhante à expressão “vacas magras”, em nossa linguagem. Trata-se da expressão de um momento difícil através da imagem extremamente fragilizada de um elemento que traz riqueza.