Horóscopo

Os 12 signos do zodíaco e suas características

Os 12 signos do zodíaco representam a divisão equalitária do círculo do zodíaco em doze partes. Este círculo inicia-se no ponto no qual o sol se encontra no início da primavera do hemisfério norte – o que significa que a abordagem é feita de maneira geométrica. Dos 360 graus deste círculo, cada signo representa a posição solar em uma área de 30 graus durante o ano, o que representa cerca de um mês para cada signo.

Isso significa que a primavera norte inicia-se em Áries, e 30 graus da movimentação de nossa posição em relação ao sol depois, a estação atinge seu ápice e entra em Touro, que – 30 graus à frente – dá lugar ao signo de Gêmeos, que encerra nosso outono. Essa sequência é perfeitamente equilibrada com a passagem das estações e do ano.

As qualidade de cada signo são definidas pela forma como os planetas – nesta posição solar – estão distribuídos em relação à terra, e essas qualidades definem certos traços de personalidade. Por isso, saber o sol de nossos signos auxilia a compreender alguns de nossos traços e comportamentos:

Aquário

O signo de Aquário é considerado um dos signos do elemento ar, e está sempre ligado à ideia de mudança. As pessoas regidas por este signo são cheias de originalidade e de ideias únicas, com uma mente muito ativa. São pessoas sempre ligadas e inteligentes, mas que podem ter dificuldade de foco, perdidas em suas própria atividade constante.

Em geral, são pessoas que tentam absorver mais do que são capazes de lidar em qualquer área na qual se proponham a atuar, o que pode se tornar um problema significativo, se não for cuidadosamente observado.

Libra

Outro signo típico do ar, o signo de Libra também está associado à inovação e à abertura a mudanças. Trata-se, no entanto, de um signo muito mais equilibrado que o de aquário, e é capaz de trazer harmonia para muitas pessoa, a despeito de sua característica indecisão.

Entre os 12 signos do zodíaco aqueles com o sol em Libra possivelmente são os que mais podem conflitar em sua própria personalidade: são pessoas calmas, mas constantemente indecisas e – em certos casos – podendo até mesmo apresentar ansiedade.

Gêmeos

O último signo do elemento ar, quem possui o sol em gêmeos deve conformar-se com o fato de provavelmente carregar o menos estável entre os 12 signos do zodíaco. São pessoas que sempre buscam por mudanças e novas características em todos os aspectos de sua vida.

Sua jornada costuma ser de busca constante por algo que não sabem definir, mas gostam de mostrar de alguma maneira. Essas pessoas também precisam de espaço para demonstrar um pouco de sua vaidade, sempre que possível.

Capricórnio

O signo cardinal entre os três que são ligados ao elemento terra é o de Capricórnio. Surpreendentemente, trata-se de um signo aberto a certas mudanças, mas não para todas aquelas que surgirem subitamente em seu caminho.

São pessoas que tendem a manter um certo método que sabem funcionar, e encontram paz na organização e naquilo que dá certo. Muitas vezes, são pessoas obstinadas em seus objetivos, com alta taxa de sucesso e rejeição a falhas.

Virgem

O signo de virgem é o mais mutável entre aqueles ligados à terra. Embora sejam pessoas complicadas em relação às necessidades emocionais e costumem ser muito teimosas nesses aspecto, são muito mais flexíveis que pessoas de Capricórnio e Touro – ambas associadas à terra.

São pessoas confiáveis e cuidadosas, mas ainda assim flexíveis o suficiente para viverem aventuras mais intensas. Muitas vezes, precisam dar prioridade a seus aspectos internos para obterem mais satisfação.

Touro

Pessoas com o sol em touro tendem a ser os mais estáveis entre todos aqueles ligados à terra. Isso pode fazer deles, também, os mais teimosos entre os 12 signos do zodíaco, especialmente no que diz respeito à mudança.

São, no entanto, inteligentes, confiáveis e buscam desenvolvem bases sólidas para todos os aspectos de sua vida. São pessoas que precisam de algo sólido e seguro para, só então, aproveitarem aspectos mais flexíveis da vida.

Sagitário

O signo de Sagitário é o primeiro em nossa lista no elemento fogo. São pessoas idealistas, em busca de novas experiências cada vez mais intensas e mais altas. Junto ao signo de Gêmeos, possivelmente adquirem o status de mais ambiciosos entre os 12 signos do zodíaco. São, no entanto, pessoas gentis e menos abruptas que os outros signos do fogo.

Leão

Pessoas do signo de Leão inevitavelmente buscam ser o centro das atenções para todos que estão ao seu redor. Não são exatamente propensos à mudança: são orgulhosos e constantes, e raramente abrem espaço para o novo. São pessoas apaixonadas que auxiliam a manter o equilíbrio das coisas ao seu redor.

Áries

Se os signos do elemento fogo representam um traço temperamental, são as pessoas de Áries aquelas que, entre os 12 signos do zodíaco, mais demonstram tal traço. São pessoas dinâmicas, cheias de energia, que raramente desaceleram o passo ou olham para o passado. São entusiasmadas e líderes naturais, que – com um pouco de auto-controle – são capazes de destinar seu foco ao sucesso de seus objetivos.

Peixes

O signo de Peixes é um signo associado à água, e representa um verdadeiro oceano de profundidade em seus vários aspectos – seja para o lado bom, ou para o lado ruim. Aqueles que nascem com o sol em Peixes apresentam dificuldade de descobrir qual é sua missão e seu caminho na vida, embora costumeiramente tenham muitos talentos.

Muitas vezes, estes talentos são escondidos e exigem uma longa jornada até sua aceitação e auto-permissão de compartilhamento com o resto do mundo.

Escorpião

Aqueles que nascem sob o signo de escorpião são consideradas pessoas profundas, de sentimentos e características escondidas. Muitas vezes, conflitam com seus próprios sentimentos por uma incapacidade de percebê-los como parte de si, e tendem a ser pessoas um pouco mais reservadas.

Câncer

O último em nossa lista dos 12 signos do zodíaco, câncer é o signo cardinal do elemento água. Gera traços de compaixão e cuidado em relação a todas as pessoas. São pessoas com a mente o o coração aberto, mas capazes de se fecharem rapidamente uma vez que são magoadas. Sua bondade e abertura muitas vezes colocam essas pessoas em situações difíceis, nas quais sofrem em função de sua falta de desconfiança.