Sonhar com macaco preto
Significado dos Sonhos

Sonhar com macaco preto: qual o significado?

Embora pareça uma temática bastante simples, sonhar com macaco preto exige algumas interpretações bastante sofisticadas sobre o significado dos símbolos e elementos metafóricos que aparecem em nossos sonhos, o que torna bastante útil entender as diferentes possibilidades apresentadas por este contexto.

Sonhar com macaco preto

Em primeiro lugar, há a imagética do macaco. Por si só, sua representação é bastante variada: um pequeno macaco pode representar desde a falta de um bom comportamento e um indicativo de um ser menos evoluído que você, até uma representação de carinho e impulsos instintivos. Um macaco grande, por sua vez, pode representar um risco ou uma posição dominante dentro de um certo contexto em sua vida.

A cor preta presente na ideia de sonhar com macaco preto também é um tanto quanto complicada: não há nada de incomum ou estranho em sonhar com macaco preto, assim como macacos acinzentados ou marrons. Por isso, é relevante que você tente identificar se os elementos de seu sonho sugerem que a cor preta é determinante para o seu significado. Em geral, sua coloração só será relevante em temática relacionadas ao luto, à tristeza e à melancolia. Na grande maioria dos sonhos, no entanto, um macaco preto é simplesmente um macaco com coloração padrão.

Com estes cuidados e análises em mente, pode-se interpretar o significado deste tipo de sonho de maneiras distintas:

Alguém que tenha um comportamento “sapeca”

Fazer macaquice é uma expressão bastante presente na linguagem popular, e indica um comportamento sapeca, sem muitos limites ou percepção de consequências. Neste sentido, uma pessoa representada por um macaco com comportamento incontrolável é alguém que percebemos como inconstante e pouco adaptada ao seu contexto.

É bastante comum que este tipo de associação seja feita com crianças que são muito “sapecas” e parecem estar sempre com sua energia no ápice. Outra associação comum é a de adultos que parecem agir como crianças, sem nenhum tipo de senso de responsabilidade ou adequação às circunstâncias.

Uma pessoa pouco evoluída

Biologicamente e historicamente, entendemos que a evolução da humanidade parte dos macacos, de maneira simplificada. Significa dizer que somos uma espécie mais evoluída que nossos parentes não humanos – o que geralmente é interpretado como um avanço positivo na escala de capacidades.

Perceber, em um macaco, a representação de uma pessoa que você conheça, é perceber aquela pessoa como menos evoluída que você. Essa associação pode sugerir desprezo ou medo em relação ao comportamento pouco racional deste indivíduo.

Representação de alguém que sempre parece agir de forma instintiva

Como mencionado no trecho anterior, a racionalidade é um dos aspectos centrais da diferenciação entre seres humanos e macacos. Alguém que parece sempre agir por impulso, como uma reação instintiva a todas as coisas que acontecem em sua frente, é uma pessoa facilmente associada à imagem de um macaco, à imagem da falta de racionalidade.

Se você conhece uma pessoa explosiva, que age por impulso e parece atrapalhar várias situações em função deste comportamento, é possível que sonhar com macaco preto referencie este comportamento desagradável.

Este tipo de sonho é muito mais comum quando o comportamento impulso dessa pessoa está causando problemas em sua vida. Seja no ambiente de trabalho ou em seu âmbito pessoal, a representação de um macaco sempre indica problemas nas proximidades.

Sonhar com grande gorila

Se, na maior parte das vezes, sonhar com macaco preto costuma representar uma pessoa com comportamento um tanto quanto instável e instintivo, é possível que o contexto seja bem diferente quando o macaco em questão é grande e forte, como um gorila.

Neste caso, o primata é a representação de alguém que toma para si a posição de liderança, e parece estar sempre em busca do domínio de um certo ambiente.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário