Significado dos Sonhos

Sonhar com dente quebrado: o que significa?

Sonhar com dente quebrado é uma experiência pela qual a grande maioria das pessoas já passou. Este sonho, assim como suas variações (estar banguela, perder dentes, estar com os dentes frouxos) reúne alguns dos medos inconscientes mais comuns e presentes em nossa rotina.

Quando estamos acordados, os dentes representam ferramentas absolutamente importantes de nossos corpos: é com eles que mastigamos a comida necessária para a nutrição, o que os torna essenciais. É, por outro lado, uma característica estética: dentes bonitos são bem recebidos na sociedade. Dentes feios ou caídos, por sua vez, são associados a coisas ruins.

Dessa forma, sonhar com dente quebrado pode ser a reunião de diversos medos, incluindo fraqueza física e dificuldade de adaptação por um lado, e alta de aceitação social e vexame público de outro. Entenda o significa de sonhar com dente quebrado e suas possíveis interpretações, que podem apontar um caminho para entender seus sonhos:

Possíveis interpretações de sonhar com dente quebrado

Há diversas interpretações possíveis ao se sonhar com dente quebrado. Elas podem ser divididas em dois grupos maiores: o aspecto social, e o aspecto prático – ambos incômodos, e com significados distintos.

Preocupação com a aparência

Um dos motivos que leva alguém a sonhar com dente quebrado está relacionado à insegurança de estar nessa situação em frente a alguém, especialmente em frente a pessoas por quem se sinta atraído, ou por quem nutra um respeito especial.

É uma explicação especialmente comum para pessoas que são socialmente inseguras, ou para aquelas que valorizam demais sua aparência físcia.

Medo de envelhecer

Um dos motivos que leva dentes a caírem é a idade avançada. Pessoas com medo do envelhecimento e de seus efeitos no corpo são mais propensas a sonhar com dente quebrado ou caindo, sugerindo que o tempo está passando e que o envelhecimento é inevitável.

Percepção de hábitos errados

É muito comum que pessoas leiam ou assistam algo sobre a alimentação e percebam estar fazendo algo inadequado e, na mesma noite, sonharem que seus dentes estão quebrando ou caindo. Trata-se de um efeito comum que susto em relação às práticas habituais. Neste caso, trata-se da internalização da ideia de estar fazendo errado e colocando a própria saúde em risco.

Arrependimento de algo falado

Há certas coisas ditas que soam como uma verdadeira violência contra os outros. Como essa violência sai da boca, é comum que pessoas arrependidas por algo dito sonhem que seus dentes quebraram ou caíram na frente da pessoa que ofenderam. É um retrato simbólico em relação à forma como interpretamos aquilo que foi dito.

Vergonha ou fobia social

Outra característica comum entre pessoas que costumam ter esse tipo de sonho, é a vergonha – ou o medo de passar vergonha em frente a outras pessoas. Neste sentido, sonhar com dente quebrado é muito semelhante a sonhar com a situação de estar nu em local público: é uma exposição, uma vergonha compartilhada frente a todos os outros.

Problemas físicos com os dentes

Outra explicação bastante comum e plausível, é você estar sentindo dores nos dentes ao sonhar com dente quebrado. O sonho pode ser resultado das dores externas, sentidas no corpo enquanto dormimos. Se o sonho for recorrente e você acordar com dores ou sensibilidade nos dentes, é importante ir a um dentista imediatamente.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário