sonhar com cobra cinza
Significado dos Sonhos

Sonhar com cobra cinza: qual o significado?

Não é nenhum segredo que as cobras representam os principais “inimigos” das temáticas de sonhos – e sonhar com cobra cinza não foge da regra. Para a gigantesca maioria das pessoas, cobras não são exatamente sinais de bom presságio para a vida.

sonhar com cobra cinza

São interpretadas como animais traiçoeiros, perigosos, que atacam e levam a problemas. Cobras são mortais e, para os mais religiosos, podem representar até mesmo o pecado, a enganação. Sonhar com cobra cinza, por sua vez, adiciona todas as características atribuídas a essa cor curiosa.

O cinza indica um carregamento emocional turvo – algo que não é nem branco nem preto. Além disso, tende a representar sentimentos melancólicos ou confusos, bem como situações de indecisão. Em seus aspectos um pouco mais positivos, o cinza pode representar a autoridade equilibrada, a neutralidade.

A temática de sonhar com cobra cinza, portanto, exige a reunião destes diferentes aspectos a serem interpretados. Por isso, é sempre útil reunir as análises tradicionais sobre o assunto ao contexto pelo qual sua vida passa atualmente. Confira:

As cobras e os psicanalistas

Dois dos mais tradicionais psicanalistas da história – Sigmund Freud e Carl Jung – consideravam que cobras eram ícones bastante representativos sobre o estado emocional de alguém.

Para Freud, estes répteis eram símbolos fálicos, representando figuras masculinas que poderiam ser atrativas ou ameaçadoras. Adicionando-se a coloração, pode-se somar um caráter dúbio a essa representação masculina, indicando que você vive em uma mescla de percepções entre a atração e o medo.

Para Jung, a cobra é um símbolo da transformação, na medida em que troca sua cama exterior periodicamente. Neste caso, a cor cinza pode ser ainda mais significativa. Sonhar com cobra cinza pode representar uma transformação equilibrada, que não precisa seguir por caminhos extremos para encontrar seu propósito.

O tipo da cobra em um sonho

Igualmente fundamental para interpretar corretamente o que significa sonhar com cobra cinza é dar atenção para o tipo de cobra que faz parte do sonho. A coloração cinza tende a indicar poder, pois representa algo equilibrado, sábio. Não necessariamente há o indicativo de que este animal é perigoso ou não, no entanto, através da cor.

Normalmente, este indicativo parte do tipo da cobra. Uma cobra cinza que seja constritora – como uma jiboia nessa coloração – costuma indicar alguém ou algum perigo em sua vida que parece restringir suas opções. Trata-se, portanto, da referência a algo que parece sufocar você e suas ações.

Cobras venenosas, como najas, indicam que essa autoridade cinzenta é – além de poderosa – muito nociva para você e aqueles que estão ao seu redor. Trata-se de um animal capaz de envenenar a todos, indicando que é um risco com o qual você precisa lidar.

Já uma pequena cobra acinzentada de jardim, por exemplo, indica que – a despeito de ser uma cobra e gerar medo – essa ameaça não é exatamente nociva para você e para as pessoas que você ama. Trata-se de algo que até é capaz de atacar e gerar alguns problemas, mas seu potencial nocivo é muito reduzido.

Alguém traiçoeiro, manipular

Sonhar com cobra cinza é a situação especialmente propícia para o caráter de “traidora” tipicamente atribuída às cobras desde as mitologias do tronco judaico-cristão. A ideia de que a cobra é um animal baixo, que rasteja e engana com a intenção de realizar os desejos ruinis associa-se muito bem com a ideia de confusão, neutralidade e falta de clareza da cor cinza.

Por isso, é especialmente comum que a ideia de cobra traiçoeira seja “pintada” nessa cor.  Trata-se de um sonho que representa sua preocupação com alguém que tende a manipular e enganar os outros em seu círculo de convívio, e que você considera ser uma ameaça para o equilíbrio deste ambiente.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário