Significado dos Sonhos

Sonhar com pescaria: o que significa?

Sonhar com pescaria é algo bastante simbólico em uma série de sentidos diferentes. Em primeiro lugar, o peixe possui vários significados: trata-se de uma representação do alimento, da pureza e – em alguns casos – até mesmo da cristandade.

A ideia de pescar, por outro lado, está obviamente associada às águas, que é uma representação tradicional dos aspectos emocionais do subconsciente e de várias outras características internas do ser humano.

Em outras palavras, pescar é o indicativo de uma exploração interna da consciente, a tentativa de se obter algum resultado, de buscar algo nas profundezas de nossas emoções e trazer para a superfície de nossa vida perceptível.

A partir dessas noções, é possível compreender as interpretações para o seu sonho, adaptando-as de acordo com o seu próprio contexto de vida e, claro, experiências pelas quais já passou e passa na atualidade:

Exploração do inconsciente

Pescar consiste em buscar por um resultado nas profundezas das águas, sem enxergarmos exatamente o que acontece nelas. Se as águas tendem a representar nossa inconsciência e nossos aspectos emocionais mais relevantes, é coerente entendermos que a tentativa de pescar reflete a intenção de encontrar algo relevante nesse campo.

Por isso, uma pescaria reflete uma busca, onde o peixe representa respostas, emoções ou entendimentos a respeito daquilo que normalmente está submerso em nossas vidas.

Confronto com suas próprias emoções

De maneira geral, pode-se entender a ideia de sonhar com pescaria como uma temática na qual você “batalha” contra o peixe: de um lado, ele tenta manter-se nas profundezas; do outro, você tenta trazê-lo à superfície.

Na metáfora de nossos sonhos, isso representa a necessidade de assumir certas posições e emoções, contra o desejo de mantê-las afastadas de nossa consciência. Não raras vezes, é apenas no mundo dos sonhos que conseguimos assumir questões que incomodam nossa vida desperta, e essa batalha pode ser refletida através de uma pescaria complicada.

Busca por novas ideias e soluções

Sonhar com pescaria é, em grande medida, a representação da busca por algo importante nas profundezas das águas. Embora normalmente essa característica esteja ligada a sentimentos e emoções, é possível que diga respeito a ideias, projetos e perspectivas.

O sonho, neste caso, reflete a fato de você saber que certas soluções e ideias importantes já estão dentro de você, só precisam ser encontradas e trazidas à superfície.

Tranquilidade para encontrar uma solução para seus problemas

A pescaria não é uma atividade exatamente conhecida pela grande agitação, na maior parte do tempo. Não à toa, ela é relacionada com atividades relaxantes, que acalmam a pessoa em relação à correria da vida diária.

Por isso, sonhar com pescaria como uma maneira de buscar pelas soluções internas e emocionais indica que você tem a paciência necessária para obter as recompensas por seu esforço e capacidade de esperar, sem agir de forma precipitada.

Conseguir pescar um peixe

Sonhar com pescaria bem sucedida é um claro sinal de auto-confiança. Este tipo de sonho é reflexo da crença ou da percepção de que – em geral – o indivíduo é capaz de alcançar seus resultados nos esforços que faz em relação a empreitadas financeiras, profissionais ou, até mesmo, pessoais.

Não conseguir pescar um peixe

No lado oposto, a incapacidade de pescar o peixe que você esperava conseguir é um reflexo de como você sente frustração em relação às tentativas de conquistar algo relevante para você.

Este tipo de sonho no qual a pessoa tenta duramente pescar, mas nunca consegue atingir seu objetivo, é especialmente comum para pessoas que estão frustradas em aspectos profissionais ou pessoais. Em geral, é um indicativo de que ela está chegando a um ponto crítico de frustrações.