Significado dos Sonhos

Sonhar com ondas do mar: o que significa?

Sonhar com ondas do mar é algo extremamente significativo para a maior parte das pessoas, e está entre as imagens mais estudadas na psicanálise e nos processos de interpretação dos sonhos.

Isso ocorre porque, tradicionalmente, o mar é um grande e eficiente reflexo de nosso estado emocional em um certo momento da vida. As ondas, por sua vez, são uma importante representação sobre o estado destas águas.

Ondas muito calmas tendem a indicar a nossa própria calmaria emocional, enquanto ondas violentas indicam alguma espécie de agitação interior. Visões semelhantes podem ser atribuídas a interpretações a respeito da coloração, da limpeza e da temperatura da água.

Enquanto o fato de sonhar com ondas do mar ser bastante estudado é uma vantagem, é possível que a quantidade de materiais disponíveis sobre o assunto torne-se um elemento complicador. Por isso, separamos as principais interpretações a respeito do assunto para facilitar a compreensão do que esse sonho possivelmente significa para você:

Representação de suas emoções mais visíveis

Se a água reflete as emoções de alguém, as ondas são uma manifestação expressa dessas emoções. O fato de normalmente acontecerem próximas à superfície e à praia, por sua vez, indica que são as emoções mais expostas ao mundo terreno.

Indicativo de calmaria ou problemas em sua vida

A forma como as ondas arrebentam são um indicativo bastante rico a respeito da maneira como sua vida anda, no momento. Ondas muito calmas, por exemplo, indicam que a sua vida não apresenta grandes dificuldades emocionais atuais. Ondas muito agressivas ou com arrebentação muito barulhenta, por outro lado, podem indicar raiva e frustração.

Ondas que convertem-se em tsunamis

Quando uma onda aumenta tanto a ponto de tornar-se um tsunami, isso provavelmente indica que você está passando por um período de estresse emocional tão alto que é capaz de gerar danos terríveis.

Trata-se de um alerta de seu subconsciente de que você está prestes a perder o controle de seus próprios sentimentos, e que os efeitos disso são imprevisíveis. É importante utilizar este alerta como uma maneira de lidar com essa instabilidade antes que ela vire um problema em sua vida desperta.

Ondas muito transparentes

Quando uma onda é excepcionalmente clara, ao ponto de você poder ver o chão ou seus pés através dela, há o indicativo de que suas emoções e sentimentos não precisam ser escondidos. Há, ainda, a sugestão de que você é capaz de entender seus próprios sentimentos, que eles não são turvos em nenhum aspecto.

Em outras palavras, ondas claras representam uma clareza sentimental, nada a esconder. Quando, no entanto, elas revelam ameaçam, é possível que você sinta que tamanha exposição é perigosa para você.

Afogar-se com a ação das ondas

Quando sonhar com ondas do mar converte-se em um sonho sobre afogamento em função delas, é provável que seus sentimentos estejam tempestuosos o bastante para causar problemas a você.

Metaforicamente, as emoções que são representadas através das ondas são mais fortes do que aquilo que você consegue lidar, indicando um nível de estresse ou sobrecarga emocional que pode ser arriscado para a sua integridade física, por exemplo.