Significado dos Sonhos

Sonhar com gravidez: o que significa?

Para muitas pessoas, sonhar com gravidez foi um presságio para, de fato, estar grávida. Para muitas outras, o sonho é resultado de uma preocupação, ou simplesmente o indicativo do nascimento de um novo projeto ou perspectiva na vida da pessoa.

Por estar diretamente ligada com absolutamente qualquer pessoa – uma vez que é a meio através do qual nascemos – a gravidez pode assumir uma série de significados distintos, geralmente influenciados de acordo com a fase da vida em que nos encontramos.

Saiba mais sobre as possíveis interpretações de sonhar com gravidez, e quais os diferentes significados que este sonho pode assumir:

A simbologia de sonhar com gravidez

A gravidez é, por motivos óbvios, diretamente associada com a criação e desenvolvimento da vida – seja de pessoas ou de coisas, em seu sentido simbológico. Por isso, sonhar com gravidez pode ter sentidos literais ou metáforas relacionadas ao início de uma nova fase da vida.

Uma nova ideia, um novo projeto ou uma plano em desenvolvimento pode ser associados com uma gestação, um período de nutrição até que seja revelado ao mundo. Para mulheres, estar grávida em um sonho sugere a capacidade de criação, uma oportunidade de desenvolver algo. Para homens, fecundar alguém e acompanhar a gravidez pode ser significado bastante semelhante, mas é necessário adicionar a interpretação de quem é a pessoa grávida, e qual sua relação com ela.

Sonhar com gravidez como um indicativo de gravidez real

Por mais surpreendente que pareça, é bastante comum que as mulheres sonhem com a gravidez nos estágios iniciais da gestação, quando ainda nem sabem que estão, de fato, grávidas.

Isso ocorre porque o corpo é capaz de associar certas mudanças hormonais à condição e, dependendo do caso, interpretar a informação de maneira inconsciente, refletindo a percepção em um sonho.

Obviamente, nem todo sonho com gravidez indica que a pessoa esteja grávida, mas é uma das possibilidades a respeito do tema. Se a mulher está tentando engravidar há algum tempo, o sonho também passa a ser razoavelmente comum. O foco na fecundação e na gravidez pode atingir pontos nos quais a mente pensa no assunto até mesmo enquanto descansa.

Medo de gravidez

Outra possibilidade que leva a este sonho em vários casos, é simplesmente o medo da gravidez. Nestes casos, saber que foi feito sexo sem a proteção adequada, ou o medo de ter engravidado mesmo tendo utilizado métodos contraceptivos são forma de “povoar” o imaginário da mulher em relação ao assunto, ao ponto em que a insegurança se traduza em seu maior medo durante um sonho.

A gravidez como metáfora

Apesar de todas as formas de se sonhar com gravidez a partir da perspectiva da gestação propriamente dita, existem diversas outras maneiras de o assunto se tornar o tema central de um sonho sem ter nenhuma relação com uma gravidez real.

Trata-se do caráter metafórico da gravidez, ou seja, interpretara situação como o início de algo novo, uma nova perspectiva no mundo real. Sonhar com gravidez, neste caso, pode representar o início de um novo projeto ou de uma nova fase da vida. Por vezes, pode indicar até mesmo novos traços da sua própria personalidade que estão aflorando.