Significado dos Sonhos

Sonhar com ex-marido: o que significa?

Embora não seja o sonho mais adorado pelas mulheres divorciadas, sonhar com ex-marido é muito mais comum do que a maioria das pessoas gostaria que fosse. Cientificamente falando, existem vários motivos para isso:

Em primeiro lugar, a tendência é que um marido seja alguém com quem compartilhamos bastante tempo de nossas vidas, várias experiências e com quem tenhamos construído memórias intensas. Por isso, é bastante comum que tenhamos vários aspectos da vida que nossa memória associa a essa pessoa, mesmo que ela não faça mais parte de nossa vida há algum tempo.

Além disso, é claro, questões como saudade, sentimentos de recordação ou, até mesmo, irritações em nossa vida desperta que nos façam recordar dessa pessoa podem fazer você sonhar com ex-marido. Por isso, é necessário considerar o contexto de sua vida desperta para interpretar o que efetivamente significa o seu sonho, com base nas análises arquetípicas abaixo:

Representação de saudades e memórias positivas

Embora saudades do ex não seja o principal motivo pelo qual pessoas sonham com essa figura, essa é sempre uma possibilidade que não deve ser descartada, e pode ser facilmente interpretada como verdadeira ou falsa. Para isso, basta analisar como você se sentia no sonho, e como você se sente ao recordar deste sonho, ao acordar.

Se as sensações eram boas, divertidas e agradáveis, é possível que você esteja realimentando seu imaginário das boas memórias de seu antigo casamento, ou que esteja com saudades dessa pessoa por algum motivo.

Convivência com pessoas que possuem traços semelhantes

Uma pessoa não é exclusiva em todas as suas individualidades. Uma personalidade é a formação de vários traços psicológicos, e vários deles podem ser encontrados em outras pessoas, em reunião a uma série de outros traços igualmente significativos.

Quando observamos a presença de alguns destes traços que geralmente associamos a uma pessoa em outra, é natural sonhar com aquela primeira pessoa, simplesmente por uma questão de associação de disparo de certos gatilhos. Neste caso, não se trata de nenhum indicativo muito significativo sobre sua realidade, apenas a ativação de uma memória através de um estímulo qualquer.

Sentimento de padrões sendo repetidos em sua vida

Sonhar com ex marido pode estar, infelizmente, associado a uma coisa que talvez você já tenha observado em sua própria vida ou na vida de uma pessoa próxima: a repetição de padrões, especialmente aqueles que são interpretados como um erro, por você mesma.

É bastante comum que pessoas se interesse por outras que tenham algumas características semelhantes às de seu ex. Nesse caso, o sonho em questão pode ser um aviso de seu inconsciente de que você está repetindo o padrão, e cometendo os mesmos erros.

Encerramento definitivo e superação

Nem todas as notícias são ruins entre as possíveis interpretações de sonhar com ex-marido. Na verdade, um sonho desses – incluindo sonhos com intimidades, beijo e sexo – podem indicar que você finalmente fez as pazes com o término da relação.

Embora possa parecer contraditório, é comum que o momento em que a pessoa percebe que o término finalmente ocorreu de maneira definitiva seja celebrado inconscientemente com um sonho feliz, incluindo uma boa relação com esse ex, como uma forma de demonstrar “acordo”.