Significado dos Sonhos

Sonhar com escada: o que significa?

A ideia de sonhar com escada pode estar associada com vários símbolos diferentes do imaginário popular. A escada é o instrumento utilizado para subir ou descer em relação ao nível atual, o que – por si só – já fornece uma ampla gama de simbologias a serem interpretadas.

Para além disso, no entanto, ela pode representar a relação de um ambiente no qual se encontra, sendo este ambiente a representação de realidades distintas em seus diferentes andares.

Por isso, sonhar com escada está quase sempre associado com o contexto no qual o sonho ocorre. A escada funciona, na maior parte das vezes, como um elemento de transição entre os diferentes elementos que devem ser igualmente interpretados durante o sonho,

Entenda quais são as principais maneiras de interpretar sonhos relacionados a escadas, e quais são suas diferentes interpretações:

A escada como símbolo de transição

Sem dúvidas, sonhar com escada pode ser quase sempre associado à ideia de transições, mudanças, ascensões e decadências. Subir ou descer uma escada, a depender do contexto do senho, pode representar a ideia de subir ou descer financeiramente, socialmente, intelectualmente, espiritualmente e em qualquer outro aspecto imaginável.

Neste sentido, a escada nada mais é do que um símbolo fortemente estabelecido das camadas que são socialmente enxergadas. Em outras palavras, sonhar com escada em certo contexto demonstrar que seu consciente percebe que certos contextos sociais possuem classes fortemente estabelecidas, e que é necessário “subir ou descer” para transitar por elas.

Alcançar um novo nível de conhecimento e espiritualidade

Quando o sonho é absolutamente livre de qualquer contexto, simplesmente relacionando uma escada em um espaço vazio e você, é possível que este sonho represente sua própria interpretação sobre seu estado atual de conhecimento, espiritualidade ou emocional.

É comum associarmos a ideia de “subir” como algo mais nobre, mais intelectualizado e espiritualmente elevado (como a própria ideia de “elevação” indica). Por isso, simplesmente subir uma escada pode representar que você sente que ascendeu em algum ponto de sua própria vida.

Representação de espiritualidade

Em uma sociedade altamente cristianizada como a nossa, é comum que a ideia de espiritualidade e fé esteja relacionada a pontos mais elevados – como a ideia de o paraíso estar nos céus, por exemplo.

Por isso, quando você sobe por escadas, em um sonho, pode estar indicando sua aproximação com aspectos espirituais. O contrário, por óbvio, também é válido: o mundo terreno é aquele menos espiritualizado, mas rudimentar, e sua descida até ele pode indicar que deveria estar buscando uma elevação de si mesma.

A escada como o caminho

Outra forma razoavelmente comum de sonhar com escada, é a imagem de saber que aquilo que você busca está nos andares superiores, e que você precisa subir as escadas para isso. Nestes casos, ela representa o próprio caminho, o obstáculo a ser superado para a concretização do objetivo.

É muito comum que estes sonhos estejam acompanhados de dificuldades adicionais, como dificuldade de locomoção, indicando que você sente que tudo age contra você na hora de buscar a realização de seus objetivos mais comuns.