Significado dos Sonhos

Sonhar com desmoronamento de casas: o que significa?

Sonhar com desmoronamento de casas é uma temática bastante trágica, que lida com aspectos simbólicos muito típicos da interpretação dos sonhos. Em regra, as casas são interpretadas como simbologia para o corpo físico, para a segurança, ou para a representação da intimidade de alguém.

Quando há algo de errado nessa casa, é provável que o sonho represente problema em algum destes três fatores tradicionais. Com base nisso, pode-se interpretar este tipo de sonho como:

Representação de um problema de saúde

Casas são uma representação bastante típica de nosso corpo físico. Uma casa bonita e forte sugere um corpo saudável, enquanto o contrário, por óbvio, indica problemas de saúde. Sonhar com desmoronamento de casas, no plural, pode sugerir sua preocupação em relação ao surto de alguma doença. Pode ser, ainda, uma representação do seu medo de que as pessoas ao seu redor adoeçam, e que você acabe as perdendo.

Indicativo de que a intimidade das pessoas está sendo exposta

Simbolicamente, a casa de alguém é a estrutura que a protege do mundo exterior, o local onde ela pode ser quem realmente é, sem a necessidade de aparentar nada para agradar outras pessoas. Sonhar com desmoronamento de casas pode indicar que você ou as pessoas que vivem nestas casas parecem estar em constante pressão e observação, mesmo nos locais onde deveriam se sentir seguras.

É um tipo de temática comum para pessoas que sentem muitas cobranças das pessoas ao seu redor – sobretudo no núcleo familiar. É a representação de que as exigências externas estão acontecendo também em um ambiente que deveria ser confortável.

Sugestão de que alguém precisa de ajuda

Por vezes, o ritmo acelerado da vida urbana não permite que as pessoas enxerguem todos os detalhes e sinais que são expostos para elas ao longo do dia. Os sonhos servem, em várias ocasiões, como concatenadores destes sinais que foram ignorados ao longo do dia.

Pode parecer um assunto um tanto quanto incomum, mas é possível que sonhar com desmoronamento de casas seja a reunião subconsciente de fatores observados durante o seu dia, que sugerem que uma pessoa conhecida esteja passando por problemas, e talvez precise de ajuda para lidar com eles.

A pessoa que mora na casa desmoronando, neste caso, possivelmente é a pessoa que necessita de ajuda, e o sonho pode ser um alerta para que você fale com ela por algum motivo.

Insegurança dentro de sua própria casa

A casa de uma pessoa deveria ser o local onde ela se sente segura de qualquer tipo de ameaça – sobretudo as ameaças externas. Quando uma casa desmorona, aquilo que deveria ser a proteção final de alguém se torna uma ameaça para ela.

Por isso, sonhar com desmoronamento de casas pode sugerir que você ou alguma pessoa que viva naquela casa viva em uma situação de insegurança dentro da própria residência, onde deveria estar protegida. Isso normalmente sugere a existência de algum relacionamento perigoso ou, até mesmo, um extremo desconforto de viver naquele ambiente.

Indicativo de problemas maritais ou familiares

Tradicionalmente, a representação de uma casa pode ser um reflexo do próprio núcleo familiar. Em outras palavras – assim como sua casa pode representar o seu corpo físico – sua casa pode representar sua família.

Uma casa sólida e bem cuidada indica que tudo anda bem nas relações existentes dessa família, dando uma boa manutenção para o “imóvel”. Consequentemente, sonhar com desmoronamento de casas pode sugerir que as relações familiares de certas pessoas (inclusive a sua) está passando por sérios problemas.

Sonhar que a casa de sua família está desmoronando, por exemplo, pode sugerir que você esteja prestes a passar por uma separação, ou que o convívio dentro de sua própria casa parece estar se tornando insustentável.