Significado dos Sonhos

Sonhar com cemitério: qual o significado?

Um dos pesadelos mais populares no mundo dos sonhos é sonhar com cemitério. Muito embora este sonho tenha um ar sombrio e possa parecer um mau agouro, sonhar com cemitério não é necessariamente um sonho ruim. A primeira interpretação, e a mais óbvia também, diz que sua mente está de luto e sente a tristeza da perda de alguém.

Em segundo lugar, sonhar com cemitério também pode refletir o seu medo da morte, muito comum em pessoas enfrentando doenças. Além disso, também existe a possibilidade de que o cemitério simbolize aspectos de você que estão sendo enterrados figurativamente, como memórias, hábitos ou comportamentos. Por fim, sonhar com cemitério pode também trazer um símbolo do seu passado. Vamos discorrer mais sobre essas possibilidades.

Luto e tristeza

Nada mais comum que o cemitério ser um símbolo de luto e tristeza. A morte é um tabu desde que o ser humano começou a tecer relações sociais, e até hoje é sentida fortemente por todos. Portanto, se em algum ponto da sua história recente você perdeu alguém, sonhar com cemitério é uma consequência natural para isso. Sua mente ainda não superou o luto e a tristeza da perda desta pessoa.

Alternativamente, esse luto pode ser simbólico, pois certas vezes perdemos alguém de maneira figurativa. Dessa forma, pode ser uma amizade desfeita, algum conhecido que se mudou para longe e você perdeu o contato, ou até mesmo o fim de um relacionamento amoroso. Nossa mente sente dificuldade de superar perdas e se adaptar ao vazio que as pessoas deixam.

Você teme a morte?

Os mais destemidos e corajosos sempre irão dizer que não temem a morte e por isso vivem intensamente. Contudo, o que mais desperta medo nas pessoas é o que ocorrerá depois da morte. Sonhar com cemitério reflete o medo que essa incerteza gera em todas as pessoas. Esse medo, por sua vez, é mais comum ainda se você enfrenta alguma doença séria.

Logo, o mais provável é que sua mente tenha gasto bastante tempo ultimamente se preocupando com esse tema. Como solução para isso procure atividades que te afastem dessas ideias. Procure espairecer, ver novos lugares, relaxar. Cuide sempre da saúde do seu corpo, mas não esqueça da saúde da sua mente, afinal, preocupar-se excessivamente só traz malefícios para você.

O que você anda enterrando?

Sonhar com cemitério pode trazer simbolicamente a ideia de algo que foi enterrado. Nesse sentido, seu sonho não é necessariamente ruim, pois muitas vezes enterramos ideias e hábitos que só nos faziam mal. Mas vale lembrar que a maneira como você se sente durante o sonho é que vai te mostrar exatamente se seu sonho é positivo ou negativo.

Assim, se você sonhar com cemitério mas sentir agonia, tristeza e um certo peso, provavelmente estamos falando de algo que você enterrou figurativamente mas agora sente falta. Pode ser que você tenha mudado por necessidade mas ainda sente falta daquilo que fazia antes. Ou ainda pode ser que você tenha enterrado memórias e agora elas voltam aos poucos te mostrando relances de um tempo que já não volta mais.

Um símbolo do passado

Todo cemitério contém inúmeras histórias do passado mas a maioria delas fica esquecida e abandonada. Sonhar com cemitério pode trazer símbolos do seu passado que você havia há muito esquecido mas que, por algum motivo, reapareceram em sua mente agora.

Em algumas culturas asiáticas, a prática de limpar túmulos de entes queridos simboliza respeito e reverência ao passado. Nesse mesmo sentido, sonhar com cemitério pode simbolizar lembranças de coisas ou pessoas do seu passado, que de um jeito ou de outro não estavam mortas em sua mente. Procure a melhor maneira de tratar essas lembranças, pois pode haver um motivo de estarem voltando a tona neste específico momento da sua vida.