Significado dos Sonhos

Sonhar com cama: qual o significado?

Sonhar com cama não é uma atividade nada surpreendente – afinal de contas, estamos fisicamente presentes nela na maior parte de nossos sonhos, assim como durante cerca de um terço de nossas vidas. De maneira geral, a cama é interpretada como um recanto íntimo, um ponto de nossa vida onde o conforto e a privacidade atingem seu ápice.

Muitas das pessoas com as quais convivemos diariamente não conhecem nossa cama, pois ela é, em grande medida, o ponto máximo de nossa individualidade – algo a ser compartilhado apenas com pessoas que sejam efetivamente íntimas, ou com quem mantemos relações sexuais.

Em outras palavras, sonhar com cama pode ser uma representação destes aspectos íntimos e de preocupações variadas com questões relacionadas à privacidade, aos aspectos mais íntimos de nós mesmos, ou – até mesmo – a preocupações com conforto e segurança durante nossa vida desperta.

Saiba o que significa sonhar com cama, e quais são suas principais interpretações  na compreensão dos sonhos:

Indicativo de que você precisa de mais tempo de descanso

Se o seu sonho frequentemente retoma a imagem da cama como algo que você deseja com certa frequência, é bastante possível que seu corpo perceba que precisa de mais descanso. Essa é uma reação bastante comum para quem costuma dormir pouco, ou possui uma vida muito estressante.

Muitas vezes, nosso organismo percebe as necessidades que se mostram mais urgentes e fazem com que o sonho seja um indicativo dessa necessidade, como um lembrete de que estamos fisicamente exaustos.

Busca por conforto e tranquilidade

Outra explicação possível para sonhar com cama é uma busca de seu corpo por um momento mais confortável e tranquilo na vida. Este tipo de representação é bastante comum para quem atravessa momentos de estresse em sua vida, ou para aquelas pessoas que estão há muito tempo sem tirar alguns dias para descansar e ter uma boa noite de sono sem a interrupção de um despertador mais cedo do que deveria.

Representação da intimidade

Por vezes, a aparição da cama em seu sonho pode ter uma representação mais metafórica do que prática. Nestes casos, a cama representa a sua própria intimidade, os aspectos privados de sua vida, como todas as coisas que você não deixa que outras pessoas vejam em seu dia a dia.

Por isso, a cama pode ser tratada como este conjunto de características, pensamentos, hábitos e desejos que você não expressa ou, por vezes, até mesmo reprime. Neste sentido, sua cama estar em um local público pode representar a exposição de seu segredos, por exemplo.

Dormir na cama de outra pessoa

Dormir na cama de outra pessoa, durante os sonhos, pode representar a característica de que você está participando mais do que gostaria da intimidade de outras pessoas, como um reflexo de sentimento de intromissão, por exemplo.

Por outro lado, este tipo de sonho pode ser um indicativo sobre seus desejos sexuais. Querer estar na cama de alguém obviamente faz referência a fazer parte das intimidades dessa pessoa – seja em aspectos emocionais, ou puramente físicos. É muito comum sonhar com cama – especialmente a de outras pessoas – quando você transa com alguém pela primeira vez, por exemplo.

Indicativo sobre solidão ou necessidade de espaço

Se você sonhar com cama com a ideia de que se trata de uma grande cama com apenas você sobre ela, é possível que essa seja uma caracterização do sentimento de solidão. A pessoa que está na cama vazia é única em um espaço projetado para outras – isso indica que você sente que precisa de mais pessoas perto de você.

Para outras pessoas, o sonho pode ser inverso. Neste caso, sonhar com cama apertada ou com muitas pessoas sobre ela demonstra que você sente uma espécie de “sufocamento” em relação à sua intimidade.