sonhar com vela
Significado dos Sonhos

Sonhar com vela: o que significa?

Sonhar com vela geralmente não é uma característica do sonho para a qual a maior parte das pessoas atentam significativamente, na maior parte das vezes. Fato é, no entanto, que uma vela pode ser muito representativa a respeito das emoções de quem sonha ou de quem está sendo representado através daquele sonho.

sonhar com vela

Tradicionalmente, ligamos as velas às suas funções que dividem-se entre questões práticas e questões simbólicas. Em um aspecto prático, há a óbvia função de iluminação: durante muito tempo, a velha foi uma das formas mais utilizadas para iluminar ambientes fechados ou durante a noite, por exemplo. Em seus aspectos simbólicos, no entanto, é muito comum ligar a ideia de velas a questões de iluminação espiritual, conhecimento e clareza.

Não à toa, praticamente todas as religiões atuais utilizam velas ou itens que acendem (como o incenso) como uma maneira de indicar a luz, o esclarecimento ou algum outro elemento que seja relevante para sua perspectiva simbológica.

Por isso, é praticamente impossível que alguém esteja completamente alheio a estes aspectos icônicos do que significa uma vela no imaginário popular. Mesmo que você não tenha religião, a construção destas características permeiam toda a sociedade, o que torna o ato de sonhar com vela razoavelmente uniforme no que diz respeito às questões simbológicas. Entenda quais são essas possíveis interpretações, e de que maneira se entende o significado de uma vela durante os sonhos:

Representação da iluminação

O acendimento de uma vela apresenta o efeito óbvio de iluminação através de sua chama – como foi sua principal função durante muito tempo. Metaforicamente, no entanto, há um significado bastante importante para a ideia de iluminação.

Seja em um contexto religioso, intelectual ou, até mesmo, profissional e social, alguém que passa a ser iluminado é alguém que compreende melhor o meio no qual está inserido – alguém de caráter e conhecimento elevado – possivelmente capaz de liderar.

Uma vela acesa pode indicar que você sente estar passando por um momento iluminado em sua vida ou, ainda, indicar que você considera uma certa pessoa de sua realidade excepcionalmente iluminada em relação ao contexto onde vive.

Indicativo de esoterismo

A maior parte das religiões que existem na atualidade – especialmente aquelas que derivam do velho mundo – enxergam uma simbologia importante nas velas. Por isso, sonhar com vela pode ser uma referência ao seu lado mais espiritualizado, mesmo que isso não faça uma referência direta a nenhum tipo de religião específica.

No caso de já seguir uma religião, é possível que sonhar com vela indique uma necessidade de reaproximação deste lado. Caso pareça apagar com frequência ou iluminar muito pouco, no entanto, pode indicar que você está se afastando de suas crenças, por exemplo. A maneira como você se sente e os efeitos deste apagamento, por sua vez, indicam o que este afastamento representa para você, sejam aspectos positivos ou negativos.

Sugestão de uma nova ideia

Sonhar com vela acendendo – especialmente se isso acontecer de maneira espontânea – possivelmente indica que você está sendo nutrido por novas ideias. Trata-se de uma espécie de representação da conversão do potencial em iluminação efetiva, como quando dados reúnem-se em uma informação relevante.

Símbolo de esperança

Tradicionalmente, uma pequena chama que demora muito tempo para se apagar – como a que é observada em um vela que não sofre interferência externa – é interpretada como um símbolo de esperança.

Não à toa, por exemplo, quem segue algumas religiões do tronco judaico-cristão deve conhecer o uso de velas que duram por dias como uma expectativa de que algo se cumpra dentro daquele período.

Negativamente, sonhar com vela que não acende ou que apaga antes do momento desejado representa um esperança que deixa de existir – uma crença fugaz e maleável de que suas expectativas irão se concretizar.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário