Significado dos Sonhos

Sonhar com lêndeas: o que significa?

Sonhar com lêndeas é uma temática que – na prática – apresenta um significado muito semelhante ao significado de sonhos que envolvem piolhos. Isso porque, no imaginário popular, a diferença da ação entre estes dois termos não é muito grande, e o mesmo é aplicado em termos metafóricos.

Neste sentido, lêndeas, piolhos, pulgas, sangue-sugas e outros tipos de parasitas apresentam significados bastante semelhantes. Em geral, o imaginário os interpreta como seres de um comportamento incômodo, que sugam tudo aquilo que faz parte da essência daqueles que parasitam.

No caso das lêndeas, por sua vez, há uma algo ainda em desenvolvimento que, futuramente, será responsável por parasitar sua cabeça, neste aspecto. Soma-se a isso, a ideia de que cabelos, piolhos e vários outros seres e objetos em torno de nossa cabeça representem nossos pensamentos.

Entenda quais são as possíveis interpretações de sonhar com lêndeas, e quais os tipos de significados que este sonho pode representar para você:

Os pensamentos que estão prestes a eclodir

Pode parecer pouco comum – ou, até mesmo, repugnante – mas é completamente plausível que sonhar com lêndeas seja uma representação de seus próprios pensamentos que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Sendo a lêndea algo que ainda precisa desenvolver-se até chegar a ser um piolho, sua presença em nossa cabeça, durante o sonho, representa uma ideia ou pensamento que ainda está em formação, que precisa de um tempo até virar realidade.

É necessário considerar, no entanto, que piolhos e lêndeas costumam ser associados a pensamentos ruins, que consomem o bom conteúdo presente em nosso imaginário através de seus atos. Pensamentos de raiva ou tristeza que ainda estão se desenvolvendo e podem ser riscos em potencial são os mais comuns sob essa ilustração.

Dificuldades de pensar com clareza

Sonhar com lêndeas e piolhos é, em geral, a representação de algo incômodo e indesejado em nossa cabeça. Causam coceira, desconforto e até mesmo dores, atrapalhando o desenvolvimento daquilo que pensamos.

Trata-se de um tipo de sonho bastante comum para representar nossa própria confusão, em um sentido metafórico. Não raras vezes, pode-se associar as lêndeas a pensamentos e ideias que nos são incômodos de diferentes maneiras. É uma metáfora bastante comum para ilustrar a dificuldade de pensar com clareza e estar com a “cabeça limpa”.

Indicativo de culpa

Estar com a consciência limpa pode ser metaforicamente traduzido para a cabeça fisicamente livre de infestações. Ter piolhos e lêndeas sobre ela, no entanto, pode representar sujeira, confusão, infestação de pensamentos negativos e, até mesmo, culpa.

Essa não é a maneira mais típica de sonhar com culpa, de forma geral, mas é uma solução bastante possível em vários contextos, especialmente se essa culpa é incômoda e desconfortável com frequência.

Indicativo de alguém parasitário

Não raras vezes, piolhos, pulgas e sangue-sugas são animais associados a pessoas que possuem uma característica em comum com eles: o fato de ser parasitário. Alguém que transporte este tipo de parasita – como alguém que chega no ambiente de trabalho e causa uma infestação – pode ser quem você considera agir sempre se aproveitando da boa vontade e da disposição alheia, adquirindo essa característica parasitária.

Este é um sonho mais comum para quem sente incômodo em relação à maneira como pessoas à sua volta costumam agir – sobretudo em aproveitando-se da sua boa vontade e disposição.

Alguém considerado insignificante

Sonhar com lêndeas, especificamente, é ainda mais sintomático do que sonhar com piolhos no que diz respeito a uma pessoa insignificante. Estes ovos são pequeninos, e mesmo quando eclodem dão espaço para seres minúsculos, que praticamente não fazem muito além de gerar pequenos incômodos.

Mesmo assim, quando muitos deste tipo reúnem-se, podem virar um verdadeiro problema. Neste sentido, sonhar com lêndeas pode ser uma referência a alguém que você despreza, mas que pode oferecer certo risco quando seus pensamentos não são isolados.