Significado dos Sonhos

Sonhar com lama: o que significa?

Sonhar com lama não está entre as temáticas mais comuns dos sonhos – ao menos como seu elemento central. Como parte de composição de um cenário, no entanto, a lama é muito mais recorrente.

A lama pode ser diretamente associada com a ideia de água na representação emocional. Além disso, é um indicativo de bagunça ou sujeira – geralmente associado a ambientes onde a limpeza não é prioridade, podendo gerar diversas interpretações metafóricas a partir de tal imagem.

Confira quais são as principais interpretações utilizadas para compreender o significado de sonhar com lama, no imaginário popular:

A lama em uma analogia à água

A lama pode ser, em vários casos, uma associação direta com o papel da água nos sonhos. Enquanto sonhamos, a água tende a ser uma representação de nossas próprias emoções, a partir de sua fluidez e grande potencial de sofrer influências.

A água suja, em geral, é interpretada como a turbidez de nossas próprias emoções: a incerteza, a melancolia ou a culpa, por exemplo. Em alguns casos, a lama pode representar exatamente este papel: uma analogia à água completamente afetada pela sujeira e pela terra. Trata-se de um conjunto de emoções que já adquiriu um caráter quase sólido, muito pesado.

Quando sonhar com lama está relacionado a essa representação de suas emoções, é comum que represente um momento difícil, geralmente associado a tristeza ou culpa, em sua vida.

Bagunça emocional

A lama é, inevitavelmente, associada a bagunça, em nosso imaginário. Ela é a representação da sujeira e torna os locais até mesmo nojentos, em seu aspecto mais simplista. Quando sonhamos com um local fechado com lama em seu interior, obviamente trata-se de um local no qual não queremos estar.

Neste cenário, a representação da lama é de bagunça e sujeira em relação a nossos sentimentos – a formulação de um ambiente indesejável, onde certamente não queremos estar.

Sentimentos de culpa ou dor

Voltando à comparação da água como um reflexo emocional, a lama representa o quão turvo e afetado está este conjunto de emoções. Nessa perspectiva, sonhar com lama pode retomar a ideia de que seus sentimentos estão “manchados” por algo.

A lama é a água quase solidificada pela quantidade de terra que a cobre. Se a água representa as emoções, e a terra tende a representar o mundo físico, trata-se da tomada dos sentimentos pelas ocorrências do que acontece na vida desperta. É a supressão da fluidez e da leveza pela peso do mundo terreno.

Dificuldade de sentir-se livre de problemas externos

A lama é densa e pesada, e é mais difícil movimentar-se por ela do que pela água. Por isso, sonhar com lama quando você está dentro dela pode indicar a pressão e as dificuldades que o mundo ao seu redor exercem sobre você. A lama é o peso que dificulta sua caminhada, e representa o que cerca essa caminhada, assim como os fatores externos de sua vida desperta.

Necessidade de limpeza emocional

De volta à metáfora mais tradicional na interpretação dos sonhos, que enxerga as águas como uma representação de nossos sentimentos, há algo óbvio sobre a lama como espelho de nossas emoções.

Se o desejado para uma vida feliz é a água cristalina, o lama possivelmente está no lado oposto deste segmento. Ela indica ser necessário passar por um processo de limpeza emocional imediato, que permita que os sentimentos estejam livres destas características turvas prejudiciais.

Sonhar com lama como uma memória positiva

Em alguns casos mais raros, é possível que a lama represente uma boa memória na sua vida. Para algumas pessoas, brincar na lama, fazer pequenas guerras de terra ou – até mesmo – um banho de lama representa a memória de um período feliz. Se este for seu caso, é uma possibilidade importante que muda completamente a imagem típica da lama.